Venda de gato por lebre fibra PT

ears queres explicar aqui ao pessoal que uso é que dás a net??? já que desvalorizas o upload e só queres download...

já que dizes que pediste o upgrade de 30mb para 100mb e é um acesso dedicado apenas para net...

agora estou curioso e provavelmente todos os que por aqui passam...
 
Mais uma vez reitero o meu ponto de vista.... Quer garantia a 100%, contrata uma ligação dedicada com os custos a ela inerentes.
Ja trabalhei com servidores dedicados e na altura a largura de banda contratada era de 10 mbps, mas conseguia descarregar as atualizações a 100mbps, pela ordem de ideias.... iria reclamar!
Custa-te assim tanto admitir que ele tem razão?
Chiça.
Eu também preferiria ter ~90/20, mas o que se está a contratar é 100/10, logo deve ser dado no mínimo 100/10, se a PT quer meter mais upload isso é lá com eles.
Ah e tal mas não é uma linha dedicada. Pois não é. Numa linha dedicada tens uma largura de banda X entre o ponto y e o ponto z com um SLA de k%.
A questão não é ter sempre os 100 Mbps em 100% do tempo, em certas ocasiões a rede pode estar sobrecarregada e não tens acesso a essa largura. É assim que funciona o negócio das comunicações para o mass-market, agora outra coisa é nunca poderes chegar ao valor indicado, simplesmente porque as configurações tecnicas efectuadas pelo operador não permitem lá chegar.

Ninguem obriga a PT a anunciar os serviços fibra com "velocidade garantida", ninguem os obriga a utilizar PPPoE, existem outras soluções tecnicas, ainda para mais sendo um overhead interno da rede PT, pouco ou nada perderia em aumentar a velocidade máxima por forma a que o valor real disponivel ao cliente fosse o contratado.
Caramba nem lhes fazia mal que fosse ligeiramente superior ao contratado, poderia ser visto como forma de marketing na comparação das velocidades entre operadores. Marketing esse que lhes saia virtualmente à borla porque era tudo in-house, ao contrário de andar a imprimir panfletos, canetas, produzir anuncios xpto. Marketing direccionado para os geeks, se direccionam para tudo o que é nicho de mercado...
 
PPPoE? Isso é aplicável nas redes GPON? [EDIT] Já vi que sim, o ONT tem um servidor PPPoE para fazer a autenticação, pelo que percebi. Será isso? [/EDIT]
Sim, na Meo Fibra existe PPPoE como no Meo ADSL. Já agora, existe outra coisa que rouba uns megas preciosos: o telefone e as meoboxes. Se o ONT está a fornecer 100 megas ao router convém recordar que este tem de usar os 100 megas que recebe na porta WAN não só para passar tráfego internet como para alguma chamada telefónica e para o serviço de televisão. Basta a meobox estar a gravar um programa ou alguém estiver a ver TV pela meobox que já há ali meia dúzia de megas a serem reservados para a box...
 
Reparem que estão a discutir por causa de 1 MB de download. Discussão ridícula!

Como já disse esta política (90/20) da PT agrada à maioria. A minoria se não gosta tem a Zon que dá 120/8 e tem a Clix/Vodafone que dão 100/10 Mb.

Travarem uma batalha contra PT por causa de 1 MB é que não tem sentido. Até porque a maioria dos clientes estão satisfeitos por ter 20 Mb de upload (valor mais alto do mercado nos pacotes 100 Mb).
 
Reparem que estão a discutir por causa de 1 MB de download. Discussão ridícula!

Como já disse esta política (90/20) da PT agrada à maioria. A minoria se não gosta tem a Zon que dá 120/8 e tem a Clix/Vodafone que dão 100/10 Mb.
Solução facil então, a PT passa a anunciar o pacote como 90/20.

ps: para mim até podia ser 55/55. Seria-me mais util, mas acho que as coisas deveriam ser limpidas como a água.
 
Solução facil então, a PT passa a anunciar o pacote como 90/20.

ps: para mim até podia ser 55/55. Seria-me mais util, mas acho que as coisas deveriam ser limpidas como a água.

Sim tens razão. Eu não acho que a PT esteja correcta em fornecer 90 em vez de 100 (pois pode fazer-lo). Agora é como eu disse a maioria prefere 90/20 a 100/10. Por isso mesmo é que esta politica acaba por não ser algo mau, mas sim algo bastante bom para a maioria dos clientes. Claro que há sempre uma minoria que é do contra. Mas como disse para essa minoria escusa de perder tempo a travar batalhas com a PT. Tem outras empresas que lhe fornece o serviço desejado. Embora na opinião o serviço desejado (100/10) acabará por ser inferior na prática. E ele só irá dar valor a isso quando tiver que fazer uso do upload da sua ligação.
 
