Vem aí a 7800 GT

Uma coisa é certa, o PCB da 7800GTX já está preparado para mais condensadores/resistencias e já tem lá os pontos de solda para mais chips de memória para gráficas com 512MB, portanto, já está pensada para um modelo superior.

Excelente vai ser o facto das 7800GT terem também 24 pipelines, Suporte para SLI, SM3.0 e HDR, mais barata (400€ a 450€, presume-se) e com performance superior a qualquer gráfica actualmente existente (tirando as 7800GTX).
 
Não creio, pelo menos por enquanto.

As 6600 dão demasiado lucro e existem em grande stock, não há necessidade.

Talvez venham a fazer uma actualização qualquer, e renomeiem os cores e as gráfica para 7600, e passem a vende-las com esse nome.
 
Xogun disse:
Oh meu amigo isso querias tu e meio mundo, 4400 é a de 512MB, levas a 4000 e já é bom.

Errado.
Há duas versões da 4400, uma com 512MB e outra com 256MB.
Creio que a Leadtek fabrica a versão de 256mb por encomenda.
A versão baseada no NV45, mas com clocks mais lentos e sem o Gen-lock/Frame-lock, etc, chama-se 3400.

A diferença entre a 4000 e a 4400 é muito simples:
A primeira é AGP8X e a segunda é PCI-Express :)
 
Última edição:
Raptor disse:
Não creio, pelo menos por enquanto.

As 6600 dão demasiado lucro e existem em grande stock, não há necessidade.

Talvez venham a fazer uma actualização qualquer, e renomeiem os cores e as gráfica para 7600, e passem a vende-las com esse nome.

Até podiam mudar o bus d memoria para 256. Diminuiam a velocidade da ram e mesmo assim tinhamos um aumento da largura de banda de memoria. E isto dava um bom aumento de desempenho. Até podiam manter o mesmo chip, usando os que estão em stock.
 
Não creio, fica mais barato manter o bus a 128bit e aumentar a velocidade da RAM nas placas que se têm de vender até 199/229 dólares.
Claro que a performance, especialmente com altas resoluções e grandes e complexas texturas, ressente-se e bem.
O público-alvo destas placas não é, contudo, quem joga com tudo ao máximo (power-users), mas sim quem quer um bom equilíbrio no compromisso entre performance, preço e qualidade de imagem.
Aposto que não terá mais de 12 pipelines, mas será vendida com altas velocidades de relógio do core e da ram para compensar um pouco, e com o feature-set actualizado das 7800, como o Transparent AA, pixel pipes remodelados, WGF 1.0 e H.264. Possivelmente será já 90nm.
 
A performance deve ser kuase igual à 6800U mas com 1 preço superior, e como e igual em termos de Dx n sei se vale a pena...
 
Acho que não deve ser igual á 6800U. Especialmente com jogos que sejam muito exigentes com os shaders.
Agora a capacidade de processar shaders na g70 ainda é subaproveitado e por isso o desempenho não é muito superior á 6800U. À medida que os jogos começem a ficar mais complexos a diferença de performance vai aumentar.

Quanto á 7600gt, acho que se saisse, seria melhor uma versão com bus de 256, pois a largura de banda da memoria de 16gb já deixa um pouco a desejar. E podiam usar memorias mais lentas e mais baratas. Pode não ficar tão barato como apenas aumentar a velocidade de memoria, mas tinha resultados melhores....isto a aproveitar o chip actual.
Blastarr, com tantas medidas que dizes que podem meter na 7600gt, bem que mais valia pegar em g70 com 12 pipes, simplificar o PCB da 7800gtx e mudar a memoria.
 
Pá, eu nem me importava que assim fosse, mas tentar fazer o unlock dos pipes adicionais nesse caso (50%) seria o mesmo que arriscar passar uma 6800LE (8) logo para uma GT/Ultra (16). Não é impossível, mas é difícil.
Além disso, vender um chip tão complexo com 50% do espaço desperdiçado não seria rentável para a NV. Daí a opção deles pela criação do NV41, por exemplo, que substituiu as 6800 standard de 12 pipes (chip nv40 com 16 lá dentro e 4 desactivados) por um chip funcionalmente semelhante, mas muito mais pequeno (só tem mesmo os 12 pipes e é fabricado em 110nm em vez dos 130nm das outras) e com maior margem de lucro.

Daí o "tecto" que eu deduzo serem os 12 pipes, fabricados em 90nm para testar as águas do processo de fabrico para o futuro high-end (tal como as 6600/GT funcionaram para as G70).
Uma 7800 não GT/GTX/Ultra teria de possuir um factor de diferenciação em relação às mid-range, para além do bus, e é aí que entram os 16 pipes.
 
Última edição:
Back
Topo