Problema [Velocidade RAM] Board não faz POST com velocidade da RAM acima de 1600MHz

sKuM

What is folding?
Olá,

Há uns tempos atrás a minha ASRock Z77 Extreme6 avariou e desde então tenho uma board de entrada de gama para desenrascar. Na altura, quando montei o sistema com a Z77, lembro-me que tive alguma dificuldade em colocar as memórias a correr a 2400MHz, mas vendo alguns artigos na net, acabei por lá chegar, embora não me recordo exactamente do que fiz (sei que alterei voltagens e mais outros valores...).

Há pouco tempo adquiri uma Asus Sabertooth Z77 e já não sei o que mais fazer para colocar as memórias a 2400MHz (assumindo que não é um problema de compatibilidade), daí estar a pedir-vos ajuda.

Hardware actual:
  • CPU: Intel i7-3770K
  • Motherboard: Asus Z77 Sabertooth
  • RAM: 8GB (4GBx2) Kingston HyperX 2400Mhz (KHX2400C11D3/4GX)

Nunca fui grande conhecedor da matéria de overclock, mas nos últimos anos tenho estado completamente fora do loop. Já estive a pesquisar em vários fóruns e artigos na net, mas não consigo alterar a velocidade das memórias com sucesso.

Sempre que selecciono algum valor acima de 1600MHz (basta 1800MHz, por exemplo), a board nem sequer faz POST.

Até agora tentei o seguinte usando as default settings da BIOS como ponto de partida:

  • Alterei o perfil XMP - tentei o #1 (2400MHz) e #2 (2133MHz)
    • A voltagem da memória altera automaticamente para 1.65v, que é que está definido no perfil XMP
  • Alterei o AI Overclock Tuner para Manual e alterei a velocidade da memória para 2400MHz, 2133MHz, 1866MHz, 1600MHz, bem como alterei a voltagem das mems para 1.65v
  • Adicionalmente, também aumentei:
    • o VCCSA (máx. 1.5v)
    • a voltagem do CPU (1.15v) - sem mexer nos clocks/multiplicadores
    • PPL Voltage (1.9v)
    • PCH Voltage (1.1v)
    • os Timmings das memórias para valores acima do recomendado no perfil XMP
Tentei também testar só com um módulo de memória, sem sucesso.

Neste momento, tenho as memórias a 1600MHz, e por curiosidade consegui aumentar o BCLK para 107.5, aumentando apenas a voltagem do CPU em 0.555v


Alguma ideia do que eu possa estar a fazer mal? Haverá alguma outra setting na BIOS eu que eu precise de definir valores manualmente?

Obrigado!
 
Última edição:
Bump!

@Mods se acharem que este post pertence à secção de Overclock, por favor, movam-no para lá. Obrigado!
 
Já resolvi o problema.

Apesar da BIOS ser a versão mais recente, houve algo que me chamou a atenção, que foi o facto de não conseguir alterar o multiplicador do CPU para mais de 35.

Depois de muito procurar, vi uma solução que passa por flashar a BIOS usando a tool da American Megatrends, em vez da E.z Flash dentro da BIOS.

amibios.png


Depois de flashar reiniciar o PC e entrar na BIOS, foi literalmente só escolher o perfil XMP, não precisei de alterar mais nada, e tenho as mems a 2400Mhz...
 
Back
Topo