vender fotos - como proceder?

Sim, mas a filosofia ajuda em vários casos.

As leis variam de país para país, mas de "base", o que deverias fazer:

A) - Contactar a Entidade proprietária e saber se precisas de autorização para fotografar. Saber se existe algum copyright sobre o edifício e/ou parte dele.
B) - Consultar a Lei desse País sobre copyright/fotografia. Quando digo Lei, é mesmo os decretos.
C) - Preferencialmente consultares um advogado.


No caso do Ponto A, podes logo atalhar caminho. Se não te exigirem autorização, e não houver copyright, é fotografar e vender até ficares milionário. Um bom exemplo é a Torre Eiffel. De dia, podes fazer isso sem autorização, mas, à noite, não podes vender ( podes fotografar ).

Mesmo que não te exijam autorização, tenta ser especifico na consulta que fazes. E é aqui que "a porca pode torcer o rabo".E prefiro exemplificar porque a lei é uma confusão ( e omite alguns detalhes ):

Exemplo 1: Imagina que tens uma empresa de limpeza de edifícios privados e públicos. Utilizas a fotografia de um cliente + a fotografia da torre de belem num site, em publicidade, etc.. Não terás problemas.

Exemplo 2: Tem uma empresa de construção civil chamada "Construtora Torre de Belém" e afirmas que fazes construções "antigas" e com o mesmo "design". Grandes problemas...

Isto pode chegar a este ponto ridículo: Tem as devidas autorizações, ninguém te cobra direitos, mas fotografas a Torre de Belém toda torta e começas a vender postais. Sim, podem exigir direitos ($$$) porque o teu negocio está a denegrir o "deles".

Só uma chamada de atenção, e até já me aconteceu: Privados. Autorizam tudo, mas, se souberem que vais ganhar dinheiro com isso, também querem ganhar dinheiro. Agora, supõe que existem várias casas com o mesmo design, também tens que ter em conta o arquitecto.

( * puf puf puf* )

Logo que tenhas o Ponto A) devidamente "arrumado", nunca deixes de trabalhar sobre o ponto B). O C) será sempre opcional.
 
existe alguma barreira legal na venda de fotos de monumentos por ex?
suponhamos que fiz uma foto toda pipi da torre de belem e quero vender meia duzia de prints daquilo. existe algum "direito à imagem" do monumento?

Neste momento, depende muito do pais e da situação específica. Não terias de pagar nada com a torre de Belém. Mas se quisesses fazer o mesmo com piazza San Marco em Itália, já precisarias de uma licença. Isto porque em Portugal há "liberdade de panorama" para edifícios, mas em Itália não. Mais info aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Freedom_of_panorama

Agora é assim, mas nova nova legislação europeia pode vir a normalizar isto para pior. Já alertei sobre isto no tópico: http://forum.zwame.pt/threads/liberdade-de-panorama-em-perigo.921472/
 
Neste momento, depende muito do pais e da situação específica. Não terias de pagar nada com a torre de Belém. Mas se quisesses fazer o mesmo com piazza San Marco em Itália, já precisarias de uma licença. Isto porque em Portugal há "liberdade de panorama" para edifícios, mas em Itália não. Mais info aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Freedom_of_panorama

Agora é assim, mas nova nova legislação europeia pode vir a normalizar isto para pior. Já alertei sobre isto no tópico: http://forum.zwame.pt/threads/liberdade-de-panorama-em-perigo.921472/

então supostamente eu posso fotografar a torre de belem, a ponte 25 de abril, o bom jesus de braga, whatever.. imprimir as fotos e montar uma mesinha na calçada a vender e a unica coisa que me podem cobrar é uma licença de venda na via publica.
é isso?
 
Podes tirar as fotos que quiseres, porem só podes publicar as fotos que tirares enquanto as luzes da torre estiverem desligadas. Neste caso que perguntas-te até é um caso excepcional. Não conheço mais nenhum edifício que esteja condicionado por um "horário"!
 
Olá pessoal, então se eu fizer uma longa exposição durante a noite à torre Eiffel, depois não posso publicar a foto em lado nenhum?
Cumps
 
Tal como a muita gente nas auto estradas a circular a 180km/h ou 200km/h.

Também não se podem tirar fotos na estação do oriente sem autorização e quantas se por aí? Milhares delas!

Como em tudo é necessário bom senso, e normalmente só vão implicar contigo se a fotografia tiver fins comerciais, mas a que se perceber que sendo para fins comerciais ou pessoais podem sempre vir implicar.

Fotografia de rua, que é tão comum agora, quem publica fotos dessas está a ir contra a lei também, não teve autorização da pessoa fotografar para publicar a foto, mas também só vai ou pode vir a ter problemas se a pessoa vir a foto dela publicada e decidir iniciar algum processo contra o fotógrafo.
 
Tenho um familiar que foi abordado por um funcionário de uma Imobiliária.

Questionaram-no de quanto é que ele cobrava para ir tirar fotos aos imóveis. Não soube responder na hora e pediu-me opinião. Eu também não faço ideia.

Um valor fixo para casa imóvel, ou deve-se ter em conta o numero de assoalhadas?

Qual é a vossa opinião?
 
Nem uma nem outra, se for para fotografar uma casa numa zona de habitacional normal faz-se um preço, se for para uma casa na Quinta da Marinha ou na Quinta do Lago outro valor totalmente diferente.

Os valores diferem por varias motivos, como as expectativas dos clientes em relação as fotos, na Quinta do Lago tens de ter muito mais atenção aos detalhes. O cliente vai fazer muito mais lucro com as fotos que o outro que tem um T3 em Alvalade.

Para o de alvalade fazia o orçamento por assoalhada para o da Quinta da Marinha para a casa (com base no numero de assoalhadas que tenha).

Outro factor a ter em conta e um dos mais importantes é quantas fotos o cliente quer que lhe sejam entregues, pode crer uma por assoalhada, como podem crer 2 ou 3 da sala, caso a mesma seja muito grande e tenha vários acessos (ex: foto normal só a mostrar a sala, foto da sala com porta que dão para a piscina, foto da sala tirada do lado de fora ao p da piscina,.....)
 
Hoje fiz o meu segundo "trabalho" :P
Foi numa de amigos, tinha a câmara e surgiu.
Eram precisas 6 fotos de passe e quiseram também uma foto 13x18 cm que tirei lá em casa.
Querem a todo o custo pagar, porque entretanto vim a casa, imprimi as 6 fotos de passe (4.5x3.5 cm) e a 13x18 cm.
Claro que neste caso não vou aceitar, mas estavam lá outras pessoas que ficaram interessadas - a esses já levo dinheiro ;)
Ficaram abismados por eu lhe ter tirado uma espinha que ela tinha na testa (bem grande por sinal) e acrescentei-lhe um dente que lhe faltava (LOL).
Já estão todos com ideias e já vou ter uma sessão de fotos com uma das amigas que lá estava que tem uma bebé de 3 meses.
Isto é excelente para ir aprendendo também.
Mas não faço ideia de quanto levar por cada trabalho.
Neste caso das 6 fotos de passe e a 13x18, quanto é que acham?!
Já vendi uma A4 com moldura dos chineses por 30 francos :P (a moldura foi 5 francos, a folha de foto glossy da HP foi 2 francos e o tinteiro que gastei nem sei - mas encaixei ali um bom lucro).
Aqui (Suíça), se formos fazer fotos de passe paga-se facilmente mais de 20 francos - eu estou a pensar pedir 1franco por cada foto de passe e 8 a 10 pela 13x18 cm.

É muito, é pouco?!

Cumps
 
Back
Topo