Ventoinha 80mm mais silenciosa possível para PSU

chight

Power Member
Boas,

Estou a tentar fazer aqui um sistema quase totalmente silencioso...

Neste momento tenho:

1 board microATX com som/gráfica/lan incluídas ( sem fans )
1 cpu P4 2.0 com thermaltake spark 7+ @ 1300rpm ( +/- 17db)
1 ventoinha na fonte de 300W ( o único barulho audível no momento ).

como o pc não tem disco e faz boot de uma usbdisk de 32Mb, o problema de barulho do disco não se coloca.

alem do k foi referido o pc só tem mais a caixa em si, um DVD e uma memória de 256 DDR.

Como ja devem ter calculado é para ser usado com o GeexBox que ontem divulguei aki, a fazer de standalone multimedia player na sala...

Agora o que eu precisava era uma boa ventoinha para a fonte de alimentação que fosse bueee silenciosa... Não me importo de mais um bocado, desde que isto fike em condições.. Além disso nao sei se o mais importante ainda é ela ser estável do que silenciosa, uma vez que quando ponho a fan aparafusada há mais barulho devido à vibração.. Já cortei a grelha da caixa da fan, para nao haver "impedimentos" na passagem do ar, e haver menos probabilidade de zumbido...

O que aconselham? ( marcas, preços etc)

Obg e Cumps
 
viva

q tal uma:

NOISEBLOCKER ULTRASILENT FAN S1 80MM
11dB(A).
38 m³/h 11dB(A) 0,96W 100.000h


+- por 12€


talvez seja a melhor opção em termos de ruido!!!!

acho q as PAPST tb sao algo silenciosas, mas nao se comparam as NB
 
thanks,

PS: acabei de reparar k este dvd da sony bufa k nem um doido... quais sao os dvd's mais silenciosos?
 
Última edição:
Eu sugeria o seguinte:
Colocar a fan fora da fonte de alimentação. Para ficar ainda melhor comprava um adaptador de 80-120mm e colocava uma fan de 120mm. Para o mesmo poder de refrigeração podias colocar a fan ainda mais silenciosa. Assim de repente ia para uma Enermax que têm um regulador da frequência de rotação. Era facilimo alterar a rotação.
Os problemas de vibração resolvem-se facilmente colocando uma borracha entre a fonte e a fan ou o adaptador. Uma anilha de borracha qq. De borla e eficiente:D

Agora fazia eu uma questão e que seria a cereja no topo do bolo:D
Estive a ver a thread que inicias-te e espero hoje experimentar como aquilo funciona. A minha questão era se o GeexBox suporta a transferencia através de rede (não está bem dito mas acho que se percebe). A ideia era aceder a outro pc pela rede interna. Isso resolvia o problema do barulho da drive de cd. Além de que comparando o barulho de um disco rígido com o de uma drive de cd o disco ganha aos pontos.
Há uns tempos ensaiei uma solução que consistia em ter um portatil ligado à televisão a ler um divx que estava no PC principal. No entanto a imagem estava um pouco lenta.
O Portatil era um PIII 600Mhz com 256MB de ram e o SO o XP. Não correu muito bem.
Mas a limitação que tu tens é realmente o barulho da drive de cd. Era preferivel ter um disco. Ou o GeexBox só lê do CD?
Ainda não explorei o SO pelo que tenho estas questões todas.
Tb procuro uma solução dessas.
Quanto às drives mais silenciosas não sei responder mas se fores tão esquisito como eu nesse campo não sei se alguma te vai satisfazer. Mas insisto no ponto que um disco destes mais recentes da Seagate ou Maxtor que é o que conheço é inaudível qd comparado com uma drive.
 
thanks metro,


a geexbox permite tu acederes a shares de samba/netbios por rede, e também criar os próprios shares na máquina geexbox. Assim, pode-se abrir um filme directamente pela rede, ou copiar um filme para a geexbox e depois vê-lo. Tambem suporta alguns adaptadores wireless por isso até da para se fazer a coisa com estilo.

O SO pode bootar de um CD, de um USBDISK, ou um disco, por isso quanto aí é facil, o problema mesmo é o barulho da drive... de certeza que tem que haver alguma maneira de silenciar isto... talvez limitar a velocidade da drive... nos dvd's de sala, akilo nao faz barulho nenhum, e em muitos casos o que tem la dentro é um dvd normal :)

ja tive a testar a geexbox, com divs, mp3 e audio. Vou mais logo ver se compro os componentes para fazer o receptor de infra vermelhos e depois uso um comando da sound blaster platinum que tenho para aki e que é suportado.

agora quanto à ventoinha, acho que vou para a noiseblocker mesmo, secalhar compro 2, e fico com uma para melhorar o airflow dentro da caixa. Agora o problema, é que dada a configuração da PSU, nao sei se devo meter o ar a puxar pa dentro, ou a mandar para fora.... uma vez que a fan nao esta virada pa fora da caixa, mas pa dentro :| Já agora, de que tamanho eh k sao as fans k esta caixa suporta ali ao lado da fonte... (60mm?).

