vender fotos - como proceder?

Se é uma venda tem de ter factura, não tem factura é economia paralela. :D

Entretanto fugindo um pouco à questão da fine art, queria apenas referir que a questão da venda directa de fotografias faz sentido numa situação em que o valor comercial da foto se extingue no tempo. Dou um exemplo, quando casei o fotógrafo fez negócio comigo e com os convidados que encomendaram fotos. Entretanto depois ao fim de um ano entrou em contacto comigo para saber se estava interessado em comprar as fotos e acabei por ficar com os ficheiros originais.

Esta transacção faz todo o sentido do ponto de vista do fotógrafo, pois eram fotos que já não tinham valor. Ao fim de um ano mais ninguém ia encomendar as fotos e basicamente estavam a ocupar espaço em disco. Ao vender desta forma ainda conseguiu arranjar mais uns cobres.
 
Calma, eu não te estou a a fazer nenhum ataque nem a presumir nada a cerca de ti ou do teu trabalho. Acho que estás a entender mal o que estou a escrever.

Apenas estou a pegar no facto de teres chamado venda Fine-art a algo, que peço imensa desculpa se ofendo, mas não o é pura e simplesmente. E não o é simplesmente pela forma como estás a vender as tuas imagens. Nada mais. E acredita que é o suficiente.
Basicamente o que estou a dizer é que ao venderes dessa forma estás a desacreditar e a tirar valor ao teu próprio trabalho, que até podia, muito possivelmente, ter muito mais valor do que o que tu lhe estás a dar. E sim, acredita no que quiseres, mas também estás assim a contribuir para o adormecimento que este país sempre teve em relação à arte.

Então se só vendeste uma imagem como é que fazes com que isso te alimente? Desculpa lá, mas existe aí uma grande dualidade de critérios na tua opinião, pois primeiro dizes que o fazes para te alimentar e depois dizes que só vendeste uma...

Só vendi uma imagem daquela maneira. E fi-lo exactamente porque precisava de dinheiro para comer. Se não tivesse vendido essa fotografia dessa maneira, não a tinha vendido e não tinha recebido.

Estás a ser ingénuo se achas que alguém se mete em fotografia de autor em Portugal para se conseguir alimentar...

Onde é que eu sequer mencionei isso? Eu sou autor e sou freelancer. Ganho + dinheiro com trabalhos comerciais (fotografia, design e web design), e cobertura de eventos e royalties. E mesmo assim não é o suficiente para me sustentar. E às vezes são alguns meses até alguém me contactar para algum trabalho. E nesses meses de seca, tens de fazer tudo para sobreviver, e para continuar a seguir o teu sonho. Há quem tenha a sorte de ter sempre dinheiro no bolso para poder tomar as decisões perfeitas. Infelizmente eu não sou uma dessas pessoas.

Anyway, isto é apenas a minha opinião e já que isto é um forum eu sou livre de a dar quando e como quiser desde que não falte ao respeito a ninguém... De qualquer das formas peço desculpas se feri susceptibilidades.
Estás livre de dar a tua opinião, mas honestamente senti-me desrespeitado e humilhado quando metes o meu nome para dar um exemplo de "sem brio nem cuidado e ao desbarato". Estás não só a atacar-me pessoalmente, como a espalhar uma imagem completamente errada da minha pessoa e do meu trabalho.
 
Se é uma venda tem de ter factura, não tem factura é economia paralela. :D

Entretanto fugindo um pouco à questão da fine art, queria apenas referir que a questão da venda directa de fotografias faz sentido numa situação em que o valor comercial da foto se extingue no tempo. Dou um exemplo, quando casei o fotógrafo fez negócio comigo e com os convidados que encomendaram fotos. Entretanto depois ao fim de um ano entrou em contacto comigo para saber se estava interessado em comprar as fotos e acabei por ficar com os ficheiros originais.

Esta transacção faz todo o sentido do ponto de vista do fotógrafo, pois eram fotos que já não tinham valor. Ao fim de um ano mais ninguém ia encomendar as fotos e basicamente estavam a ocupar espaço em disco. Ao vender desta forma ainda conseguiu arranjar mais uns cobres.

Sim, tens razão, mas não sei mesmo como funciona, e havendo impostos, nem sei de que tipo serão.

Só vendi uma imagem daquela maneira. E fi-lo exactamente porque precisava de dinheiro para comer. Se não tivesse vendido essa fotografia dessa maneira, não a tinha vendido e não tinha recebido.



Onde é que eu sequer mencionei isso? Eu sou autor e sou freelancer. Ganho + dinheiro com trabalhos comerciais (fotografia, design e web design), e cobertura de eventos e royalties. E mesmo assim não é o suficiente para me sustentar. E às vezes são alguns meses até alguém me contactar para algum trabalho. E nesses meses de seca, tens de fazer tudo para sobreviver, e para continuar a seguir o teu sonho. Há quem tenha a sorte de ter sempre dinheiro no bolso para poder tomar as decisões perfeitas. Infelizmente eu não sou uma dessas pessoas.


