Boa noite a todos!
No final da semana passada, a PT fez um upgrade ao meu serviço Sapo Fibra (a meu pedido) de 30mbits para 100mbits.
Após a conclusão do upgrade, fiquei desiludido e actualmente estou numa "batalha" constante com os técnicos da PT por causa das velocidades, ou seja, num serviço anunciado de 100mbits tenho na realidade 91mbits.
Pesquisei sobre esse assunto na internet e encontrei alguma informação sobre este problema (mesmo neste fórum), na realidade ninguém consegue ter os 100mbits contratados. Li também que, curiosamente, os clientes do serviço de 200mbits têm velocidades contratadas ou mesmo muito próximas (199mbits).
Alguns de vocês poderão dizer que são apenas 9mbits de diferença e que estou a ser picuinhas em relação à velocidade, mas o meu objectivo com a queixa no departamento técnico da PT em relação ao meu serviço pouco tem a ver com a velocidade mas sim quererem vender um produto que não corresponde à realidade.
Ora vejamos, quando aderi ao serviço fibra da sapo a 30mbits, no site do isp tinha anunciado como router para esta velocidade o THOMSON TG784N
, e para o serviço de 100mbits o router THOMSON TG799N
.
A PT gosta de mudar as regras do jogo e decidiu atribuir o router com portas gigabit, o THOMSON TG799N apenas a clientes com velocidades de 200mbits. Quem adere inicialmente ao serviço de 100mbits ou faz um upgrade dos 30 para os 100 como eu fiz não leva o router que deveria de levar, daí obrigatoriamente não fica com as velocidades contratadas porque uma porta fast ethernet permite velocidades até 100mbits e não 100mbits garantidos conforme anunciado pela empresa e no qual o contrato é válido.
No meu caso, reclamei com essa situação e anunciei que iria rescindir contrato com justa causa por não cumprirem com as velocidades contratadas. Como resposta, a PT enviou um router THOMSON TG799N.
Quando pensava que os problemas tinham terminado, ao voltar a fazer testes de velocidade no site qos.sapo.pt, reparei que as velocidades eram as mesmas, com a mudança do equipamento nada mudou. Voltei a pesquisar na internet e li que para velocidades de 200mbits a PT colocava não só o router THOMSON TG799N bem como um ONT diferente com porta gigabit, o que me dá a entender que os ONT's que a PT distribui apenas permitem velocidades até 100mbits. Se tal for verdade, é muito grave porque o problema está na raiz e a PT ao saber que os equipamentos não permitem as velocidades contratadas, continua a distribuir os equipamentos e a enganar as pessoas.
Com isto, gostaria que me confirmassem (no caso de saberem), se este ONT (o que tenho atual)
tem porta fast ethernet 10/100 e não gigabit. Gostaria também de saber se alguém sabe qual o ONT que a PT disponibiliza aos clientes com internet a partir dos 200mbits, e se confirma-se que a porta que o equipamento possui é gigabit.
Neste momento estou a pensar seriamente em rescindir o contrato por justa causa, não tanto pelas velocidades mas sim pela publicidade enganosa. Contudo, escrevi o que me aconteceu para tirar algumas dúvidas que ainda tenho em relação a alguns equipamentos e para que futuros utilizadores deste serviço não sejam enganados quando pensarem em usar este serviço, até decidirem mudar os equipamentos, o que me aconteceu vai acontecer a muito mais gente.
Cumps.
No final da semana passada, a PT fez um upgrade ao meu serviço Sapo Fibra (a meu pedido) de 30mbits para 100mbits.
Após a conclusão do upgrade, fiquei desiludido e actualmente estou numa "batalha" constante com os técnicos da PT por causa das velocidades, ou seja, num serviço anunciado de 100mbits tenho na realidade 91mbits.
Pesquisei sobre esse assunto na internet e encontrei alguma informação sobre este problema (mesmo neste fórum), na realidade ninguém consegue ter os 100mbits contratados. Li também que, curiosamente, os clientes do serviço de 200mbits têm velocidades contratadas ou mesmo muito próximas (199mbits).
Alguns de vocês poderão dizer que são apenas 9mbits de diferença e que estou a ser picuinhas em relação à velocidade, mas o meu objectivo com a queixa no departamento técnico da PT em relação ao meu serviço pouco tem a ver com a velocidade mas sim quererem vender um produto que não corresponde à realidade.
Ora vejamos, quando aderi ao serviço fibra da sapo a 30mbits, no site do isp tinha anunciado como router para esta velocidade o THOMSON TG784N
A PT gosta de mudar as regras do jogo e decidiu atribuir o router com portas gigabit, o THOMSON TG799N apenas a clientes com velocidades de 200mbits. Quem adere inicialmente ao serviço de 100mbits ou faz um upgrade dos 30 para os 100 como eu fiz não leva o router que deveria de levar, daí obrigatoriamente não fica com as velocidades contratadas porque uma porta fast ethernet permite velocidades até 100mbits e não 100mbits garantidos conforme anunciado pela empresa e no qual o contrato é válido.
No meu caso, reclamei com essa situação e anunciei que iria rescindir contrato com justa causa por não cumprirem com as velocidades contratadas. Como resposta, a PT enviou um router THOMSON TG799N.
Quando pensava que os problemas tinham terminado, ao voltar a fazer testes de velocidade no site qos.sapo.pt, reparei que as velocidades eram as mesmas, com a mudança do equipamento nada mudou. Voltei a pesquisar na internet e li que para velocidades de 200mbits a PT colocava não só o router THOMSON TG799N bem como um ONT diferente com porta gigabit, o que me dá a entender que os ONT's que a PT distribui apenas permitem velocidades até 100mbits. Se tal for verdade, é muito grave porque o problema está na raiz e a PT ao saber que os equipamentos não permitem as velocidades contratadas, continua a distribuir os equipamentos e a enganar as pessoas.
Com isto, gostaria que me confirmassem (no caso de saberem), se este ONT (o que tenho atual)
Neste momento estou a pensar seriamente em rescindir o contrato por justa causa, não tanto pelas velocidades mas sim pela publicidade enganosa. Contudo, escrevi o que me aconteceu para tirar algumas dúvidas que ainda tenho em relação a alguns equipamentos e para que futuros utilizadores deste serviço não sejam enganados quando pensarem em usar este serviço, até decidirem mudar os equipamentos, o que me aconteceu vai acontecer a muito mais gente.
Cumps.
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