Avaria Ventoinha não recebe alimentação

Lutinhas

Membro
Boas, o meu computador portátil (Acer E5-571G) começou a desligar-se de vez em quando, mas chegou a uma altura que bastava eu o ligar que ele desligava-se, pensei de ser a ventoinha que tivesse cheia de pó, pelo que abri o PC e verifiquei que estava até bastante limpa, depois tentei ver se a RAM estava mal encaixada, mas estava tudo ok, quando voltei a ligar o PC antes de o fechar pude constatar que a ventoinha não estava a trabalhar, daí ele se desligar, pelo que já tive a pesquisar supostamente é a motherboard que não consegue fornecer os 5V à ventoinha. Depois tive a pesquisar soluções para resolver este caso e a única que me pareceu legítima foi soldar um cabo aos 5V que são distribuídos pela motherboard ao USB directamente na ventoinha, mas eu nunca soldei um computador nem tenho material para tal, alguém que perceba disto me pode dar uma ajuda? Cumprimentos
 
Boas lutinhas!!
Bem o facto do pc desligar não está directamente ligado ao de a ventoinha não girar !!
Se o pc se começou a desligar eu apontava mais para alimentador, exprimenta trocar o alimentador..

Estás a usar o pc com a bateria conecatada ? -> Se não, conecta-a !!
Se estiveres a usar o pc com bateria tenta tirar a bateria e ligar directamente com o alimentador apenas....

Isso de ligar os 5v da usb para a ventoinha não o deves fazer, até porque repara numa coisa o controlo da ventoinha é pwm ela tem mais que um simples + e -, ao a ligares directamente ela ia ficar sempre a girar á mesma rpm o que não me parece ser nada de agradável, resumindo esquece essa ideia ....

Ah, se fizeste todos os procedimentos a cima e mesmo a sim ficou igual, então talvez devas verificar reguladores de tensão/ condensadores etc etc, mas como dizes que não tens conhecimentos em eletronica não te aconselho a mexer nisso...

Abraço
 
Back
Topo