1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ventoinha 90mm...rotação em sentido contrário...

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por WindWalker, 30 de Janeiro de 2006. (Respostas: 13; Visualizações: 1654)

1. WindWalker

WindWalker Power Member

Tenho uma ventoinha da Enermax 90mm que tem as setas a indicar rotação e sentido do fluxo de ar...Uma seta que aponta para cima e outra que aponta para a esquerda...Ou seja, sentido anti-horário se imaginarem a ventoinha a rodar e com o fluxo de ar apontado para o CPU...

Há ventoinhas com seta a apontar para cima e a outra para a direita?

2. Daemon

Daemon Power Member

Acho que rodar para a direita ou para a esquerda vai dar exactamente ao mesmo.. :confused:

3. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

penso que não, nisso têm todas a mesma indicação. se quiseres alterar o sentido do airflow, viras a ventoinha.

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

também acho que rodam todas no mesmo sentido.
    mas pode-se saber qual era a ideia da pergunta?

5. spastikman

spastikman Banido

rodam todas no mesmo sentido, a não ser que as pás estejam torcidas 180º em relação ao normal.

6. WindWalker

WindWalker Power Member

A ideia era fazer "contra-fluxo" com duas ventoinhas de 90mm uma em cima da outra, e não alterar o sentido do fluxo de ar

7. Koncaman

se a ideia é por dias fans uma em cima da outra (com o mesmo sentido de deslocação de ar), sentidos de rotação diferentes, iriam criar mais resistencia, e consequentemente aumentar o ruido e baixar o fluxo de ar.
    se meteres duas ventoinhas com sentidos de rotação identicos, uma em cima da outra, obtens melhores resultados (a todos os niveis, quer ruido, quer fluxo de ar). ja agora, a ventoinha de baixo deve ter mais rotação que a de cima...

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Quanto à resistência...só experimentando...Mas não vou comprar de propósito para isso ;) só pensei em sentidos de rotação contrários porque vi um 'cooler' em www.hipertimetech.pt e dizia lá que como tinha «isso» melhorava o fluxo de ar...

Também pensei indutivamente em pôr uma ventoinha com maior fluxo de ar em baixo (em princípio mais rotações <=> mais fluxo de ar)

Pensei na Vantec Tornado mas queria reduzir-lhe a voltagem até não a ouvir (mas se calhar na suposta voltagem em que não se ouve não lhe chega sequer para girar... :( )

ou então comprava um adaptador 90=>120 se é que existe (ainda não vi em lado nenhum) e punha uma de 120 silenciosa e com um bom fluxo de ar!

cumps.

9. God_Lx

God_Lx Folding Member

WindWalker a 5v a tornado n se ouve... Pelo menos a de 80mm, eu tenho uma de 92mm agora e com 7v ainda é audivel mas pouco, portanto com 5v suponho k tb n se oiça como a de 80mm...

EDIT: Cuidado com as invenções pq a tornado consegue queimar as outras fans... Meti uma vez a de 80mm em cima duma S4 e havias de ver, devia ser a S4 com mais rpms da terra LOL

10. WindWalker

WindWalker Power Member

E

Última edição: 31 de Janeiro de 2006
  11. Chip

Chip Zwame Advisor

hummm... se trocares os fios não resolves isso?

cuidado se colocares uma ventoinha a rodar mais do que o normal devido ao fluxo de ar que por lá fazes passar

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Tenho uma ventoinha fraquita em cima duma Enermax 90mm...O objectivo era também aumentar a coluna de ar que, por estar mais afastada do cpu/XP-90c/chipset/fonte, "puxa" menos ar quente ou que acabou de arrefecer e assim "puxa" ar de outras partes da caixa mais frias...

Guess what...RESULTA!!!!!Tinha isto a 47ºC e desceu para 44/45ºC...Comprei uma ventoinha que pus a funcionar como exaustora e estou agora nos 42/43ºC com as ventoinhas todas a 100%

O que acontece quando uma ventoinha gira mais do que deve?!?!? Sobreaquece? É que com estas rotações o ar que passa dentro dela chega e sobra para a arrefecer...E com menos rotações o que acontece é que a ventoinha que está por cima a faz girar...Mas acho que nunca chega ao limite em que se pode estragar...

Última edição: 3 de Fevereiro de 2006
  13. Koncaman

a regra é ventoinhas menos rotativas em cima das mais rotativas (tipo motor a jacto [Compressor C1], lol)
    assim todas as ventoinhas são submetidas a uma carga constante, porque o ar cada vez mais soprado (à medida que vai descendo na coluna) vai tendo uma ventoinha cada vez mais rotativa para lhe dar continuidade...

ja se meteres uma ventoinha mais rotativa em cima de uma menos rotativa, tens que, a ventoinha de cima, fica a fazer esforço desnecessario, por causa da resistencia oferecida pela 2ª ventoinha, bem como vais forçar a ventoinha de baixo a trabalhar a rotações superiores Às esperadas, isso faz aumentar o consumo (em qualquer uma), bem como não é eficiente, e reduz o tempo de vida das ventoinhas.

Partilhar esta Página