1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Velocidade wireless no ZON HUB 2.0

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por pemicool, 28 de Junho de 2012. (Respostas: 9; Visualizações: 8734)

1. Aderi recentemente ao pacote 3P ZON IRIS FIBRA 100 PLUS dado que já há muitos anos (10+) que sou cliente da ZON sem qualquer problema a reportar, como quebra de serviço, velocidades baixas não condizentes com o valor teórico contratado, etc.

Acontece que logo no dia em que comecei a utilizar o novo serviço reparei numa coisa estranha: ligando o portátil ao ZON HUB através do cabo de rede tenho os 100Mbps que supostamente deveria ter; mas ligando-me via wireless só tenho 25Mbps, o que é precisamente o valor que tinha anteriormente no pacote FUNTASTIC HD!

Telefonei para o apoio ao cliente a reportar a situação e para meu espanto (e insatisfação) me disseram que os 100Mbps só estão garantidos via cabo de rede e que a velocidade via wireless depende de muitos factores alheios à ZON como são o caso da distância do pc ao modem, as paredes que o sinal tem de atravessar, o SO, a placa wireless, etc. Esta resposta não me convenceu, dado que no ícone de ligação wireless a força do sinal indicado é EXCELENTE e o meu portátil ASUS é recente. Para mais a velocidade não se altera quer esteja na sala ao lado quer esteja a um palmo do modem! Desconfio por isso que a limitação da velocidade via wireless é ditada pela própria ZON (seja no próprio ZON HUB seja a nível remoto na rede) e não pelo meu conjunto de hardware/software em particular. Alguém sofre do mesmo problema? O que eu tenho visto aqui no forum é pessoas a queixarem-se de só terem 65Mbps ou coisa do género. Tomara eu ter esta velocidade via wireless, pois devia ter pelo menos 54Mbps e não apenas 25Mbps! O que me aconselham fazer?

2. -TiagoS

-TiagoS Power Member

Eu tenho o Hub 1.0 e tenho praticamente 100 Mbps - ronda sempre os 90 mesmo estando na sala (que é o sítio mais afastado do router) :S

3. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

O teu router ou a placa de rede do teu PC estão configurados para a norma G. Por isso é que só apanhas essa velocidade. Tens que mudar para norma N.

4. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Isso é mais do que conhecido. Eu tenho um portátil com Norma N e nem assim passo dos 5/6Mbps colado ao router.

5. Knot

Knot Power Member

Que protocolo de protecção usam?
    Eu de inicio tinha WPA2 (AES) e atingia velocidades na ordem dos 80MB. Entretanto num fim de semana estive fora e quando voltei nenhum dos 3 PCs apanhava net, contactei o 16991 e mudaram-me para WPA (TKIP) e os PCs voltaram a apanhar net, só que agora fazendo teste de velocidade só atinge os tais 25MB de máximo.

Quanto ao WPA2 (AES) nunca mais funcionou, já tentei com diversos computadores, iphone, etc e nada...

6. Mesmo que estivesse apenas configurado para a norma G deveria pelo menos dar 54Mbps, que é o que as propriedades da ligação de rede sem fios apresentam. Porquê então apenas 25Mbps? Já agora, onde é que posso verificar que norma está activada para a placa de rede sem fios Atheros? E como alterar esse parâmetro?

Quanto à encriptação: está a ser utilizado o método WPA2-Pessoal.

7. Desculpem perguntar isto, mas os tópicos que mencionam este facto no forum parecem estar desactualizados.
    Ainda é possivel alterar a velocidade de 150mbps para 300mbps n router zonhub ?
    A técnica de aceder via url a um menu que não está disponivel na navegação normal do zon hub não parece funicionar pois sou sempre redireccionado para uma página que me indica que a minha sessão expirou.
    Li algures que uma actualização do firmware barrou esta opção. Não há nenhuma alternativa para dar a volta a isto ? O reset do router e desligar o coaxial e entrar como admin também já não funciona ?
    Obrigado, e desculpem se é off-topic, mas o assunto desta thread pareceu-me poder relacionar a minha questão com a do criador desta.

8. sir_arrentela

sir_arrentela Power Member

Como já mensionei num topico por ai:
    Wifi:
    NETGEAR, Linksys WRT, La Fonera: 54mbps (G)
    ZONHUB 1/2/3: 150 mbps (N draft)
    Outros: 300mbps

São apenas velocidades teoricas as velocidades reais serão muito diferentes consoante os casos (e teria a ver com a capacidade do proprio BUS do modulo wifi do router / equipamento), no que diz respeito aos PCs teem de ter uma placa G ou N para terem a velocidade abaixo:
    No caso dos 54mbps a velocidade maxima real serão aprox 15/25mbps na esmagadora maioria dos casos.
    No caso dos 150mbps a velocidade maxima vai variar entre os 40/50/70/90, consoante as redes vizinhas, canal wifi, Placa Wifi do PC, velocidade do bus do PC. (globalmente ronda dos 50/60mbps)

Para condições otimas do sinal N são um canal fora dos normais ou dentro dos normais fixo ou automatico, mas com segurança WPA2 AES, isto porque alguns chipset wifi não permitem N com WPA TKIP ou mesmo a WEP não permite N.

Alem do mais a norma B/G não é N, logo devem confirmar na configuração dos routers a velocidade real...
    Se não liga, mudem nome SSID da rede e efectuem uma actualização dos drivers wifi dos vossos PCs.
    Se mesmo assim falha, reset ao router.

Em alguns casos pontuais a velocidade wifi pode ser reduzida na presença de algum obstáculo a circulação do sinal Wifi, ou defeito no modulo wifi. (na esmagadora maioria dos casos há obstaculos)

9. boot

boot Power Member

Tenta, se conseguires chegar lá dessa forma as definições mantêm-se aṕos a actulização do firmware. Excepto os DNS's.

10. .....Depois de muitos problemas com Wireless da Zon, investi num Router e num mini USB adaptador (Norma N) e estou com velocidades já aceitáveis. Com os equipamentos da ZON nem pensar! Fica aqui um exempol de velocidades Wireless com a BELKIN , a cerca de 20 metros do Router com várias paredes pelo meio, canalizações, electodomésticos que podem interferir, etc.
    http://www.speedtest.net/result/2156028647.png

Partilhar esta Página