velocidade tranferencia ficheiros

technon

Power Member
Boas,

hoje ando a fazer uns backups e estou a reparar que o vista esta-me a demorar muito mais tempo que levava com o xp.

Por exemplo para transferir 20gb demorou 2h entre 2 discos sata2.. fica a uma velocidade media de 4mb/s.

Isto é normal?

cumps
 
Mas 4mb/s não é nada! É cerca 5x menos que entre um disco em dispositivo USB e um disco...
Experimenta actualizar drivers do chipset e os sata e se tiveres antivirus experimenta pará-lo, o Kaperski com ficheiros pequenitos torna as transferências muito mas mesmo muito lentas

Se os discos fossem IDE (mas são SATA pelo que referes) diria para visualizar se estariam em UDMA 4/5/6).
Já agora verifica o nível de utilização do cpu só para despiste.
 
Depende do tipo de ficheiro.
Usa o TeraCopy não vais querer outra coisa.
Transferi ontem mais de 80Gb, numa média de 55~60mb/s

A mais valia do TeraCopy, é super estável, e torna-se integrado no OS. Qualquer futura operação copy/cut - paste será executada pelo mesmo caso assim o pretendas.
Tens ainda opções de ajustar o buffer ao tamanho pretendido, e parar a transferência e recomeçar mais tarde ;)

Fonte: @CodeSector
 
Obrigado.. vou experimentar entao o Teracopy.

Os discos são sata2. O que quer dizer estar em udma e onde vejo isso?

Tenho um quad e um dos cores fica a 99% enquanto os outros a 2/3%

Tenho a bios e chipset actualizados mas nao instalei nenhum driver especial para os discos.

O meu problema é so com ficheiros grandes,
por exemplo a transferir agora 5gb está a 26mb/s mas como faço alguma ediçao de video hd da handycam tenho pastas com mais de 20gb e nesse caso ele começa a diminuir a velocidade ate aos 4 ou 5 mb/s.

EDIT: agora tambem me acontece com ficheiros de 300mb.. quando passo o ficheiro dum disco para outro bloqueia e chega a demorar 2minutos a passar.

cumps
 
Última edição:
Ja experimentei o Teracopy mas continua a fazer a mesma coisa.. velocidade muito baixa e constantemente a bloquear.

Ja corri diagnostico para os 3 discos e estao todos bons. O que reparei foi que isto acontece sempre que tento copiar para o wd 500gb... entre os 2 seagates passa nas boas.

alguem sabe como resolver o problema?

cumps
 
ia está actualizado.

Nao tenho anti-virus. Vou experimentar desligar o windows-defender.

cumps

EDIT: no way.. continua igual, meti a passar 6gb e bloqueia aos 2%. Vou desfragmentar o disco em causa.

thx
 
Última edição:
ia está actualizado.

Nao tenho anti-virus. Vou experimentar desligar o windows-defender.

cumps

EDIT: no way.. continua igual, meti a passar 6gb e bloqueia aos 2%. Vou desfragmentar o disco em causa.

thx

É uma situação estranha.
Tenta aqui: http://www.pctipsbox.com/how-to-fix-problems-copying-and-moving-large-files-in-windows-vista/

Tenho passado ficheiros de 6/10/12/ e conjuntos até 50gb sempre sem problema.
Procura diagnósticos próprios do site do fabricante para o disco em questão.
 
Eu tenho 2 discos SATAII de 500Gb cada um na minha máquina e quando transfiro qualquer coisa, ele costuma ter velocidades de 30Mb/s, no entanto, ao "arrancar" a transferência fica algum tempo parado (3/4 segundos no máximo). Agora essas velocidades de 5Mb/s não são muito normais.

Abraços!
 
Eu tenho 2 discos SATAII de 500Gb cada um na minha máquina e quando transfiro qualquer coisa, ele costuma ter velocidades de 30Mb/s, no entanto, ao "arrancar" a transferência fica algum tempo parado (3/4 segundos no máximo). Agora essas velocidades de 5Mb/s não são muito normais.

Abraços!

O meu problema é que ele quando bloqueia fica tipo 5 minutos bloqueado, depois transfere mais um bocado a 30mb/s, passa para os 4mb/s e bloqueia de novo.. vou agora formatar a ver se resolve.

cumps
 
Boas,

hoje ando a fazer uns backups e estou a reparar que o vista esta-me a demorar muito mais tempo que levava com o xp.

