1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ventoinha 80mm Silenciosa

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por AMPlink, 6 de Janeiro de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 1495)

1. AMPlink

AMPlink Power Member

Boas,

Preciso de comprar uma ventoinha de 80mm mas que seja extremamente silenciosa.
    É para substituir a que tenho actualmente no meu processador e que começou a fazer muito barulho, tornando-se incomodativa.

Pelo que li, as NoiseBlocker são silenciosas mas gostava de ouvir opiniões.

2. danielG

danielG Power Member

Se tu queres algo extremamente silencioso, talvez seja mais sensato substituir o dissipador do CPU por um que leve uma ventoinha de 120mm . Uma ventoinha maior pode girar muito mais devagar.

Estás a usar o dissipador stock da AMD? Os que eu tenho cá em casa têm ventoinhas de 65mm.

Não te posso recomendar ventoinhas de 80mm. Só tenho experiência com ventoinhas de 120mm.

3. AMPlink

AMPlink Power Member

DanielG, obrigado pela sugestão.

O dissipador stock que tenho neste momento é de 70mm mas consigo segurar lá uma ventoinha de 80mm facilmente.

De qualquer forma, já me desenrasquei! Lembrei-me de utilizar a ventoinha que estava na tampa lateral da caixa e que não estava ligada, e é muito silenciosa. É da marca Omega (!) e veio com a caixa da marca 3RSystem.

4. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

para cpu vai para noiseblocker ou scythe... agora o importante é controlares a velocidade da fan para não estar sempre em altas... usas o speedfan ou algo do género?

5. AMPlink

AMPlink Power Member

Se a ventoinha só tiver o fio preto e vermelho, é possivel controlar a velocidade da mesma?

6. RSC

RSC Power Member

De 80mm? Noctua NF-R8. Mais silenciosa que esta não encontras. E vem com dois adaptadores para reduzir a velocidade se desejares ainda mais silêncio.

7. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

as noctua para o cpu não são as mais indicadas... podes ter resultados mais eficientes com outras, bem mais baratas... existem testes sobre isso... tem a ver com o formato das lâminas gerar menos pressão de ar...

e esses adaptadores podes fazer facilmente com qq molex reduzindo a ventoinha dos 12v para 7v ou 5v...

relativamente aos fios, penso que tenham de ter os três fios, mas não posso garantir...

8. AMPlink

AMPlink Power Member

Pelo que li, essa Noctua é mesmo silenciosa! É pena ser um pouco cara e não a encontrar nas lojas aqui perto...

Também tenho a noção que tem que ter 3 senão não se consegue controlar a velocidade.

Ai sim? E podes explicar-me como se faz ou indicar-me onde posso ver isso?
    Só dá com molex ou posso fazer isso com as ligações na board?

Última edição: 8 de Janeiro de 2009
  9. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

opta por scythe ou noiseblocker... são igualmente boas e não pesam tanto na carteira :) no processador o mínimo será uma ventoinha de 1200/1500rpm...

vê este artigo por exemplo: http://www.silentpcreview.com/article6-page1.html (e já agora pesquisa um pouco no site, tens lá mta info de fans silenciosas)

ou procura no google por 12v to 7v que encontras mta coisa...

mas no caso da ventoinha do cpu, o ideal é usares o speedfan ou um programa do género... programas para andar mais depressa se o processador aquecer, e desacelar quando o processador arrefece.

10. AMPlink

AMPlink Power Member

Vou dar uma vista de olhos.

Obrigado a todos pela ajuda.

11. dadav5

dadav5 Power Member

Boas,
    já k se fala de ventoinhas de 80mm, por akaso tb pensei abrir um tópico a perguntar o mesmo, mas já andei a ver e não encontro muita coisa a falar de ventoinhas de 80mm.
    Alguem me sabe dizer se uma fan da marca Silenx de 80mm é silenciosa ou é só Marketing.

Cumps.

12. Gizb0

Gizb0 Power Member

Tenho uma (120) e é muito porreira. Deixa um bafo jasus (cfm90). Para mim é silênciosa. Só a ouço por causa do fluxo de ar que passa no dissipador. Fora isso muito porreira mesmo, é pena é ser extremamente cara. Para mim vale a pena.

13. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Ela é silenciosa, mas...
    Há muitos relatos de avarias dessas fans.
    Não te metas nisso.

Cumps

14. RSC

RSC Power Member

Não compres ventoinhas SilenX. Não são tão silenciosas como publicitam e avariam que se fartam.

15. news_js

news_js Power Member

Eu tenho na minha caixa ventoinhas de 80mm PAPST e quando as comprei, há alguns anos, eram do melhor que por aí havia.

16. devil_fox

devil_fox Power Member

boas eu tenho 2 noiseblocker xl2 80 mm e na grafica tenho 1 noiseblocker xl1 de 12mm ,tenho as 3 a trabalhar ao mesmo tempo e nem se ouvem,vai pelas noiseblocker pq sao de preço acessivel e sao de confiança,cumps

17. RSC

RSC Power Member

Sim, as Papst costumam ser muito boas.

18. Extract

Extract Power Member

Para mim fikei fa das ventoinhas Tacens ... comprei para o meu CPU umas Tacens Aura de 12mm, sem qq reclamação ... e conseguem por no bolso as noiseblocker ... basta ver as especificações :P ... as de 80mm ? n sei, mas deduzo q sejam boas.

Conhecimento : Link da Marca

Partilhar esta Página