Ventoinha HD 4870

Colibri

Portugal@Home Member
Boa tarde.
Tenho uma PowerColor ATI HD 4870 512mb que comprei salvo erro em Agosto de 2008 (logo quando saíram, foi das primeiras). O problema é que de à uns meses para cá não consigo controlar a ventoinha da gráfica como antes conseguia controlar pelo Catalyst Control Center, simplesmente do nada a ventoinha dispara e fica (penso eu) no máximo! É impossível estar a trabalhar com um barulho destes.
À uns meses pensei que fosse da gráfica e andei a actualizar as drives, depois a voltar para as anteriores e nada... Lembro-me que fiz algo e melhorou mas já não me lembro o quê. (talvez mexi na bios da motherboard, não sei).
De à uma semana ou duas para cá voltou ao mesmo, às vezes mal ligo o PC ela já está a 100% e continua até ao windows outras vezes para logo a seguir voltando para a frequência normal. Mas o mais comum é do nada disparar e aleatoriamente voltar às frequências normais (às vezes passado 10 minutos, outras vezes 1 hora outras vezes 3 horas... depende) e passado um tempo aleatório do nada volta a 100%.

Acho muito estranho e não sei mais o que fazer, como alguns devem saber no inicio destas placas era impossível controlar a rotação da ventoinha pelo CCC sendo necessário um truquezinho mas a partir da actualização 8.10 ou 8.11 já foi possível, não sei se está relacionado com o problema mas a saída dessa versão sempre consegui controlar bem e sem problemas a ventoinha até agora.

De onde virá o problema? Será defeito da placa gráfica?
Se alguém me conseguir ajudar, ficava muito agradecido.

Cumprimentos.

PS: O meu sistema é o que está no My System.
 
Última edição:
Usa aquela "hack" de criares um novo profile no Catalyst Control Center, e metes a fan sempre estavel a 30%.

É o suficiente ;)
 
Eu sei esse tal truque. Como já tinha dito, na altura que comprei a placa gráfica essa era a única maneira de controlar a fan. O problema é que mesmo com isso por vezes a fan dispara sozinha e fica nos 100% durante algum tempo aleatório.
 
cria uma BIOS modificada com a ventoinha a percentagem que quiseres permanentemente. a garantia vai com os porcos!
 
O problema é que eu não queria ficar sem garantia, se está na garantia e se eu não conseguir resolver este problema penso que eles tem de resolver.

Se alguém tiver alguma ideia do que possa ser... Cada vez estou mais inclinado para defeito da placa.
 
entao mas o problema é ela n baixar a rotação da ventoinha? instala a noutro pc a ver se continua com o mesmo problema.
 
Infelizmente não tenho aqui outro PC desktop com fonte suficiente para uma 4870. Estava na esperança que alguém me dissesse que era um problema comum com algumas destas placas e que houvesse uma resolução, sendo assim lá vou ter que leva-la á loja.
 
Back
Topo