1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Velocidade SAPO 16MB

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Blutrunstig, 26 de Janeiro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 1513)

1. Blutrunstig

Blutrunstig Power Member

Boas,

Sou cliente do SAPO 16MB, apenas tenho perto dos 7MB e 8MB, quando uso o Speedtest.net.
    Eu gostava de saber se pela interpretação destes valores é possível melhorar a minha velocidade, se sim como?

Modulação: G.992.5 Annex A
    Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]: 509 / 8.127
    Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]: 0,00 / 0,00
    Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]: 12,0 / 18,0
    Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]: 12,5 / 29,5
    Margem SN (cima/baixo) [dB]: 22,5 / 21,0
    ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM

Estes são os valores que obtenho do meu Speedtouch.

Vamos lá ver o que dizem os experts nesta matéria! :P

Cumprimentos!

Última edição: 26 de Janeiro de 2008
  2. Blutrunstig

Blutrunstig Power Member

Tenho o DMTool agora preciso mesmo de ajuda.
    Eu tenho uma central a cerca de 150m~200m.

Sugestões? Ninguém? :confused:

3. Whooper

Whooper Power Member

Nao tens 16Mb nao senhor.
    Tens 8/5128|

Eles ainda nao te mudaram a velocidade. Reclama com o SAC.

4. reiszink

reiszink Power Member

Pelos valores que apresentas dá para ir além dos 8MB sem perder estabilidade, os 16MB não sei se conseguirás, mas mais de 8MB consegues sem dúvida nenhuma, tens margens de SNR boas.

O que tens a fazer é reclamar com eles e exigir a mudança de velocidade.

PS: Há um tópico dedicado a esta migração dos tarifários do Sapo, podes por lá as tuas dúvidas.

5. jlfaa

jlfaa Banido

Viva,
    Bom, se é um cliente 16Mb, e pelos dados que "colou" aqui, gostaria de fazer as seguintes observações:

1. Reparei que pela descrição que fez, o seu modem está configurado em "Annex A" (para antiga ADSL, portanto até 8Mb - espero não estar errado quanto a isto.) - Para tentar chegar aos 16Mb, porque não tenta mudar esta opção para "G.Dmt.Bis.Plus" e ver o resultado ?

2. Tb sou cliente 16Mb (Sapo), pagando como tal, e não vou além dos 8Mb. O motivo é a distância, como indicam os valores do meu modem:

Local SNRMargin 15.5 dB (este valor oscila durante o dia : 9.5 e 16 bB)
    Local Line Attn 37.0 dB (Este é um valor através do qual podemos ter uma ideia da distância da central)

No meu caso a distância é de 2.782 M apróx. da central (Em ADSL2+, 13.3 dB equivalem a 1000 M, segundo li num outro fórum).
    Confirmo a exactidão desta distância porque sei perfeitamente onde fica a central em relação a minha casa e já a medi.

O valor de "Local SNRMargin" diz respeito á qualidade da nossa instalação desde o exterior e dentro de casa, e sobre isto quero dizer que antes de substituir fichas e cabos, este valor não passava dos 10.0 dB e em algumas horas do dia chegava a baixar para 4.5 dB com utilização da net quase nula - ou seja sem downloads e grandes navegações. Valor este que é critico para uma ligação estável, tendo mesmo ocorrido várias quedas e muita lentidão.

Como já escrevi, este valor oscila e tambem baixa quando a velocidade da utilização em downloads por exemplo, é maior. Seria ideal que este valor se mantivesse acima de 10dB.

Portanto, quanto menor o valor mais instável e lenta poderá ficar a ligação.
    Atenção que não é somente isto que determina a estabilidade / instabilidade e qualidade da ligação se levarmos em conta a distância da central. Se esta for curta, tipo em 500 M mas a nossa "Local SNRMargin" está baixa como esteve no meu caso (entre 4.5 e 9.5 dB), a ligação será igualmente instável e/ou lenta da mesma forma, pois poderá haver algo errado com a linha no exterior, nomeadamente a degradação do cobre, o estado da tomada de telefone, fios e fichas "rita", extensões, filtros etc...
    Lógico que a qualidade do modem tambem deve ser levada em conta.

Então o que fiz no meu caso ?
    1. Substitui a tomada de telefone. Melhorou algo, mas nada de significativo.
    2. O meu modem (Aolynk DR814Q) em vez de estar a enfeitar a minha mesa, perto do PC, passou a estar "colado" á tomada da parede. Simplesmente instalei-o ao lado da tomada com o cabo RJ11 (rita) bem encurtado, agora com apenas 5cm.

Resultado: Aumentei o "Local SNRMargin" para valores que atingem agora os 16.0 dB e os minimos de 9.5dB. A ligação só cai ao fim de + de 24h (penso que automaticamente para renovação de IP ou outro motivo qualquer do lado do ISP). A velocidade aumentou e na realidade está mais perto agora dos 8Mb do que antes :007:.

Espero que estas informações sirvam para si e para o resto do pessoal do fórum.

Obrigado.

6. Blutrunstig

Blutrunstig Power Member

Na área de cliente do Sapo é verdade que já aparece lá os 16MB, notei logo diferença dos 8MB (3,9MB reais) para os 16MB (7MB reais).
    No entanto vou ver através das vossas dicas no que poderei melhorar.
    Estou muito agradecido pelas respostas, OBRIGADO! :Winkani:

7. Boa tarde. Tenho o mesmo problema: 16Mb no sapo.adsl mas não passo dos 8000/512 no g604t com o último firmware que o sapo disponibiliza. Como faço para configurá-lo? Cumprimentos

8. tuning_mundo

tuning_mundo Power Member

a quantos metros estas da central da PT?

Partilhar esta Página