Estás livre de dar a tua opinião, mas honestamente senti-me desrespeitado e humilhado quando metes o meu nome para dar um exemplo de "sem brio nem cuidado e ao desbarato". Estás não só a atacar-me pessoalmente, como a espalhar uma imagem completamente errada da minha pessoa e do meu trabalho.

Como ainda não percebeste eu vou voltar a referir que me estava a referir ao facto de chamares fotografia Fine-art quando fazes esse tipo de venda. Era só neste ponto que estava a pegar.

Quanto à falta de brio é exactamente por isso. Num lado chamas fotografia Fine-art, logo estás a atribuir um estatuto de arte ás tuas imagens, o que é legitimo e é assim que deve ser quando deve ser, mas por outro lado fazes um tipo de venda que nada tem a ver com o sistema de arte, e como foi uma opinião que estava a dar a outro user estavas a induzi-lo, de certa forma, em erro, pois assim o user ficaria a pensar. De qualquer das formas não foi com o intuito de te ofender e peço desculpa se assim foi, se calhar expressei-me mal.
 
Acabaste de colocar uma questão muito interessante.

Eu acho que se for a nível comercial, como pode ser considerado prestação de serviços, deves passar recibo e como tal declarar. Com comercial estou a falar de alguns exemplos que deste como stock ou fotojornalismo.

Quanto à fotografia de autor não faço a mínima ideia de como se procede. Mas é uma muito boa questão que vou ter de colocar a quem sabe do assunto e depois posso colocar aqui a resposta. Não sei mesmo até que ponto funcionam os impostos em relação à arte, mas julgo que nem é algo aplicável. Mas não sei mesmo.

no que toca a fotografia comercial n sei como se processa, pois posso fotografar um momento qq e vender imediatamente.
n tenho recibos, n posso passo passar nada.
n será de mais salientar que se deve levar a foto impressa e NUNCA deixar papel ou ficheiro sem trazer o pagamento...

qt à fotografia de autor será interessante ter os preços para a imagem e tb para o quadro/tela pronta.
convem investigar o mercado de forma a conseguir algum lucro

mas se tiveres alguma info sobre essa questão depois deixa ai
 
no que toca a fotografia comercial n sei como se processa, pois posso fotografar um momento qq e vender imediatamente.
n tenho recibos, n posso passo passar nada.
n será de mais salientar que se deve levar a foto impressa e NUNCA deixar papel ou ficheiro sem trazer o pagamento...

qt à fotografia de autor será interessante ter os preços para a imagem e tb para o quadro/tela pronta.
convem investigar o mercado de forma a conseguir algum lucro

mas se tiveres alguma info sobre essa questão depois deixa ai

Na fotografia comercial de certa forma acaba por ser um buraco pois pode ser prestação de serviços ou acto único. Isto se fores freelancer. A questão acaba por estar em pedirem recibo ou não, ou se tu queres mesmo passar um ou não.

Quanto à fotografia de autor, em termos de preços de impressão com molduras/outros para se poder fazer um balanço de lucros o melhor sitio que conheço para imprimir é aqui. É provavelmente o único sitio em Lisboa onde se fazem impressões fine-art à séria com qualidade para exposição/galeria e para venda. São caros, sim, mas são bons, Provavelmente os melhores em Portugal e tem os melhores papeis existentes no mercado assim como as melhores impressoras. Também fazem emolduramentos (nãos ei se esta palavra existe) e outras coisas semelhantes.

Quanto á parte da venda de fotografia a nível autoral quando souber algo coloco aqui pois realmente acho uma questão muito importante que pode interessar a muita gente.
 
Melhor que a ***** tens a Sempre na Av. da Liberdade por cima da loja da Gant logo depois do Hard Rock café. Esta loja pertence à Fuji e as impressões têm muita qualidade, muita variedade de formatos e os preços são bons, então se fores profissional na área ou estudante universitário os preços descem para menos de 50%. Na ***** não são maus, mas pelo preço há melhor.

É claro que depois depende das tuas intenções com as imagens. É desnecessário gastar-se 100€ numa impressão para ter simplesmente no quarto. ^^
 
Já agora...
(Desculpem lá o "desenterranço" de tópico)

Li aí atrás que uma maneira de impedir que roubem as fotos é colocar um "watermark", portanto uma qualquer marca em cima da foto que torne a foto inutilizável para fins comerciais,
usando para tal (imagino) um qualquer software de processamento de imagem como o photoshop.
Isto é seguro?
Ou seja, não há maneiras de "reverse engineer" essa marca?
 