Última edição:
ears queres explicar aqui ao pessoal que uso é que dás a net??? já que desvalorizas o upload e só queres download...

já que dizes que pediste o upgrade de 30mb para 100mb e é um acesso dedicado apenas para net...

agora estou curioso e provavelmente todos os que por aqui passam...

Já agora queres saber onde eu moro?

Eu disse que era um acesso dedicado apenas para a net? Onde está isso?

Vim aqui para dar a conhecer que eles não vendem o produto contratado, tirar dúvidas sobre se alguns dos equipamentos realmente estariam a ser dados aos clientes que não fossem adequados às velocidades contratadas e vejo aqui muita gente a falar do upload... Que tenho eu a ver com isso?

Valorizo o que é contratado e desvalorizo o que não é, e agora?
 
ears tens a Vodafone, Clix e Zon que te dão os 100 Mb. Porquê que não mudas? Tenta lá rescindir por não teres 1 MB de download a mais e mudas. Simples!

Se desse para trocar eu trocava já os meus 100/10 Mb da Clix pelos teus 90/20 Mb da Sapo.
 
Reparem que estão a discutir por causa de 1 MB de download. Discussão ridícula!

Como já disse esta política (90/20) da PT agrada à maioria. A minoria se não gosta tem a Zon que dá 120/8 e tem a Clix/Vodafone que dão 100/10 Mb.

Travarem uma batalha contra PT por causa de 1 MB é que não tem sentido. Até porque a maioria dos clientes estão satisfeitos por ter 20 Mb de upload (valor mais alto do mercado nos pacotes 100 Mb).

Quem é que está a discutir sobre o upload? Quem é que anda a falar sempre no upload? Não sou eu, certamente. O problema é que vocês estão fixados aos 20mbits de upload,no entanto tu falas em discussão ridícula e eu devolvo-te o ridículo de discutirem 1mb de upload.

Quem não gosta reclama. Quem não se quer chatear a exigir o que é seu por direito muda de operadora, como falaste.
 
Última edição:
ears tens a Vodafone, Clix e Zon que te dão os 100 Mb. Porquê que não mudas? Tenta lá rescindir por não teres 1 MB de download a mais e mudas. Simples!

Se desse para trocar eu trocava já os meus 100/10 Mb da Clix pelos teus 90/20 Mb da Sapo.

Passas tu a fibra da Vodafone e/ou da Clix aqui na zona que eu mudo.

E já agora, os serviços prestados pela operadora não são fornecidos por democracia mas sim pelo serviço em si que têm para comercializar.
 
Última edição:
Eu ainda gostava de saber qual a operadora que dá a velocidade máxima que anunciam? Que eu saiba nenhuma.
E se anunciam os 100mb temos que ver as box da televisao que consomem e por isso nunca ficava com os 100 para a net.
Quem me dera ter essas velocidades, ja que ainda nao tenho fibra.
 
Bem ainda tens a Zon que te fornece 120 Mb. Já que não ligas ao upload então é o operador ideal para ti.

Nunca disse que isto funciona como uma democracia. No entanto o serviço é moldado conforme o perfil da maioria dos clientes. Se a maioria dos clientes está satisfeita com 90/20 Mb não vão mudar isso só porque tu queres 100/10 Mb. Podes reclamar que o contratado é 100 e tens 90. Estas no teu direito. O que na pratica significa a perda de apenas 1 MB de download. No entanto não creio que seja motivo para rescisão. Mas posso estar enganado. A questão aqui é que só vejo duas vias para ti. Aceitares o serviço como ele é ou rescindir. Não vão mudar a configuração de uma rede só por tua casa. E aquilo que para ti é "uma venda de gato por lebre" para a maioria é a melhor internet do mercado. Pois mais nenhuma outra operadora fornece 20 Mb de upload nos pacotes de 100 Mb.
 
Bem ainda tens a Zon que te fornece 120 Mb. Já que não ligas ao upload então é o operador ideal para ti.

Nunca disse que isto funciona como uma democracia. No entanto o serviço é moldado conforme o perfil da maioria dos clientes. Se a maioria dos clientes está satisfeita com 90/20 Mb não vão mudar isso só porque tu queres 100/10 Mb. Podes reclamar que o contratado é 100 e tens 90. Estas no teu direito. O que na pratica significa a perda de apenas 1 MB de download. No entanto não creio que seja motivo para rescisão. Mas posso estar enganado. A questão aqui é que só vejo duas vias para ti. Aceitares o serviço como ele é ou rescindir. Não vão mudar a configuração de uma rede só por tua casa. E aquilo que para ti é "uma venda de gato por lebre" para a maioria é a melhor internet do mercado. Pois mais nenhuma outra operadora fornece 20 Mb de upload nos pacotes de 100 Mb.

