1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ventoinha d Font d Alimentação não trabalha. É normal?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Yackary, 25 de Janeiro de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 1132)

  1. Yackary

    Yackary Power Member

    Boa tarde. Tive que abrir a caixa do pc por causa de um problema c/ a grafica e reparei que a fonte de alimentação do bicho tinha a ventoinha parada. Reparei que estava um pouco quente. Será normal? Só funcionará quando atingir uma determinada tmperatura?

    Quando o computador está mto algum tempo ligado, o monitor deixa de funcionar, e aparece uma msg a dizer q não recebe sinal. Penso que seja da gráfica, terá alguma coisa a haver c/ o q atrás relatei?

    Obrigado, [] e bom domingo.
     
  2. nian

    nian Moderador
    Staff Member

    LOL muda essa fonte. A ventoinha tem que estar a trabalhar claro.. Já agora isso pode ser alguma coisa que teja dentro da ventoinha a bloquear. Tenta limpar a fonte de alimentação e se depois disso a ventoinha continuar a não dar compra outra. Isso do monitor andar a desligar-se provavelmente é da fonte que ai tens.
     
  3. Yackary

    Yackary Power Member

    Mto obrigado!
    Aquele Abraço.
     
  4. Yackary

    Yackary Power Member

    Mudo a ventoinha, ou a fonte?
     
  5. kinky

    kinky Power Member

    Descobri este tópico após uma pesquisa no Google, sorte a minha :)
    Antes de mais, aviso que sou completamente "noob" no que toca a "hardware".

    Na semana passada, ao ligar o PC (costuma estar ligado 24/7, mas desliguei-o por umas horas na semana passada) a ventoinha da fonte de alimentação começou a fazer um barulho horrível, mais que o habitual (costumava fazer algum barulho e, passados alguns minutos, lá sossegava), e não melhorou passado algum tempo com o PC ligado. Reinicio o PC e a situação mantém-se. Desligo o PC, deixo a ventoinha da fonte de alimentação parar por completo e, ao ligar o PC novamente, constato que a ventoinha simplesmente "morreu". Nunca mais deu sinal de vida, tem estado sempre parada (ou pelo menos assim me parece). Tenho o PC constantemente ligado há cerca de uma semana e não tenho tido qualquer problema, até agora, a zona da fonte de alimentação tem permanecido relativamente fresca e não noto presença de pó ou qualquer sujidade através da grelha (a torre, por dentro, está impecável, sempre impediu o pó e sujidade de entrar). No entanto, não tenho jogado nem visto vídeos em HEVC a 1080p que, na minha ignorância, deduzo que seja o que puxa mais pela máquina.
    Já tive problemas com a ventoinha antes, levei a torre a uma loja de informática e substituiram-me a ventoinha. Sugeriram-me logo substituir a fonte de alimentação, mas como a minha é, supostamente, uma fonte de alimentação decente (Corsair), mudaram-me apenas a ventoinha e a coisa ficou boa durante largos meses.

    A minha questão é se não há crise em ter uma fonte de alimentação com a ventoinha sempre parada (os "coolers" do processador e da placa gráfica dão conta do recado sozinhos?) ou se irei ter problemas no futuro, nomeadamente no Verão, quando a temperatura ambiente subir? Será aconselhável substituir novamente a ventoinha ou mudar totalmente de fonte de alimentação?
     
    Última edição: 18 de Março de 2016
  6. joaoreis00

    joaoreis00 Power Member

    Se a ventoinha lá esta a trabalhar é por alguma coisa! claro que vais acabar por matar a fonte! muda isso o mais rápido possível!
     
  7. kinky

    kinky Power Member

    Pois, parecia-me bom demais ter um PC a funcionar normalmente sem ventoinha na fonte de alimentação, mas ele tem estado tão silencioso assim... :P

    Será, então, melhor mudar a fonte ou apenas a ventoinha? Relembro que se trata de uma fonte boa (pelo que me foi dito), marca Corsair, nunca deu o pifo até agora (já lá vão 7 anos!), só teve a ventoinha lixada uma vez no passado.
     
  8. joaoreis00

    joaoreis00 Power Member

    eu trocava só de ventoinha (isto se a fonte ainda estiver a funcionar a 100%) mas por uma de boa marca. existem soluções tão ou mais silenciosas que a de origem!

    PS: se uma fonte é desenhada para funcionar com arrefecimento activo, não vai durar muito a trabalhar em passivo! nunca devias ter ligado o PC se viste que a ventoinha morreu.
     
  9. kinky

    kinky Power Member

    Mas o PC tem estado impecável, ligado 24/7, há cerca de uma semana, a zona da torre ao redor da fonte de alimentação nem tem aquecido mais que o habitual... Irei falar com uma loja de informática para me substituirem novamente a ventoinha, então. Em 7 anos a fonte nunca deu problemas, foi só mesmo a ventoinha que já pifou uma vez, portanto parece-me bem manter a fonte, que ainda foi cara :P
     
  10. senso

    senso Banido

    Deixa arder e depois diz que não te avisaram....
    Abre a fonte, troca a ventoinha, se não souberes soldar nem tiveres equipamento, compra cubos de junção, porque maior parte das fontes, para mais com 7 anos, só vai ter 2 fios para a ventoinha e devem ser soldados á placa.
     
  11. kinky

    kinky Power Member

    @senso:
    Obrigado pela dica, mas pelo que referi anteriormente, vou levá-lo a uma loja de informática :)
    Não percebo é como é que o PC tem funcionado impecavelmente bem durante todo este tempo... Só se for devido à temperatura ambiente fresca, típica desta estação do ano.
     
  12. joaoreis00

    joaoreis00 Power Member

    Tem aguentado pq estamos a falar de uma boa fonte! as Coirsair costumam ser desenhadas para aguentar altas temperaturas e têm uma alta percentagem de eficiência no entanto (e volto a repetir-me) se está desenhada para trabalhar com arrefecimento activo, JÁ MAIS deverias ter ligado o pc se reparas-te que a FAN morreu!
     
  13. SideWalker

    SideWalker Colaborador
    Staff Member

    Que fonte é, já agora?
     

Partilhar esta Página