Ventoinha da gráfica no portátil...

Gerbil_Waster

Power Member
Boas, eu tenho aki 1 portátil Toshiba e o controlador da ventoinha da gráfica na board ao q parece berrou(testei a ventoinha no controlador p o cpu e funka)!

Alguém me sabe dizer o q posso fazer ou por causa disso vou ter q arranjar 1 portátil novo?

Eu tinha pensado em fazer 1 puxada de power p a ventoinha da gráfica do controlador do cpu mas n sei até q ponto é q ele se vá aguentar a suportar 2 ventoinhas ao mmo tempo e até mmo se é possivel....(podem-me xamar nomes se acabei de dizer 1 baboseira!)

Cumps pessoal!
 
abres o portátil e compras uma "ventoinha" igual... não precisas comprar um portátil novo por causa disso

Julgo q n entendeste, a ventoinha tá boa, o problema é o controlador da ventoinha na board... P comprar 1 board nova mais vale ir buscar outro portátil :(

Daí tar a pedir outras alternativas :S
 
sim, podes fazer um "y" desde que o consumo das 2 fans nao exceda o output da ficha na board

em principio até diria que podes ligar na boa, pois essas ventoinhas devem consumir pouco, mas sem specs nao posso garantir

tenta ver o consumo das ventoinhas(na parte de trás deve ter algo) e em relação à ficha na board tenta procurar na net, nem que seja uma estimativa ou aproximação

estou a assumir que ambas as fans trabalhem @ 12V DC
 
a gráfica é dedicada, suponho... podes tentar substitui-la, ou então fazer uma ligação directa à ventoinha de modo a que ela fique a funcionar sempre, mas isso depende do tempo de vida que queres dar ainda ao portátil.


para esta última solução podes fazer como foi sugerido acima...
 
Última edição:
hmmm, isso parecem boas noticias, tou mto inclinado p fazer o "y".

Ao q parece a ventoinha da gráfica funciona a 5v, 300mA, n consigo ver se a ventoinha do cpu é o mmo ou n mas tou a assumir q sim...

vou ver se peskiso qqr coias acerca da ficha na board :S

Qto à gráfica, espero q n seja preciso trokar, ao q parece o problema é mmo da fan :/
 
Back
Topo