1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

velocidd bus, cpu e memoria

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por tripeiro, 8 de Julho de 2004. (Respostas: 10; Visualizações: 828)

1. tripeiro

tripeiro 1st Folding then Sex

Boas! a minha duvida é : sendo o processador com fsb d 166, a bus speed esta a 333 mhz, certo? entao a ram tb tem q ser de 333 nao é? ou pode-se usar a ram 400? eu acho q isso tb pod mas ela nao vai trabalhar a 400, depende da velocidd do bus q a liga ao processador. segundo os meus conhecimentos, nao da para ter a memoria a trabalhar a 400 e o cpu a 333, depois cm fazia o bus? .... lol... s estou errado... sempre a aprender! lol
    thanx :x2:

2. mavatar

mavatar Power Member

Aproveito a tread para colocar tb a minha dúvida...
    Tenho um AMD64 3000+ com a mobo da asus e 512Mb PC 3200. Acho que o bus da mem tá a funcionar a 200. Não devia estar a 400??? Como posso alterar isso?
    tanx
    (tripeiro, desculpa ser cola, mas o tema é o mesmo) - infelizmente não sei ajudar-te (apesar de achar que o reciocínio está correcto). Suponho que viste as mems suportadas e as velocidades no manual da mobo?

3. tripeiro

cpu-z e novos dados

nao es cola man lol fizeste bem. olha experimenta usar o cpu-z (é so ir ao google e procurar cpu-z) e dpx ve qual a frekuencia q ta a memoria e o fsb do processador, acho q tem q ser iguais. assim os meus conhecimentos ja tao correctos... lloll mas kem perceba q nos elucide. eu qdo comprei o meu processador andei a investigar isso das velocidds e foi o q percebi cm sendo mais logico, para um processador a 333, memoria a 333... no livro da board acho q tb ta isso... aguardam-se respostas.
    ah e outra coisa, segundo dados do cpu-z :
    FSB:DRAM -> 1:1
    CAS latency -> 2.5 clocks
    RAS to CAS -> 3 clocks
    RAS precharge -> 3 clocks
    Cycle time .> 7 clocks

isto eh bom ? é q é o default, nao andei a brincar c nada lol...

4. mavatar

mavatar Power Member

No meu caso isso é complicado (1:1 EM FSB CPU / FSB MEMS)

AMD Athlon 64 3000+ 2.200GHz 800MHz FSB socket 754

teria que ter as mems a 800???

5. tripeiro

pois...

oh ****.. nao faço a minima... essas memoria para os amd 64 nao sao diferentes? ainda nao m informei mt sobre isso.
    mas deviam ser, p aproveitar o facto d amd ter 64 bits, pod endereçar mais memoria.. talvez eles tenham feito os buses d maneira diferente... os experts q digam d sua justiça...

6. Sniper

Sniper Power Member

boas , quando vos aparece 200mhz de fsb da memoria quer dizer que estão a 400mhz pq multiplica-se sempre por 2 , mas quando diz 400mhz ja n se faz essa multiplicação poix ai a board ta a dizer a velocidade real da memoria. agora no caso do athlon 64 que funciona a 800mhz de fsb as memorias têm de estar a 400Mhz ou 200Mhz x2 dependendo da board, e os athlon xp que funcionam a 333mhz as memorias convêm estar a 333 para melhor performance pq se puserem as mems a 400 vão perder performance. espero ter esclarecido as duvidas todas :).

abraços

7. mavatar

mavatar Power Member

Tentaste, mas a malta é lerda.

A board é a ASUS K8V SE DELUXE ( com o amd 64 3000+, sem oc)
    a memória é PC3200.
    Aparecece-me (no pc wizard 2003) bus 200mhz (não reparei se tem 2x ou não)
    É normal? como se pode alterar isso?

8. Sniper

Sniper Power Member

sim é normal , não aparece la x2 nos e que temos de fazer essa conta e n o pc , por exemplo se dissesse 166 quer dizer que esta a 333.

abraços

9. Xcentric

Xcentric Power Member

Tripeiro pelo k sei ha maneiras de por as mems a diferentes ratios em conjunto com o cpu, neste caso a tua como tava a 333 tava 1:1 , mas certas boards permitem ratios de 5:4, 4:5...

Por Exemplo: tens fsb a 133 logo as mems fikam a 266 se usares ratio 1:1 , mas se usares um ratio 4:5 podes por as mems a 333. (neste caso cada aumento de 4 mhz no fsb po cpu corresponde a 5 pas mems!) Penso k seja isto, se tiver mal, alguem k me corrija.

10. tripeiro

já agora, é possivel algum oc nisto?

actualizacao: fui ao bios e meti os seguintes valores e o pc ja ta ligado ha umas 5 horas na boa, ja fiz benchmarks e nao se atrofiou, estarei a puxar muito pelas memorias ou se ate agora aguentaram, é porque nao ha problema?
    FSB : DRAM -> 1:1
    CAS latency ->2 clocks
    RAS to CAS delay -> 2 clocks
    RAS Precharge -> 2 clocks
    CYCLE TIME -> 5 clocks

isto eh bom? acho que é mas será saudavel??

oc nisto, o que posso fazer? acho que a board nao gosta muito, mas so para experimentar... so com air cooling, nao ha € pa mais lol

Última edição: 7 de Janeiro de 2005
  11. Pluster

Pluster Power Member

oies... acho que podem ler este texto que explica muita coisa... bastante bom ...
    FAQ MEMORY

fiquem bem !

Partilhar esta Página