Ventoínha com comportamento esquisito! - PowerColor PLAY! HD4850 512MB GDDR3

Procyon

Power Member
boas a todos,
tenho um "pequeno" problema... comprei uma PowerColor PLAY! HD4850 512MB GDDR3 (AX4850 512MD3-DHO) e deparei-me com um comportamento muito esquisito. Sempre que inicio a minha máquina ouço a ventoinha da gráfica a dar uma espécie de solavancos, isto é, acelera e desacelera perto de umas 3 vezes e só depois estabiliza. Faça, reboot, cold boot, reset, tire o cabo de alimentação aguarde e volte a iniciar, seja o q for q faça, tem sempre o mesmo comportamento. Fora disso, funciona normalmente. Inicia sem problemas, carrego aplicações 3D e funcionam como devem, etc etc.
Agora é assim, motivos pra desconfiar do material, são poucas, mas tenho uma ou outra. É tudo material com menos de 2 meses e a gráfica tenho-a faz prai 1 semana. Acho muito estranho.

Machine Specs:
- Board: Gigabyte GA-MA790GP-DS4H (rev. 1.0) - BIOS Version: F3 (Latest)
- Processor: AMD Athlon64 X2 Dual Core SktAM2 5000+
- Memory: Dimm 2048Mb DDR2 Kingston PC2-6400 (800)
- Power Supply: OCZ 700W ModXStream Pro
- Graphics Card: PowerColor PLAY! HD4850 512MB GDDR3 (AX4850 512MD3-DHO)
- CD/DVD Drive: 2x DVD-RW LG GH22NS30 22x SATA Black - AHCI
- HDDs:
- Western Digital 80Gb 7.200rpm (OS Installation - Vista x64 SP1) - AHCI
- 2x Maxtor SATA-2 500Gb 7.200rpm 32Mb (Storage Drives) - AHCI
- Card Reader: OEM 54-in-1 3.5" Black
- Keyboard: Logitech Ultra Flat Black USB
- Mouse: Razor Copperhead
- Sound Speakers: Logitech X-230 2.1
- Monitor: Samsung 953BW 19" Wide

Pus então um resumo alargado da máquina em questão, depois tenho 2 pontos q me deixam dúvidas... será da fonte? Mas se fosse da fonte não iria sentir também no funcionamento geral da máquina? É q é só mesmo a ventoinha com esse comportamento, pq se eu desligar o cabo da ventoinha e testar a máquina mal faz barulho a iniciar e não se nota mesmo mal funcionar nenhum... depois será da BIOS da board? Algum pormenor? Mas se fosse acho q ao fazer uma procura na net mais pessoal teria o problema e já tinha descoberto e tal não acontece, isto é, não vejo ninguém a queixar-se do mesmo... outra dúvida é se fazendo um "re-flash" (digamos) da BIOS da gráfica, será q resolvia o problema?

Bom, psl alguém q tenha experiência na matéria que me diga qualquer coisa (ou psl q desconfie do q será). :S

Obrigado.
 
Última edição:
As ventoinhas da gráfica e do CPU costumam quando ligas o computador funcionar à velocidade máxima durante alguns segundos (suponho que seja pa testar se está tudo ok), e a da gráfica deve fazer o mesmo no loading do windows.

Não te preocupes que é perfeitamente normal ;)
 
Certo, eu percebo isso, até porque já vi várias Quadro FX (da nvidia) a iniciar e quando fazemos power on na máquina ela puxa pela ventoinha ao máximo durante uns tempos e depois estabiliza.
Tudo ok, o meu problema não é esse. Supondo q na minha gráfica o comportamento seria esse, ela simplesmente rodava a uma velocidade maior q o normal durante os primeiros segundos, certo? Mas depois estabilizaria. O q acontece é q ela dá solavancos, como referi no 1º post. Acelera e desacelera daí me parecer um comportamento esquisito. Como q se tivesse a funcionar mal. Posso mais logo em casa tentar fazer um filme e fazer upload para q possam entender o q estou a tentar explicar.

Obrigado.
 
Não sei se será... lido com gráficas todos os dias e tenho dúvida se assim será o correcto funcionamento da gráfica. Ei de fazer mais uns testes, do estilo experimentar outras gráficas do género na board e esta gráfica em especifico noutras boards, etc etc.
 
não me parece motivo de preocupações. podes tentar experimentar essa ventoinha ligada noutro sítio ou outra ventoinha ligada nessa gráfica mas sinceramente nem tem lógica ser da ventoinha. Deve ser alguma coisa da placa. Se ouver algum firmware novo para essa placa flasha porque ás vezes questões como essas são resolvidas. (já tive um PC HP que puxava a ventoinha ao máximo quando ligava e depois estabilizava mas depois de um flash à BIOS para uma versão mais recente isso já não acontecia).
 
Back
Topo