Velocidade redes wireless e-U

No DEI (UC) a ligação anda razoável, supostamente existe 1GB da univ pra fora mas como toda a gente tem portatil e aproveita para se ligar aquilo durante a tarde não costuma andar grande coisa pois os APs ficam congestionados, hoje por acaso passei lá e estava óptima, como é normal quando não está congestionada.
BTW o ano passado começaram a abusar tanto da e-U com a porcaria dos torrents/mula que colocaram limites de 10GB para cada conta por causa disso e agora já anda melhor, de qq maneira quando é preciso alguma coisa rápida, nada como usar um dos cabos disponíveis :D

txi, tanto pessoal do dei por aqui :P. as vezes no dei nem me consigo ligar a e-U. acho bem terem posto limites naquilo. por acaso só custumo sakar mais nas noitadas q faço lá. já agora os limites é só para quem tem conta do dei. com logins de outras faculdades n há limites :P
 
sim, já reparei que com outros logins mesmo no dei não existem limites, mas só descobri isso hoje quando reparei que alguém já tinha feito 71GB de upload a meio da tarde :/
Os abusos continuam à mesma mas cmo nas outras faculdades o uso é muito mais baixo até compreendo o porque de nos limitarem, às vezes dá jeito sacar lá umas coisas que só posso ter 512kbps em casa mas com as velocidades/limites actuais da maior parte do pessoal não vejo razões para sobrecarregarem tanto aquilo como faziam nos últimos anos.
 
Bah, so no ISEP é que andam a fazer trafic-shapping ? LOL
no wireless, a velocidade ronda os (agora) 60kb/s :S
Vá lá que melhor, ja andou nos 16kb/s LOL (mas tb já sakei á mto tempo atraz, 4.5gb em 2 horas e pico...)
assim que possa faço 1 teste :)

É verdade... e-U sucks.

Usa a da aeISEP. Quando não está lá quase ninguém, sacar quase a 1MB/s é uma maravilha.
 
No DEI (UC) a ligação anda razoável, supostamente existe 1GB da univ pra fora mas como toda a gente tem portatil e aproveita para se ligar aquilo durante a tarde não costuma andar grande coisa pois os APs ficam congestionados, hoje por acaso passei lá e estava óptima, como é normal quando não está congestionada.
BTW o ano passado começaram a abusar tanto da e-U com a porcaria dos torrents/mula que colocaram limites de 10GB para cada conta por causa disso e agora já anda melhor, de qq maneira quando é preciso alguma coisa rápida, nada como usar um dos cabos disponíveis :D

Segundo o site da FCCN, neste momento são 60 megas para a UC. A única com 1 giga é a do Minho, mas lembro-me de a UC já ter estado assinalada como tendo 1 giga (durante uns meses, há um tempo atrás).
Mas não existem proxy's a bloquear o P2P?

E já agora, como viste os stats para saberes que um gajo fez 71GB de upload?
 
Segundo o site da FCCN, neste momento são 60 megas para a UC. A única com 1 giga é a do Minho, mas lembro-me de a UC já ter estado assinalada como tendo 1 giga (durante uns meses, há um tempo atrás).
Mas não existem proxy's a bloquear o P2P?

E já agora, como viste os stats para saberes que um gajo fez 71GB de upload?

no meu portatil os portos encontram-se sp abertos.
possivelmente deve conhecer o gajo q fez os 71gb de upload. mas acho q upload n ha limites. so ha mesmo limite de download. o q é uma estupidez do crl, pq o q entope a rede é mesmo o upload
 
Segundo o site da FCCN, neste momento são 60 megas para a UC. A única com 1 giga é a do Minho, mas lembro-me de a UC já ter estado assinalada como tendo 1 giga (durante uns meses, há um tempo atrás).
Mas não existem proxy's a bloquear o P2P?

E já agora, como viste os stats para saberes que um gajo fez 71GB de upload?
60Mbps de toda a UC para fora? Isso parece-me um valor muito irreal tendo em conta os serviços que existem lá instalados, já nem falo das pessoas que se ligam às redes wireless por toda a UC.

O que foi comunicado no inicio de 2006:
Neste momento, o acesso do DEI à rede é feito da seguinte forma:

- acesso ao backbone do pólo II: 1 Gbps
- ligação pólo II - pólo I: 1 Gbps
- ligação da UC à RCTS: 1 Gbps

(para quem não conhece o pólo1 é a parte velha da UC, no centro da cidade e o pólo2 é a zona das Engenharias, situada no fim do mundo (periferia), tenho ainda ideia que existem limites para fora de PT)

E não, usando a e-U não tens nada bloqueado, pelo menos já vi desde jogos online a torrents e restante P2P, direito a IP Publico etc, pela guest-e-U só tens http, https, ftp, ssh e talvez mais qualquer coisa mas não me custumo ligar a ela.