Já agora...
(Desculpem lá o "desenterranço" de tópico)

Li aí atrás que uma maneira de impedir que roubem as fotos é colocar um "watermark", portanto uma qualquer marca em cima da foto que torne a foto inutilizável para fins comerciais,
usando para tal (imagino) um qualquer software de processamento de imagem como o photoshop.
Isto é seguro?
Ou seja, não há maneiras de "reverse engineer" essa marca?


qq cromo do photoshop tira uma marca de agua com relativa facilidade

eu so meto nas minhas mais para dar trabalho, pq facilmente se tira aquilo.
então se for nos cantos como alguns metem basta um crop
 
Confere.
Há sempre aquela opção de publicar as fotos com pouca resolução, para tentar limitar um pouco mais.
A marca de água dá sempre mais alguma salvaguarda, mas é um facto que não impede nada.
 
um pequeno desenterraranço

existe alguma barreira legal na venda de fotos de monumentos por ex?
suponhamos que fiz uma foto toda pipi da torre de belem e quero vender meia duzia de prints daquilo. existe algum "direito à imagem" do monumento?
ou uma foto xpto de um eléctrico a subir a avenida.. a carris tem exclusividade da imagem do trolley impossibilitando-me de a reproduzir?

TIA
 
sim, há direitos de imagem, não podes andar ai a vender fotos de monumentos, sem pagar licenças e taxas, se isso fosse assim então não faltaria era um negocio da china...
 
asustdk acorde homem, uma coisa é tirar fotos e partilhar nas redes sociais, outra é fazer negocio e vender, percebido? que é isso que se está a falar, portanto para a proxima pense bem sobre o que se está a descutir antes de comentar...

e mesmo publicar fotos em redes sociais e blogs tambem está sugeito a direitos de autor e arranjar chatices... informe-se 1º depois comente...
 
Última edição:
asustdk acorde homem, uma coisa é tirar fotos e partilhar nas redes sociais, outra é fazer negocio e vender, percebido? que é isso que se está a falar, portanto para a proxima pense bem sobre o que se está a descutir antes de comentar...

e mesmo publicar fotos em redes sociais e blogs tambem está sugeito a direitos de autor e arranjar chatices... informe-se 1º depois comente...

Lol. Vá lá ver melhor o que é o Fotolia antes de entrar a pés juntos.
 
Epa @touromelga, desculpa lá, mas já não é só neste tópico, entras sempre a pés juntos com os users a dizer para se informarem ou que estão errados e que não é assim, mas se eles estão que tal dizeres qual é a maneira certa?

Qual é Lei que diz que para vender uma foto da Torre de Belem tenho que pedir algo a alguém? No site da Fotolia esta la explicado, mas parece que eles estão errados segundo dizes.

Publicar fotos em redes sociais e blogs sujeito a direito de autores de que? Se a foto for minha é minha, só tenho de me preocupar se não é uma fotografia de uma pessoa que não me tenha autorizado a publicar a sua foto.

Não te vou dizer para te ires informar como fizeste em cima rudemente com o outro user, mas vou-te dizer para quando disseres que alguém esta errado que expliques porque ou que indiques uma fonte com a explicação. E agora sim rudemente caso aches que não tens de explicar nada quando dizes que alguém esta errado e o mandes ir informar-se, não digas nada.
 
Falando especificamente nos bancos de imagens:

A) Em Teoria

É sempre preciso ( e sempre foi ) uma "Property Release" do "dono" para vender em Royaltie Free. Aplica-se tanto a edifícios/propriedades privados como públicos ( Monumentos / Locais Históricos )

Existem casos que não vais conseguir essa "autorização". Mas podes vender como "Editorial". Quem compra tem que utilizar como tal.

Cada Agência tem uma lista de restrições conhecidas sobre locais/edifícios.

A partir do momento que as fotografias são aceites e validadas pela agência, é esta que se responsabiliza pela a aplicação correcta das licenças ( com um aparte que explico abaixo ).

B) Na prática

Tenho vários edifícios/detalhes particulares e públicos e ainda não preenchi uma única release. Como é obvio eu fotografo uma falhada de uma casa, e duvido ( tal como a agência ) que o dono ande pela internet fora a investigar que a sua casa está numa fotografia sem a aprovação dele. Mais... mesmo que descubra ele tem que provar que é mesmo a casa dele. E mesmo que se prove, a agência aceitou a fotografia e colocou-a à venda...

No caso especifico dos monumentos, é sempre ideal vender como Editorial invés de RF ( o preço é o mesmo ). Já como RM ( Rights Managed ) esquece. Sim, dá mais dinheiro, mas aí nenhuma agência aceita a fotografia sem as devidas autorizações.

E depois tens aqueles casos em que a agência passa por cima dos dispostos legais, mas desde que fique por escrito não me tira o sono.

Por exemplo, um dos meus "F-16" está como editorial ( Tem marcas, tem o piloto e é "propriedade" pública ), e digo-te que 80% das vendas é "não editorial".... Até capa de um livro já foi LOL

Isto quando a agência não te pede para vender com o licenciamento "errado".

------------------------------------------------------------

Agora, no geral, e com a experiência do stock, e pelo que leio, nunca ouvi de falar de taxas. Autorizações sim, mas taxas não.

Em relação ao Facebook tenham o cuidado de ler que eles mudam o TOS mais vezes que eu mudo de cuecas... Eles podem utilizar as nossas fotografias como RF , mas estão blindados se der asneira...
 
CoisaX não estou a falar de bancos de imagem neste caso
refiro-me por exemplo a ebay, ter uma página minha ou simplesmente imprimir fotos e vender na rua

no entanto foi um post esclarecedor nessa vertente
 
Back
Topo