vender fotos - como proceder?

eu conheço pessoal q tem sorte de viver em locais onde existem bastantes provas de rally e cenas assim e acabam vendendo fotos aos pilotos ;)

isto é 1 exemplo
 
Também queria fazer uns trocos, mas é naquela, como amador :(

Mas já tenho certas idéias, que quero ver se alguma forma tento por em prática.

Ui, sendo do Algarve é uma maravilha. Faz fotos boas de paisagens dos melhores sitios turisticos aí no Algarve (praias, etc) e leva para venderes à região de turismo...vais ver que lhe pegam;)
 
Ui, sendo do Algarve é uma maravilha. Faz fotos boas de paisagens dos melhores sitios turisticos aí no Algarve (praias, etc) e leva para venderes à região de turismo...vais ver que lhe pegam;)

Talvez pegassem, mesmo que fosse uma foto de umas ervas com uns flares provocados pelo sol...

Mas o teu nome tinha que começar por Nick e acabar em Knight..
 
Talvez pegassem, mesmo que fosse uma foto de umas ervas com uns flares provocados pelo sol...

Mas o teu nome tinha que começar por Nick e acabar em Knight..
Granda LOL

Realmente só neste país... E estava mesmo agora a falar disso com ele. A malta quer é nomes famosos e marcas, qualidade está quieto.

Estava-lhe a contar a história do ano:
Um homem foi à loja de fotografias com uma foto que tirou à filha no sofá com um.... Nokia N95! Queria fazer um quadro 1x1,70m.
Obviamente que por questões de qualidade de serviço, negaram-lhe dizendo que o telemóvel não tinha qualidade suficiente para isso, ao que o homem respondeu extremamente ofendido:
"não tem qualidade suficiente? Um telemóvel que vale mais que muitas máquinas profissionais? Lente Carl Zeiss? 5Mp? Devem estar a gozar comigo..."
Ainda lhe tentaram explicar que nos telemóveis as lentes são do pior que há, não têm nitidez nenhuma, que o sensor é minúsculo, que o WB falhou e que a pele da miúda estava azulada, que a compressão do JPEG era imensa, etc.
Foi-se embora a barafustar...

Qualidade para quê?!
 
Não compensa, acredita... Tens menos chatices se apostares a 100% no rigor e qualidade dos trabalhos. Ao menos assim os clientes confiam e voltam sempre.
Já aqui há tempos houve uma situação do género, para fazer uma tela com uma montagem manhosa no photoshop. A pessoa insistiu em fazer a montagem em em casa, depois não gostou do resultado final. Só levou a tela à terceira e não pagou as outras duas, mesmo assim não ficou satisfeita. Além da chatice ainda deu prejuízo.
 
Como eu disse, se fosse em Trás-os-Montes, faziam-lhe o quadro na hora, o homem não gostava e ficava mal servido, mas pagava e não bufava:D

Epá, acho que uma empresa que se oriente pelo rigor a longo prazo tem sempre mais sucesso.

Quanto ao "Nick Knight", não poderia estar mais de acordo...as coisas são assim mesmo por cá...infelizmente.

Cumps,
michael c
 
São ideias... Acho que manda a ética profissional avisar as pessoas que o que pedem não vai ficar bem e tentar orientar na melhor direcção possivel.. Se elas ainda assim quiserem fazer, é o dinheiro e a vontade delas..



PS: e não percebi essa de Trás-os-Montes...
 
O que eu quis dizer é que aqui em Trás-os-Montes as lojas de fotografia não iam hesitar em lhe fazer a fotografia para ganharem o €, mesmo sabendo que ia ficar mal.:D

Quanto a isso da fotografia em parte concordo contigo. Se o cliente insiste, mesmo aconselhado a não fazer de forma argumentada e sustentada, no final do processo se a fotografia ficar mesmo mal, a culpa será apenas e só dele.

Agora, o que infelizmente acontece, é que se o cliente ficar insatisfeito ainda vai culpar a loja por isso, mesmo os responsáveis da loja tendo avisado para o facto de aquilo não ir ficar bem.

São opções e formas de estar no mercado, varia muito de empresa para empresa. Acho que muitas vezes devem ser as empresas a proteger os próprios clientes, mesmo contra a sua vontade. Por outro lado as empresas visam o lucro e estão abertas ao público pelo que a recusa de um serviço que previamente está estabelecido como oferecido pela empresa, também não será um bom exemplo.

Cumps,
michael c
 
Ui, sendo do Algarve é uma maravilha. Faz fotos boas de paisagens dos melhores sitios turisticos aí no Algarve (praias, etc) e leva para venderes à região de turismo...vais ver que lhe pegam;)

Não moro no Algarve, mas sim na Ericeira ;)
 
Última edição:
Se conseguires boas fotos com a caixa de luz, nomeadamente de produtos, são muito procuradas nos bancos de imagens.

Eu vou fazer a minha este fds.:D
 
Se elas ainda assim quiserem fazer, é o dinheiro e a vontade delas..
Mas é a tua imagem enquanto empresa.

Imagina agora um cenário em que o cliente até adora aquela "coisa", por muito mal que esteja. Depois vai mostrar a outras pessoas "Olha, mandei fazer isto na loja "tal". Ficou impecável." e enquanto isso a outra pessoa, mesmo não dizendo, está a pensar "Fogo, que loja da tanga... Foste bem enganado amigo, mas mesmo bem.".
Depois começa-se a espalhar a palavra "Epah, "fulano" mandou fazer uma "coisa" na loja "tal" e ficou uma porcaria.".
And so on... Percebes a ideia?
É preferível perder um ou outro cliente mais chato do que ter uma ou outra "mancha" no portefólio.
 
Mas é a tua imagem enquanto empresa.

Imagina agora um cenário em que o cliente até adora aquela "coisa", por muito mal que esteja. Depois vai mostrar a outras pessoas "Olha, mandei fazer isto na loja "tal". Ficou impecável." e enquanto isso a outra pessoa, mesmo não dizendo, está a pensar "Fogo, que loja da tanga... Foste bem enganado amigo, mas mesmo bem.".
Depois começa-se a espalhar a palavra "Epah, "fulano" mandou fazer uma "coisa" na loja "tal" e ficou uma porcaria.".
And so on... Percebes a ideia?
É preferível perder um ou outro cliente mais chato do que ter uma ou outra "mancha" no portefólio.

:x2:

É mesmo isso. Portugal é um país pequeno, tudo se sabe. O boca-a-boca, especialmente em meios pequenos, conta mesmo muito. A reputação de uma empresa vale ouro mesmo. Uma mancha pode significar a perda de muitos clientes. Parece mentira, mas é verdade...
 
lembrei-me agr de outra questão...
jamiro, tu que és profissional na area diz-me uma coisa.. imaginando que ate arranjava uns bonecos jeitosos e que interessavam a alguem como seria feito o pagamento? deduzo que eles qd pagam esse tipo de fotos a freelancers queiram ter provas do pagamento para eventuais despesas ou assim n?
teria de lhes passar um recibo?
sendo eu amador como seria isso?

outra questão mais subjectiva será por qt posso vender... sei que cada caso é um caso, mas existe alguma tabela para este tipo de situações? fotos de amadores 50€, fotos de freelancers 100€ ?
 
eu não sou profissional.. ando por lá pois n tenho tempo devido aos estudos.

o q posso dizer q primeiro ves o media q é. um pequeno, semanario de cidade vai quase certamente dizer q n tem dinheiro para pagar mas o geral minimo é 30/60€ 6 fotos!

a Vert é 25€ à foto
 
Back
Topo