(o valor era do uTorrent, não sei a que horas é que começou...)
 
60Mbps de toda a UC para fora? Isso parece-me um valor muito irreal tendo em conta os serviços que existem lá instalados, já nem falo das pessoas que se ligam às redes wireless por toda a UC.

O que foi comunicado no inicio de 2006:


(para quem não conhece o pólo1 é a parte velha da UC, no centro da cidade e o pólo2 é a zona das Engenharias, situada no fim do mundo (periferia), tenho ainda ideia que existem limites para fora de PT)

E não, usando a e-U não tens nada bloqueado, pelo menos já vi desde jogos online a torrents e restante P2P, direito a IP Publico etc, pela guest-e-U só tens http, https, ftp, ssh e talvez mais qualquer coisa mas não me custumo ligar a ela.

(o valor era do uTorrent, não sei a que horas é que começou...)

A mim também me parece pouco, mas é assim: há um tempo era 60Mbits, depois houve uma altura em que várias univs (entre as quais a UC) constavam na lista como tendo 1 gigabit e desde há uns meses que voltou aos valores antigos (UC - 60 Megabits). Podem é ter, além dessa ligação da RCTS, outra ligação a outro backbone.

Lista de instituições ligadas à RCTS e respectivas larguras de banda

Eu vivo no distrito de Coimbra e conheço bastante bem a cidade, por isso sei perfeitamente de que estás a falar ;)

Eu acho é estranho não bloquearem tráfego P2P. Sendo assim, não se admirem de terem a rede toda "mamada". E outra coisa, não me admira que não venha a acontecer o mesmo que está a acontecer nos EUA (estudantes a serem acusados e presos por pirataria utilizando a rede universitária).
 
Bom, segundo as imgs da speedtest aqui postadas, parece que a U AVeiro vai à frente com uma vantagem confortavel!

Agora vejam, na UA tenho 11,5Mbps de upload, em casa tenho 56 kbps!!! (Tudo graças à fantastica ligação HSDPA/UMTS que a Vodafone proporciona. Mas isto é lenha para outra fogueira...)
 
Falta alguém colocar da UC :P

Pelo menos a nível de servidor FTP, um utilizador do novo serviço de fibra óptica da tvtel confirmou que era o mirror mais rápido.
 
sim, já reparei que com outros logins mesmo no dei não existem limites, mas só descobri isso hoje quando reparei que alguém já tinha feito 71GB de upload a meio da tarde :/
Os abusos continuam à mesma mas cmo nas outras faculdades o uso é muito mais baixo até compreendo o porque de nos limitarem, às vezes dá jeito sacar lá umas coisas que só posso ter 512kbps em casa mas com as velocidades/limites actuais da maior parte do pessoal não vejo razões para sobrecarregarem tanto aquilo como faziam nos últimos anos.

Têm certeza que nos outros logins não há limites? eu tnh conta no DEC e tb recebi o mail a avisar da limitação!

[[[]]]
 
Mr.Andersen[PT];1639512 disse:
Não sei se servirá para alguma coisa mas apeteceu-me!

Universidade de Aveiro:



Postem as vossas velocidades...

Estive a pensar nisto ontem. Afinal como é que consegues atingir 10Mbytes/s se nas redes e-U se o protocolo usado é o IEEE 802.11b, que por sua vez tem limite de 11Mbits/s?!
Mesmo que fosse o 802.11g terias apenas 54Mbits/s.

Explica lá o teu segredo. (ligar à lan da faculdade por RJ45 não conta. Não é e-U :P)
 
não se fiem muito no site da fccn... o ipp aparece como tendo só 60 mbps... havia de ser bonito com a quantidade de escolas e utilizadores... (a não ser que por ipp se deva entender apenas os serviços centrais mas se assim for então esqueceram-se de todas as escolas do ipp)
 
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Tecnologia e Gestão (IPLeiria - ESTG)20 Mbps
Isto é completamente falso, ja andei a sacar la na ESTG a 8mb/s do ftp da telepac, por cabo de rede.
 
Estive a pensar nisto ontem. Afinal como é que consegues atingir 10Mbytes/s se nas redes e-U se o protocolo usado é o IEEE 802.11b, que por sua vez tem limite de 11Mbits/s?!
Mesmo que fosse o 802.11g terias apenas 54Mbits/s.

Explica lá o teu segredo. (ligar à lan da faculdade por RJ45 não conta. Não é e-U :P)

O que aparece ai são 10mbit e nao 10mb/s.
 
Não me parece que seja falso. Isso é a largura de banda que recebem da RCTS. Depois, ainda têm outras ligações ao exterior. Penso que na UC até pela PT têm, mas não tenho a certeza...
 
Back
Topo