1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Venda de gato por lebre fibra PT

Discussão em 'Altice (MEO, TMN, PT)' iniciada por ears, 12 de Junho de 2012. (Respostas: 187; Visualizações: 15943)

  1. ears

    ears Power Member

    Boa noite a todos!

    No final da semana passada, a PT fez um upgrade ao meu serviço Sapo Fibra (a meu pedido) de 30mbits para 100mbits.

    Após a conclusão do upgrade, fiquei desiludido e actualmente estou numa "batalha" constante com os técnicos da PT por causa das velocidades, ou seja, num serviço anunciado de 100mbits tenho na realidade 91mbits.

    Pesquisei sobre esse assunto na internet e encontrei alguma informação sobre este problema (mesmo neste fórum), na realidade ninguém consegue ter os 100mbits contratados. Li também que, curiosamente, os clientes do serviço de 200mbits têm velocidades contratadas ou mesmo muito próximas (199mbits).

    Alguns de vocês poderão dizer que são apenas 9mbits de diferença e que estou a ser picuinhas em relação à velocidade, mas o meu objectivo com a queixa no departamento técnico da PT em relação ao meu serviço pouco tem a ver com a velocidade mas sim quererem vender um produto que não corresponde à realidade.

    Ora vejamos, quando aderi ao serviço fibra da sapo a 30mbits, no site do isp tinha anunciado como router para esta velocidade o THOMSON TG784N [​IMG], e para o serviço de 100mbits o router THOMSON TG799N [​IMG].
    A PT gosta de mudar as regras do jogo e decidiu atribuir o router com portas gigabit, o THOMSON TG799N apenas a clientes com velocidades de 200mbits. Quem adere inicialmente ao serviço de 100mbits ou faz um upgrade dos 30 para os 100 como eu fiz não leva o router que deveria de levar, daí obrigatoriamente não fica com as velocidades contratadas porque uma porta fast ethernet permite velocidades até 100mbits e não 100mbits garantidos conforme anunciado pela empresa e no qual o contrato é válido.

    No meu caso, reclamei com essa situação e anunciei que iria rescindir contrato com justa causa por não cumprirem com as velocidades contratadas. Como resposta, a PT enviou um router THOMSON TG799N.

    Quando pensava que os problemas tinham terminado, ao voltar a fazer testes de velocidade no site qos.sapo.pt, reparei que as velocidades eram as mesmas, com a mudança do equipamento nada mudou. Voltei a pesquisar na internet e li que para velocidades de 200mbits a PT colocava não só o router THOMSON TG799N bem como um ONT diferente com porta gigabit, o que me dá a entender que os ONT's que a PT distribui apenas permitem velocidades até 100mbits. Se tal for verdade, é muito grave porque o problema está na raiz e a PT ao saber que os equipamentos não permitem as velocidades contratadas, continua a distribuir os equipamentos e a enganar as pessoas.

    Com isto, gostaria que me confirmassem (no caso de saberem), se este ONT (o que tenho atual) [​IMG] tem porta fast ethernet 10/100 e não gigabit. Gostaria também de saber se alguém sabe qual o ONT que a PT disponibiliza aos clientes com internet a partir dos 200mbits, e se confirma-se que a porta que o equipamento possui é gigabit.

    Neste momento estou a pensar seriamente em rescindir o contrato por justa causa, não tanto pelas velocidades mas sim pela publicidade enganosa. Contudo, escrevi o que me aconteceu para tirar algumas dúvidas que ainda tenho em relação a alguns equipamentos e para que futuros utilizadores deste serviço não sejam enganados quando pensarem em usar este serviço, até decidirem mudar os equipamentos, o que me aconteceu vai acontecer a muito mais gente.

    Cumps.
     
