Ventoinha do portátil deixou de funcionar (urgente)

The R0CK

Portugal@Home Member
Boas, a ventoinha do meu HP 3030SP deixou de funcionar, dá uma mensagem logo quando o ligo a dizer que ha um problema. Dá para ligar na mesma, mas duvido que aguente muito mais tempo sem ventilação. Isto já me tinha acontecido após uma limpeza com ar comprimido, mas voltou ao normal ao fim de o ligar.

Este portátil sempre teve problemas de aquecimento, e ainda está na garantia, logo não o vou abrir. Por outro lado também não posso mandar arranjar porque necessito dele para os estudos.

Haverá algum programa para controlar a ventoinha ou forçar o seu funcionamento? Queria resolver isto o mais depressa possível, até porque estou a usar o portátil em questão...
 
Já a consegui por a andar, usei um pouco de prata para ela mexer com o portátil desligado. Era qualquer coisa que a estava a travar, nao sei bem o quê...

O speedfan já o usei ha uns tampos atrás, é um bocado confuso e acho que não detecta os meus componentes correctamente
 
Pela tua descrição, ou tens o portátil com muito pó (tens animais em casa?), ou a tua ventoinha precisa de uma manutenção (remover as pás, limpar o eixo e o encaixe e colocar óleo). Seja como for, esse portátil devia voltar à HP enquanto ainda está na garantia.
A linha 30xx já tem fama de ser quente, e tu estás com problemas na ventoínha.
Portanto, provavelmente vais sempre ficar sem portátil:

Ou porque o envias para a HP.
Ou porque a ventoinha deixa de funcionar de vez e tens de o enviar para reparação (HP ou técnico, esteja ou não na garantia).
Ou porque ele avaria devido ao sobreaquecimento e o envias para a HP, se estiver na garantia.
Ou porque ele se avaria devido ao sobreaquecimento fora da garantia, o terás de enviar para um técnico, e pagar um balúrdio por um reballing ou uma motherboard nova.
 
Já cheguei a contactar a HP por causa do sobreaquecimento, eles disseram a grande maioria dos casos era devido a pó, o que é óbvio. Só que na altura não o cheguei a mandar, aconselhar-me a comprar uma lata de ar comprimido, e foi o que fiz.

Agora vou esperar pelas férias e mando o portátil para lá, acho que a garantia deve acabar antes de Novembro.
 
Ele agora está a funcionar normalmente, tenho é de ter muito cuidado ao usar o ar comprimido. De toda a maneira em breve quando nao necessitar dele mando-o para a HP
 
Back
Topo