Problemas Técnicos Velocidades baixas (Zon NetPro 24)

OldMan

Power Member
Boas!

Nos últimos meses tenho notado que a internet está muito lenta. Antes abria um vídeo do youtube e ele ia lendo a uma velocidade suficientemente alta para que o vídeo nunca chegasse a parar. Actualmente abro o vídeo, muitas vezes tenho que fazer refresh e tenho que a deixar a ler um bom bocado de tempo para poder começar a ver o vídeo. Depois acaba por parar em várias zonas para ler mais um bocado. Também se nota bastante em foruns, quando começo a abrir várias tabs com tópicos que tenham algumas imagens fico sempre mais de 5min à espera das imagens.

Tenho feito alguns testes nos últimos 3 meses no speedtest e as velocidades de download variam entre 0.11Mb/s e 0.70Mb/s, upload entre 0.20Mb/s e 0.97Mb/s e pings entre 26ms e 187ms.
Relembro que o plano que tenho é o NetPro 24Mb da Zon. É raro estar a fazer downloads e quando está alguém a fazer é quase sempre pelo browser, muito raramente por torrents/p2p.

A rede cá de casa está com o modem ligado ao router (Asus RT-N10U) e todos os clientes ligam por wireless. A média de clientes ligados ao mesmo tempo deve rondar os 7, o máximo de clientes que podem vir a estar ligados deve ser entre os 13 ou 15. A distância do ponto onde estou para o router ainda é um pedaço. Dividindo a casa em 3 o router deve estar numa posição perto do fim do 1º terço e eu estou no fim do 3º terço. Ainda assim estes sintomas notam-se em qualquer posição.

Só para terem uma ideia, estava habituado a chegar a casa e ter velocidades suficientemente altas que contrastavam imenso com as velocidades que tenho na rede onde trabalho, em que as velocidades são mesmo muito lentas (mesmo na rede interna). Quando chegava a casa parecia que estava num palácio. Agora chego a casa e está tão mal ou pior que no trabalho...



Dúvidas:

1. Que raio se pode estar a passar!?

2. Já estivemos a considerar fazer o upgrade para uma das alternativas de fibra, mas não vamos acabar por sofrer do mesmo?

3. Se fosse esse o caso, qual das alternativas tem melhor relação qualidade—preço?

Obrigado
 
Este problema ocorre se houver por exemplo 1 só equipamento ligado ao wireless ? Pergunto isto porque por exemplo, tens 150Mbps na ligação fisica desses vais ter na prática á volta de 60-70Mbps, e estes 60-70Mbps são a dividir por 7 para não dizer que quantos mais equipamentos ligados mais colisões na rede, ou seja mais atrasos...
 
Nunca testei, até porque é muito raro isso acontecer. Mas se for esse o problema há alguma coisa que possa fazer para resolver?
 
SE for esse o problema mais 1 access point deveria resolver-te em parte o problema.... a tecnologia wireless é como é e contra isso nada a fazer.
Faz o teste que te disse e ve o que acontece. Caso continues a ter problemas tentar ligar um cabo de rede ao router e ve como se porta. Se por cabo tambem não resolver liga ao operador para eles verem do lado deles. Se no primeiro ou segundo teste a coisa até correr bem a solução que te dei é uma das hipoteses....
 
Obrigado!

Tenho ideia que já chegamos a testar com cabo e resolveu. O problema é que é impraticável termos cabos espalhados pela casa por isso é que usamos todos wireless, mas vou testar isso que dizes.
 
Back
Topo