    Última edição: 13 de Junho de 2012
  2. dblaster7

    dblaster7 Power Member

    eu nao tenho nada PT em casa à excepcao da linha telefonica adsl.
    o router que te deram deve ter sido a titulo extremamente excepcional porque dificilmente eles deslocam tecnicos ou fornecem os 799 para malta com 100 megas mas isso nao é so na PT. o proprio protoloco TCP/IP nao te da a velocidade toda. realmente picuinhas nao é o caso mas muita gente dava tudo para ter 24 megas do adsl. quem garante que o problema nao está no pc e se a placa de rede é de 100 megas começa logo por ai. muita gente gosta de dizer que esta insatisfeito e vai rescindir....a pt tem fibra ate casa e dificilmente arranjas outro ISP com essas velocidades. nem na zon te safas e se for. so na rede interna porque o shaping á rede é bom e ai nao sao so 9M mas bem mais. tecnicamente a velocidade garantida seja qual for o ISP é pub. para as pessoas que nao têm equipamentos que aguentem....a culpa é do ISP. o equipamento/ligacao que tens muita gente dava tudo para tela principalmente o router que nem com choradinho la vai.
    rescindir por nao cumprir 9 megas? no coments
     
    Última edição: 13 de Junho de 2012
  3. touromelga

    touromelga Banido

    por causa de 9mb's, meu deus... há pessoal que está bem, tem condições para tal , mas tem de arranjar sempre alguma treta para andar em trapalhadas com o isp...

    há muitos querem 4 a 8mb e não tem nem perto nem de longe outros nem conseguem ter nada e tu andas-te a moer por 9mb e dizes derivado a publicidade enganosa, que eu me lembre até hoje qualquer serviço diz x, mas numca tens isso na totalidade derivado a n factores, há sempre uma ligeiras perdas que podem ter origem em n coisas...

    simplesmente deves ser daqueles que não tem mais nada que fazer...
     
  4. RuiSousa881

    RuiSousa881 Suspenso

    ears também reclamaste por teres mais 10 Mb de upload? A configuração da PT para pacotes de 100 Mb está em 90/20 Mb. Não sei porquê, mas são factos. A questão dos equipamentos nem se coloca visto haver aqui no fórum clientes com ONT e router com porta GB e ter os mesmos valores 90/20 Mb.
     
  5. Romani48

    Romani48 Power Member

    e ja agora normalmente nos pacotes diz "velocidade até X" em letrinhas mt pequenas.. tb pode ser o caso..

    é normal q eles mandem equipamente que seja só o necessario para correr perto das velocidades, eles têm que fazer dinheiro, é o objectivo deles.. se calhar por saberem exactamente que nao passariam dos 100 limitaram aos 90 cm disse o user anterior.
    preocupa te para ja também com outros valores como a latencia, as vezes tao importantes como a velocidade..
     
  6. Bifelombo

    Bifelombo Suspenso

    para casos como o teu defendo chamadas pagas pro apoio telefonico a 100 euros o minuto

    nao admira que depois seja tudo tratado menos bem nos call centers, têm de aturar reclamações destas, e depois paga o justo pelo pecador quando alguem liga com uma reclamação GENUINA

    enfim, tempo a mais:lol:
     
  7. edias

    edias Power Member

    Em vez de rescindires por teres apenas 91Mbps (eu chego aos 93), rescinde antes por teres 22Mbps de upload, quando a velocidade de upload do pacote é de 10Mbps, estão a fazer publicidade enganosa! Oh god! Aproveita o tempo a mais para coisas úteis e deixa de entupir o apoio técnico com questões picuinhas. Nunca irás ter os 100Mbps, nem com os equipamentos com portas giga ;)
     
  8. hildeberto

    hildeberto Power Member


    Exactamente, o ping é muito importante, que ping tens? Para mim o ping é importante, não sou pelos jogos on-line mas também para ter uma navegação mais rápida.
     
  9. daddydj

    daddydj Power Member

    la esta o user em questão reclama por nao ter os 100mbits mas esqueceu-se que em vez de ter 10 megas de upload tem 20. este pessoal tambem reclama por tudo e por nada,sinceramente. so o que lhe convem!
     