Como já disse anteriormente, dificilmente irei rescindir não pelo serviço não estar a ser prestado como queria mas sim por não ter alternativa. Já informei a PT que a partir do momento que tenha uma operadora concorrente que pratique o mesmo serviço nas condições contratadas à PT, rescindo contrato com justa causa.

Se dizes que o serviço é moldado conforme o perfil da maioria dos clientes, por outras palavras estás a dizer que é uma democracia, já que numa democracia a decisão/eleição é feita consoante a maioria das pessoas (sejam clientes ou não).

Isso que dizes não corresponde à verdade, nenhuma operadora consulta os clientes e/ou possíveis clientes a perguntar qual a velocidade que gostaria de ter, daí não podes dizer que o serviço é moldado conforme o perfil dos clientes, é meramente uma questão técnica da PT que faz ter essas limitações, apenas isso.

Se eu quisesse colocar TV teria optado pelo serviço da meo e não no sapo, daí não ter alternativa porque a zon obriga a ter o serviço de tv por eles.
 
Eu ainda gostava de saber qual a operadora que dá a velocidade máxima que anunciam? Que eu saiba nenhuma.
E se anunciam os 100mb temos que ver as box da televisao que consomem e por isso nunca ficava com os 100 para a net.
Quem me dera ter essas velocidades, ja que ainda nao tenho fibra.

A PT, quer no Meo quer no Sapo, ambos os serviços fibra, dizem que garantem as velocidades contratadas sem asteriscos. Basta consultares o site deles.
 
Ja alguem ligou o ONT por cabo directamente a um PC, de preferencia com linux ou um MAC? é que estão lá as 100mb..

Eu percebo a questao inicial, a PT diz que sao 100mb garantidos e na verdade nao chegas as 100. Apesar da lei indicar que teem de garantir 80%, e nesse caso desde que tenhas acima de 80mb nao ha nada a fazer, se achas que a PT ao garantir os 100mb te levou a aderir aos serviços deles em prejuizo de outro operador entao tens toda a razao do teu lado.

Se por outro lado, estas satisfeito com o que tens: um bom ping, +20mb upload e um dw de meter inveja com uns generosos 91mb (para alem de te terem dado um router espetacular) o melhor é ficares como estas e nao te chateares mais com isso.

Eu tenho 100mb fibra da PT, e no MAC por cabo ou wireless tenho sempre cerca de 93/22 e um ping a rondar os 20ms tudo por um preço que ha um ano atras nao imaginei ser possivel. E tb tenho o router novo, pq parece que agora dao a instalaçoes de 100mb (os tecnicos que vieram ca disseram que era a primeira vez q instalavam aquele router e estavam fascinados a olhar para o speedtest). Nalguns portateis em ligaçao WiFi chego a ter mais de upload do que de dw (derivado as limitaçoes dos mesmos) e isso nao me chateia nada. Alias nem quero saber se a net esta a 50 ou a 100. Quero é que tudo funcione e nao ter de me preocupar com nada. Enquanto estiver assim, esta optimo!
 
A PT, quer no Meo quer no Sapo, ambos os serviços fibra, dizem que garantem as velocidades contratadas sem asteriscos. Basta consultares o site deles.
E se calhar até estão a dar exactamente os 100 megas que anunciam, visto que eles não especificam se os 100 megas só dizem respeito à payload do pacote ou se ao pacote completo. Se somares os 90 e tal megas por segundo que atinges com a meia dúzia de megas dos cabeçalhos do ethernet, PPPoE, etc. provavelmente tens mesmo os 100 megas. Outros operadores colocam os modems a sincronizar acima da velocidade contratada já precisamente para compensar os desperdícios causados pelos protocolos, na Meo configuram o serviço à velocidade exacta que anunciam.
 
ears não é uma democracia pelo simples facto que quem decide tudo é o ISP. A PT decidiu colocar assim o seu serviço. A maioria gosta. Mas mesmo que maioria não gostasse nada podiam fazer. Quem manda é a PT e ponto final. Percebido?