Por exemplo para transferir 20gb demorou 2h entre 2 discos sata2.. fica a uma velocidade media de 4mb/s.

Isto é normal?

cumps

megabites e nao 4megabytes dividse 4 por oito para te dar a velocidade e megabytes

dá 0.5 ora entao 500Kb por segundo

é normal que 20G demore duas horas
 
É MB ou seja megabytes ou seja AcidDagger as tuas contas estão furadas...
É estranho que só aconteca com esse disco, pelo que ou é do cabo sata onde está, do disco ou da própria saída/chipset da board.
Para os dois últimos casos é fácil resolver: trocas o cabo sata e se continuar igual experimentas colocar nesse sata outro disco sata.
Podes também correr as ferramentas de diagnóstico da WD que fazem testes exaustivos ao disco...

Eu tenho aqui um IBM de 40GB IDE que não consigo activar o UDMA seja em que sistema for, meto UDMA e vai sempre para PIO, ou seja o acesso, transferência, etc é feito através do CPU (daí ter-te pedido a % utilização do CPU) e com as ferramentas de diagnóstico não acusa qualquer problema, inclusive tentei já reduzir nas ferramentas o UDMA para 2 ou 3 e vai sempre para PIO.

Esse disco pelo CPU que está a utilizar está a funcionar em PIO Mode que dá no máximo teórico 16.6MB/s
 
megabites e nao 4megabytes dividse 4 por oito para te dar a velocidade e megabytes

dá 0.5 ora entao 500Kb por segundo

é normal que 20G demore duas horas

Duas horas para 20Gb?? :wow: É tudo menos normal...

Tens que ter atenção ao tipo de ficheiro, o próprio tamanho do ficheiro vai influenciar a taxa de transferência.
De qualquer forma, ficheiros únicos de 6Gb para cima é normal (em non-raid) velocidades de 20/30Mb/s (disco para disco). Em raid a conversa é outra, sobe para valores de 50/55Mb/s.

Tal como foi dito, há claramente algum problema, e deves testar com ferramentas de diagnóstico do fabricante. E fazer experiências de forma a eliminar condicionantes (entradas sata, configs, etc etc)
 
Boas,

ja formatei e continuo a ter o problema com o disco da western.

Ja fiz o teste exaustivo da wd e nao reporta nenhum problema nem sector danificado.

Amanha vou experimentar a mesma porta da mb com outro disco e este disco com outro cabo.

Como posso ver se o disco está em modo PIO ou UDMA?

btw entre os outros dois discos e com o mesmo ficheiro tenho 60mb/s.

cumps
 
Boas pessoa,

continuo com o mesmo problema. Ja experimentei portas sata diferentes e cabos tambem diferentes.

Os discos de vez em quando dão um estalinho e as vezes parece que a board os liga e desliga sem motivo aparente.
Também bloqueia por vezes no winrar ou a abrir uma pasta com muitos ficheiros.

Tive a ver pela net e descobri que a minha mother tem um grande problema com alguns discos.

Podem-me dizer como vejo se o disco estará em modo PIO.

Devo actualizar o chipset ou nao tem muito a ver?

cumps
 
Os discos estão em raid-0?

Lembrei-me de algo que tinha lido dessa board com os WD, vi isso aqui:
http://www.*****.net/showpost.php?p=198901&postcount=35
http://www.*****.net/showpost.php?p=203376&postcount=117

Tenta actualizar a bios da board para a última vs ou mesmo beta e aconselho-te a ver o fórum da asus,
Parece que essa board dá montes de problemas com discos WD e mesmo Seagate em raid-0
A bios indicada para essa board tem aqui o feedback: http://www.*****.net/showpost.php?p=219065&postcount=126

Nota: Faz o update da bios por tua conta e risco não me responsabilizo por nada :P

boa sorte
 
Última edição:
Meti há bocado essa bios e noto que o sistema está mais estável e com menos breaks e ja abre as pastas nas boas sem bloquear mas no winrar continua a bloquear >(

Não tenho os discos em raid. Tenho ligado por sata e na bios estão em modo ide.

Devo mudar alguma coisa na bios? talvez meter em modo AHCI??

Não estou a gostar nada da Asus com este problema de queimar discos WD.. afinal é uma das maiores marcas de hds.

cumps

edit: estive a ler mais sobre este problema e parece que os problemas sao apenas com discos wd, samsung e alguns seagate... eu tenho 1 samsung 1 seagate e 1 wd :blubomte:
 
Última edição:
Back
Topo