  10. Costa_Maggot

    Costa_Maggot Power Member

    E eu aqui com os meus 512Kb/123Kb a ler isto...
     
  11. Catacang

    Catacang Power Member

    O ONT que tens já tem porta gigabit e é o mesmo para todos os clientes. Podes ler as características técnicas aqui.
     
  12. Ratocerco

    Ratocerco Power Member

    Podes cancelar o servico da PT... Se o fizeres boa sorte para encontrares outro servico que te de os 100mg reais!! Se conseguires avisa!
     
  13. night_sign

    night_sign Power Member

    Optimus e Vodafone dão, mas depois não dão o dobro do upload que dá a PT.
    E no panorama actual, upload é tão importante como download.
     
  14. ptfuzi

    ptfuzi Power Member

    gato por lebre? 91mb por 100mb, e provavelmente com o dobro do upload a que tinhas direito.. nonosense
     
  15. Claramente que estas a fazer 1 reclamação um pouco exagerada... pois tens apenas 9Mb's de diferença!
    Caso tenhas período de fidelização, podes esquecer essa justa causa... pois vao alegar muitas coisas e como já disseram aqui, "velocidade ate xxx" ..
    Posso-te dizer que se tivesses abaixo dos 90Mb's, ai sim.. eles iam verificar essa situação!

    Noutro operador (Vodafone) ou mesmo a PT, eles colocam-te sempre + 5/6Mb's do pacote.. isto é: pediste 100Mb's, e tens 106MB's. Só que depois vem alguns factores... a tua placa de rede, o teu pc , etc etc etc ...

    o que muita gente diz aqui é verdade... vocês vêem menos 9mb's reclamam .. mas com mais 10Mbs de upload.. ninguém diz nada! tem que ser justo para os 2 lados!

    Enquanto ao ONT.. penso que seja esse instalado para todos os pacotes! Em relação ao router.. ate tens 1 pouco de razão.. mas não é caso...

    Uma pequena questão.. fazes testes de velocidade.. com as box's ligadas ou desligas?
     
  16. cool_shot

    cool_shot Power Member

    Eu tenho vodafone 50/5 (reais 57/5.6) e preferia que me dessem mais up do que down... Enfim... Realmente ha quem reclame por pouco...
     
  17. Hertz

    Hertz Power Member

    Apesar de alguns fan boys da PT, eu acho justo ele reclamar com isso, pois a PT gaba-se bastante dos seus 100mbps, mas a verdade é que nenhum cliente os têm, pois são limitados aos 90 e poucos no ONT, agora digam-me o que perde a PT em dar mais 9mbps?
    O upload é de 20 e depois?? Ele pediu-os? Não por isso mesmo que reclame não os vão tirar devido à configuração deles ser assim...

    Agora vejam os 9mbps para quem tem ainda ADSL é bastante, para quem tem 100mb nem tanto, mas temos de ver de outra forma, se para os ADSL é importante e num serviço como o da PT que é pago a peso de ouro, ainda mais!

    Eu sou vodafone e tenho o 799N e ONT GB e os nossos 100mbps são +-114mbps, nós no inico do ano apenas tínhamos também apenas 91mbps, mas após os clientes terem feito barulho recuaram com a ideia e colocaram como na optimus clix e na zon...

    Para mim até me podiam tirar os 10mbps a mais e colocá-los no upload, que iriam dar-me bastante jeito...
     
  18. RuiSousa881

    RuiSousa881 Suspenso

    A questão aqui é que isto é um pau de dois bicos. Aposto que a PT colocou a configurações 90/20 Mb por causa dos routers sem porta GB. No entanto actualmente já não faz sentido continuar assim. Agora eu acho que a maior parte dos clientes prefere ter 90/20 Mb do que 100/10 Mb. E por isso mesmo é que quase ninguém reclama, pois de certo são poucos que querem passar de 90/20 para 100/10 Mb.
     
