1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ventoinha d Font d Alimentação não trabalha. É normal?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Yackary, 25 de Janeiro de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 1277)

1. Yackary

Yackary Power Member

Boa tarde. Tive que abrir a caixa do pc por causa de um problema c/ a grafica e reparei que a fonte de alimentação do bicho tinha a ventoinha parada. Reparei que estava um pouco quente. Será normal? Só funcionará quando atingir uma determinada tmperatura?

Quando o computador está mto algum tempo ligado, o monitor deixa de funcionar, e aparece uma msg a dizer q não recebe sinal. Penso que seja da gráfica, terá alguma coisa a haver c/ o q atrás relatei?

Obrigado, [] e bom domingo.

2. nian

nian Moderador
    Staff Member

LOL muda essa fonte. A ventoinha tem que estar a trabalhar claro.. Já agora isso pode ser alguma coisa que teja dentro da ventoinha a bloquear. Tenta limpar a fonte de alimentação e se depois disso a ventoinha continuar a não dar compra outra. Isso do monitor andar a desligar-se provavelmente é da fonte que ai tens.

3. Yackary

Yackary Power Member

Mto obrigado!
    Aquele Abraço.

4. Yackary

Yackary Power Member

Mudo a ventoinha, ou a fonte?

5. w@rrior

[email protected] Power Member

podes mudar só a ventoinha, mas convem que verifiques as voltagens da fonte, pode já não estar de boa saude, dai esses problemas que tens tido

6. kinky

kinky Power Member

Descobri este tópico após uma pesquisa no Google, sorte a minha :)
    Antes de mais, aviso que sou completamente "noob" no que toca a "hardware".

Na semana passada, ao ligar o PC (costuma estar ligado 24/7, mas desliguei-o por umas horas na semana passada) a ventoinha da fonte de alimentação começou a fazer um barulho horrível, mais que o habitual (costumava fazer algum barulho e, passados alguns minutos, lá sossegava), e não melhorou passado algum tempo com o PC ligado. Reinicio o PC e a situação mantém-se. Desligo o PC, deixo a ventoinha da fonte de alimentação parar por completo e, ao ligar o PC novamente, constato que a ventoinha simplesmente "morreu". Nunca mais deu sinal de vida, tem estado sempre parada (ou pelo menos assim me parece). Tenho o PC constantemente ligado há cerca de uma semana e não tenho tido qualquer problema, até agora, a zona da fonte de alimentação tem permanecido relativamente fresca e não noto presença de pó ou qualquer sujidade através da grelha (a torre, por dentro, está impecável, sempre impediu o pó e sujidade de entrar). No entanto, não tenho jogado nem visto vídeos em HEVC a 1080p que, na minha ignorância, deduzo que seja o que puxa mais pela máquina.
    Já tive problemas com a ventoinha antes, levei a torre a uma loja de informática e substituiram-me a ventoinha. Sugeriram-me logo substituir a fonte de alimentação, mas como a minha é, supostamente, uma fonte de alimentação decente (Corsair), mudaram-me apenas a ventoinha e a coisa ficou boa durante largos meses.

A minha questão é se não há crise em ter uma fonte de alimentação com a ventoinha sempre parada (os "coolers" do processador e da placa gráfica dão conta do recado sozinhos?) ou se irei ter problemas no futuro, nomeadamente no Verão, quando a temperatura ambiente subir? Será aconselhável substituir novamente a ventoinha ou mudar totalmente de fonte de alimentação?

Última edição: 18 de Março de 2016
  7. joaoreis00

joaoreis00 Power Member

Se a ventoinha lá esta a trabalhar é por alguma coisa! claro que vais acabar por matar a fonte! muda isso o mais rápido possível!

8. kinky

kinky Power Member

Pois, parecia-me bom demais ter um PC a funcionar normalmente sem ventoinha na fonte de alimentação, mas ele tem estado tão silencioso assim... :P

Será, então, melhor mudar a fonte ou apenas a ventoinha? Relembro que se trata de uma fonte boa (pelo que me foi dito), marca Corsair, nunca deu o pifo até agora (já lá vão 7 anos!), só teve a ventoinha lixada uma vez no passado.

9. joaoreis00

joaoreis00 Power Member

eu trocava só de ventoinha (isto se a fonte ainda estiver a funcionar a 100%) mas por uma de boa marca. existem soluções tão ou mais silenciosas que a de origem!

PS: se uma fonte é desenhada para funcionar com arrefecimento activo, não vai durar muito a trabalhar em passivo! nunca devias ter ligado o PC se viste que a ventoinha morreu.

10. kinky

kinky Power Member

Mas o PC tem estado impecável, ligado 24/7, há cerca de uma semana, a zona da torre ao redor da fonte de alimentação nem tem aquecido mais que o habitual... Irei falar com uma loja de informática para me substituirem novamente a ventoinha, então. Em 7 anos a fonte nunca deu problemas, foi só mesmo a ventoinha que já pifou uma vez, portanto parece-me bem manter a fonte, que ainda foi cara :P

11. senso

senso Banido

Deixa arder e depois diz que não te avisaram....
    Abre a fonte, troca a ventoinha, se não souberes soldar nem tiveres equipamento, compra cubos de junção, porque maior parte das fontes, para mais com 7 anos, só vai ter 2 fios para a ventoinha e devem ser soldados á placa.

12. kinky

kinky Power Member

@senso:
    Obrigado pela dica, mas pelo que referi anteriormente, vou levá-lo a uma loja de informática :)
    Não percebo é como é que o PC tem funcionado impecavelmente bem durante todo este tempo... Só se for devido à temperatura ambiente fresca, típica desta estação do ano.

13. joaoreis00

joaoreis00 Power Member

Tem aguentado pq estamos a falar de uma boa fonte! as Coirsair costumam ser desenhadas para aguentar altas temperaturas e têm uma alta percentagem de eficiência no entanto (e volto a repetir-me) se está desenhada para trabalhar com arrefecimento activo, JÁ MAIS deverias ter ligado o pc se reparas-te que a FAN morreu!

14. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Que fonte é, já agora?

Partilhar esta Página