Em todos ISPs há clientes satisfeitos e insatisfeitos. Obviamente que quem percebe um bocadinho de internet no mínimo ri-se desta tua reclamação. Porque tu basicamente estas a desprezar a parte mais importante da tua ligação e a dar valor à parte menos importante. Relembro que tu tens 9/10 de down e 20/10 de up. Percebeste? Tens 90 % do contratado em download e 200 % no upload. Tu basicamente queres trocar por 290 % por 200 %. Como diz o Scolari: "E o burro sou eu?"
 
E se calhar até estão a dar exactamente os 100 megas que anunciam, visto que eles não especificam se os 100 megas só dizem respeito à payload do pacote ou se ao pacote completo. Se somares os 90 e tal megas por segundo que atinges com a meia dúzia de megas dos cabeçalhos do ethernet, PPPoE, etc. provavelmente tens mesmo os 100 megas. Outros operadores colocam os modems a sincronizar acima da velocidade contratada já precisamente para compensar os desperdícios causados pelos protocolos, na Meo configuram o serviço à velocidade exacta que anunciam.

Não estão a dar não e prova disso é a velocidade que tinha antes da migração, os 30mbits contratados em teste no site qos.sapo.pt tinha entre 29.9 e 30mbits. Os técnicos da PT foram os primeiros a dizer que a velocidade sincronizada era de 91mbits (no serviço de 100mbits) por causa de problemas com o router Thomson TG784N que reiniciava frequentemente por não aguentar o sincronismo de 100mbits.
 
Sim, na Meo Fibra existe PPPoE como no Meo ADSL. Já agora, existe outra coisa que rouba uns megas preciosos: o telefone e as meoboxes. Se o ONT está a fornecer 100 megas ao router convém recordar que este tem de usar os 100 megas que recebe na porta WAN não só para passar tráfego internet como para alguma chamada telefónica e para o serviço de televisão. Basta a meobox estar a gravar um programa ou alguém estiver a ver TV pela meobox que já há ali meia dúzia de megas a serem reservados para a box...

Lamento, mas qualquer uma das indicações que deste de roubo de largura de banda estão erradas. O telefone funciona através da internet normal e da sua própria largura de banda serve para a conecção e ligação via SIP. Cada canal utiliza no máximo 64 kbps e não 6 a 7 megas.
Por outro lado, o serviço de televisão meo através de Fibra (FTTH) utiliza um canal específico, encapsulado numa VLAN específica e não rouba largura de banda à internet, mesmo com 100 Megas. A meobox apanha um IP do range privado do Router da Thompson através do seu DHCP e autentica o seu MAC com os servidores centrais. A porta onde está ligada fica com duas VLANs e o broadcast do serviço é efectuado através da VLAN privada, sem qualquer influência na largura de banda de internet.

Na fibra da PT existem três larguras de onda no sinal óptico; Internet, broadcast serviços digitais e coaxial. É comum a todos os operadores nacionais em FTTH.

Uma pergunta que fica no ar para todos! Quem garante que a porta WAN do ONT não está fixada remotamente, por políticas do serviço, a 100Mbps Full-Duplex para serviços inferiores a 200 Mbps e daí existir a diferença de 9 Mbps por causa do encapsulamento TCP/IP?
 
ears não é uma democracia pelo simples facto que quem decide tudo é o ISP. A PT decidiu colocar assim o seu serviço. A maioria gosta. Mas mesmo que maioria não gostasse nada podiam fazer. Quem manda é a PT e ponto final. Percebido?

Em todos ISPs há clientes satisfeitos e insatisfeitos. Obviamente que quem percebe um bocadinho de internet no mínimo ri-se desta tua reclamação. Porque tu basicamente estas a desprezar a parte mais importante da tua ligação e a dar valor à parte menos importante. Relembro que tu tens 9/10 de down e 20/10 de up. Percebeste? Tens 90 % do contratado em download e 200 % no upload. Tu basicamente queres trocar por 290 % por 200 %. Como diz o Scolari: "E o burro sou eu?"

"Sim és tu" porque estás a olhar para o upload. A ti só te interessa o upload e a PT não manda no meu dinheiro, percebeste?

A ti já repeti 2 vezes e parece que continuas a não perceber, contratado é contratado, tens dúvidas sobre o significado da palavra contratado?

As pessoas que vi aqui fazerem chacota com a reclamação é porque se contentam com o que lhes metem à frente, não são de exigir o que têm direito, e não é um direito meu de reclamar com um serviço que não é prestado conforme anunciaram?

Relembro-te, pela terceira vez, que 10mbits de upload bastam, agora pergunto-te: qual é o teu problema sobre eu ter a necessidade de ter 10mbits e de não usar mais? Parece que tens problemas com isso senão não escrevias o comentário anterior.

Entendeste ou queres que te faça um desenho?
 
Back
Topo