1.jpg


2.jpg
http://xaite.d2g.com/3.jpg


3.jpg
 
Vamos por partes:
Fans atrás da caixa:
O standard nas caixas é de 80mm.
Se medires de parafuso a parafuso em linha recta, deve ter 7 cm. Para as fans de 120mm esta medida são 10,5cm.
Mas parece-me que a medida será de 80mm. Pelo aspecto.

Ventoinha da fonte:
Pelo que vejo a minha ideia não foi grande coisa. Porque como deves ter percebido estava a pensar que a fonte tinha uma fan atrás e não na parte de dentro da caixa por cima do local do CPU. Parece-me estranhoa a fan meter ar para dentro do PC. Isso só faz com que a caixa fique mais quente. Eu metia a fan a tirar o ar da caixa. Deve ser suficiente para arrefecer a fonte o ar que ela tira.

Cooler do CPU:
Eu tirava a protecção de metal que ela trás. Isso só serve para restringir o airflow. Embelezamente é zero e com a caixa fechada não precisas de nada disso.

Quando eu falei da enermax estava a pensar neste regulador que as ventoinhas trazem e que permitem ajustar a velocidade de rotação.
url]


Página das fans http://www.maxpoint.com/products/perph/spec_pg/ucfab/index.htm

Isto permite não meteres nenhum reobus. Por outro lado podes sempre cortar dois fios numa ficha molex e ficares com a fan a 5V. Agora não me lembro quais são os fios mas posso ver isso.

Eventualmente pensava em alterar na caixa era a fonte. Estou a lembrar-me das fontes novas que a EuroTech tem. Comporei uma de 460W. Custou 53€ acho. A vantagem é que tem uma fan de 120MM. Não a houves. Eventualmente era o que compraria. Não metia mais fans atrás e imaginando que cada fan custe 10€ a diferença de preço não é extraordinária e os teus ouvidos vão agradecer:)

Já gravei o iso para um cd e pelos vistos ele descarrega para a RAM o SO e depois cospe o cd e fica a funcionar. Não vi a opção onde se pode configurar a possibilidade de aceder ao disco ou à rede.
A parte de ler o filme pelo cd é que me parece que deves alterar. Ou rede ou disco rígido. Resolvia a parte do barulho.
 
Metro:

Afinal as fans atras da caixa sao de 60mm, arranjei uns adaptadores de 80mm -> 60mm mas penso que não vou chegar a utilizar, pois tenho andado a ver as temperaturas e mantêm-se relativamente fresco.

Obg pela dica da grelha do cooler do CPU, ja tinha pensado tirar isso mas depois esqueci-me.

Relativamente ao cooler da PSU, o que fiz foi mesmo isso, meti uma a mandar para fora. Acabei por não comprar uma Noiseblocker e comprei antes umas de 6.5€ na *****, da Nexus, de 17db e ficou mt fixe !. É espantoso... quando ligo o pc não se ouve nada :)

Fan: http://www.nexustek.nl/80mmcasefan.htm

Quanto ao boot, se reparares, quando o boot do linux arranca, há ali uma fracção pekena de tempo em que podes escrever, e se escreveres install ele instala a cena em HDD :) Ontem ja tive a ver movies com isto, ligado directamente por Tvout ah TV. Ta mt fixe.

Agora ando a fazer um receptor de IR compativel com LIRC, e vou aproveitar um comando da creative audigy platinum pa controlar as cenas :)
 
metro disse:
1.Ele instalo o que? O SO?
2.Mas posso fazer isso num disco que tenha o XP? 3.O disco tem que ser só para o Geerbox? 4.E como meto os filmes no disco ou vou buscar a outro PC.
:(

1. Yep, instala o SO.
2. Hmm... eh capaz de dar, tens de eh configurar o LILO ou GRUB manualmente para suportar a Geexbox... no fundo é como uma distro qquer, mas penso que nao esta pronta para se autoconfigurar automaticamente no bootloader.
3. Nao, podes ter lá mais coisas claro :) Alias, se tiveres mais k um disco, depois quando fazes open, na geexbox ele lista-te as drives k estao montadas e podes aceder a kker uma delas
4. Simples. Quando a geexbox ta logada, da pa ver o IP dela, ou ate configurar antes de criar a iso, qual o ip da makina. Depois eh so aceder via FTP, ou Samba (se tiveres criado os shares) e enviar os files. Para ir buscar a o outro disco ainda nao checkei.

La no site ha mts de info sobre isso tudo, eh uma questao de um gajo ter tempo para ler akilo ( coisa que agora eh dificil ) :)
 
Última edição pelo moderador:
oops metro... enganei-me e em vez de carregar no citar carreguei no editar do teu ultimo post :|

deve ser das horas :|
 
Obrigado:)
Já pensei várias vezes no pormenor do editar.
Já esteve quase a acontecer-me tb. Vi a tempo:D
Tenho que ir tentando. Estou a montar uma máquina para Linux. Vamos a ver se melhoro a minha prestação com Linux. Espero que sim.
 
Back
Topo