  19. ears

    ears Power Member

    Um dos poucos comentários que li onde impera o bom senso.

    A rescisão de contrato é realmente exagerada, admito que dificilmente mudarei por não ter alternativas.

    Como disse anteriormente não é a questão dos 9mbits mas sim dar ao cliente a velocidade contratada. Acho que pelo serviço que contratei (por não ser barato), a PT tem a obrigação de cumprir com o contratado.

    Pois é, pela maior parte dos comentários vejo que são do típico "português", acomodam-se e aceitam tudo o que lhe metem à frente. É por isso que eles mantêm a mesma política e não mudam, os clientes não se queixam e quando alguém vem para um fórum falar abertamente da situação tem de ler certo tipo de comentários no mínimo ridículos.

    Relativamente à velocidade de upload, como dito por alguns, não o pedi, quando contactei o apoio técnico informei dessa mesma situação. Para o uso que faço da internet os 10mbits são suficientes, agora querem culpar-me por ter os 20mbits, ou acharem que é uma compensação por não ter os 100mbits? Mas que falta de bom senso!

    Sobre o contrato, a PT não tem asteriscos nas velocidades, muita gente confunde o até X velocidade que a Vodafone e a Clix praticam com a X velocidade garantida que a PT vende, por isso a rescisão por justa causa é válida. Se encontrarem algum asterisco nas velocidades estejam à vontade de o indicar aqui.

    Para os que perguntam sobre boxes ligadas, não as tenho, tenho um serviço de telefone e internet apenas.

    Hoje tive um contacto por parte do apoio técnico (espero que não me cobrem os tais 100€ como falam aqui), em que eles informaram-me o porquê de não ter as velocidades. O sincronismo é mais baixo do que os 100mbits porque (segundo eles) o router thomson 784 perde o sincronismo a 100mbits e reinicia com frequência. Tenho eu culpa que o equipamento não aguente? Eles só têm de disponibilizar um equipamento que funcione com o que garantem. O Thomson 799 não ajuda porque independentemente de estar preparado para essas velocidades o sincronismo ao ONT corta a largura de banda.

    O ONT que tens já tem porta gigabit e é o mesmo para todos os clientes. - Errado. a porta Lan do equipamento é fast ethernet 10/100 como me explicaram do serviço técnico. Quando o cliente faz um upgrade para os 200mbits é montado em casa do cliente 1 ONT novo com porta gigabit e o Thomson 799. Não confundam uma porta com velocidades até 100mbits com 100mbits garantidos, são coisas completamente diferentes e nenhum equipamento com porta 10/100 pode garantir as velocidades.

    Para os que falam que ainda me queixo por ter o router Thomson 799, lembro que o router para as velocidades de 100mbits era este, a PT é que decidiu mudar o equipamento, vão culpar-me por isso também?

    Depois de ter relatado tudo isto e ficar a saber pelos técnicos da PT o porquê de não ter a velocidade contratada, ainda acham que não é vender gato por lebre?

    Haja bom senso.
     
    Última edição: 13 de Junho de 2012
  20. RuiSousa881

    RuiSousa881 Suspenso

    ears sê honesto. Tu trocavas 90/20 por 100/10 Mb? A maior parte não trocava.

    Temos que ver que a PT oferece o maior upload dos pacotes 100 Mb do mercado. Aconselho a não reclamarem muito, pois a PT pode simplesmente reconfigurar para 100/10 Mb e lá se vão os 20 Mb de upload. A PT ao dar 100 + 10 ou 90 + 20 está a oferecer 110 Mb de banda larga na mesma. No entanto os 90/20 Mb são muito mais equilibrados que os 100/10 Mb.

    Eu tenho Clix Fibra e tenho os 100/10 Mb, certos. Agora pergunta-me a mim se eu trocava os meus 100/10 pelos teus 90/20... É que trocava na hora!
     

Partilhar esta Página