Ventoinha lateral ou frontal?

joaors

Power Member
Olá foristas,

ando com uns problemas de aquecimento no meu pc, principalmente do processador. Vou trocar o cooler e instalar mais uma ventoinha. O meu problema é que tenho uma caixa asus que na lateral dá para aplicar uma fan de 80mm e na frontal uma de 120mm. O que compensa mais em termos de arrefecimento, ter uma fan lateral de 80mm apontada para o cpu ou uma frontal de 120mm?

Obrigado e desculpem lá a noobice...
 
essas hipóteses são um pouco relativas..

dependendo do cooler que puseres no CPU, tens duas hipóteses: ou metes a ventoinha de 80(se tiver espaço suficiente para a ventoinha entre a lateral e o cooler, a mandar ar para o cooler... vais ter uma redução muito significative (mais que com a ventoinha na frontal) na temperatura do CPU... mas a ventoinha de 120mm na frente cria melhor airflow(circuito de ar desde a entrada até á saida da caixa) que consuante a capacidade de arrefecimento (se baixar entre 10º/20º de diferença para o stock cooler) do cooler do CPU que escolheres, é melhor, pois arrefece melhor todo o ambiente dentro da caixa!

esta opinião não é muito parcial pois eu sou apologista da ventuinhas maiores com bom airflow e menor ruido.
 
... mas a ventoinha de 120mm na frente cria melhor airflow(circuito de ar desde a entrada até á saida da caixa) que consuante a capacidade de arrefecimento (se baixar entre 10º/20º de diferença para o stock cooler) do cooler do CPU que escolheres, é melhor, pois arrefece melhor todo o ambiente dentro da caixa!

Sim neste caso eu aconselharia também a ventoinha de 120 visto que vai provocar uma maior circulação do ar e consequentemente um melhor arrefecimento... Mas espera por outra opiniões e depois tiras as tuas próprias conclusões.
 
Depende muito da caixa que estamos a falar e do hardware que tens :D Mas uma fan de 80mm não é um upgrade por ai além... Muito menos a nível de ruído
 
Desde já obrigado pela ajuda!

Tenho só uma fan de 80 na traseira, a tirar ar. A minha dúvida é se puser uma 120 frontal não vai haver demasiado fluxo de ar para a capacidade da ventoinha traseira? Eu não percebo nada disto mas não deveriam ser as ventoinhas frontais e traseiras semelhantes em termos de capacidade?

Se calhar disse uma grande barbaridade atrás, mas tb sou um iniciante nestes meandros... e agradeço de novo!
 
e que tal meteres 2??
1 de 120mm frontal a meter ar pa dentro e
1 de 80mm lateral a frente do processador a tirar de lá o ar??

ou entao

metes 1 120mm frontal e 1 120mm na parte de cima... ambas a puxarem ar para dentro e metes 1 80mm a frente do dissipador a puxar o ar quente para fora e ficas ca tua trazeira com a mesma função de tirar o ar quente...

Cumpsz
 
e que tal meteres 2??
1 de 120mm frontal a meter ar pa dentro e
1 de 80mm lateral a frente do processador a tirar de lá o ar??

ou entao

metes 1 120mm frontal e 1 120mm na parte de cima... ambas a puxarem ar para dentro e metes 1 80mm a frente do dissipador a puxar o ar quente para fora e ficas ca tua trazeira com a mesma função de tirar o ar quente...

Cumpsz

:confused:???? não fumes tanto(JOKING)... ele apenas pôs a hipótese de pôr uma ventoinha... uma ventuinha a tirar ar do dissipador do CPU é um gasto de economias e de electricidade!!!... as tuas proporções de airflow são abusadas demais!!!

JoãoRS, vou responder-te á tua pergunta...
provavelmente a tua fonte tem uma ventoinha e normalmente costumam tar a mandar o ar de dentro da caixa para fora! por isso, 1X120mm é mais ou menos semelhante a 2X80mm... não existe muita desproporção... e essa questão nem é muito importante.. é só para teres uma boa circulação de ar dentro da caixa sem haver estagnações.
 
Thanks então. Acho que vou comprar uma fan de 120mm para a parte frontal e depois logo vejo o que acontece em termos de temperaturas.

Digam-me só mais uma coisa, alguem aqui tem um Cooltek Auras 92? É que vi este cooler à venda na ***** para socket 478, que é o meu antigo, e queria saber se é melhor que o da intel que vem de origem.

Obrigado...
 
e que tal meteres 2??
1 de 120mm frontal a meter ar pa dentro e
1 de 80mm lateral a frente do processador a tirar de lá o ar??

ou entao

metes 1 120mm frontal e 1 120mm na parte de cima... ambas a puxarem ar para dentro e metes 1 80mm a frente do dissipador a puxar o ar quente para fora e ficas ca tua trazeira com a mesma função de tirar o ar quente...

Cumpsz

uma fan a pôr ar em cima? nunca!
se apenas vais comprar uma fan de 120, acho que o melhor é colocá-la na parte inferior da frontal a colocar ar dentro da caixa. a traseira de 80mm deixa-a estar lá ;)

Cumps
 
como diz o norim_13 ventoinha em cima a meter ar pa dentro never... o ar quente SOBE logo a ventoinha que está em cima tem que estar a tirá-lo!

A minha sugestão é que metas as 2, uma de 120mm à frente e uma na lateral se as temperaturas forem +/- elevadas.. a da lateral se não quiseres por causa do ruído até podes adaptar 1 interruptor e ligar/desligar qdo quiseres (no verão por exemplo).

Have fun
 
Back
Topo