Ventoinha não se cala

leficoma

Power Member
Tenho um portátil com cerca de 3 anos (HP gama profissional)
Desde alguns meses que a ventoinha trabalha bastante.
Até ao abrir um browser a ventoinha acelera bastante.
Alguma ideia?
 
Está na hora de lhe fazer a manutenção então..

Os pads térmicos devem dar para manter, massa térmica usa uma coolermaster master maker.
 
E o autor do topico saberá fazer isso? Fazer isso num portatil nao será a mesma coisa q num desktop.

Tenho um Toshiba com 12 anos e só o abri p tirar o pó acumulado na grelha da ventoinha, nada de mudar pasta termica. As temps andam sempre na faixa dos 60º - 70º portanto para quê mexer? Isso é mais mito q outra coisa.
 
E o autor do topico saberá fazer isso? Fazer isso num portatil nao será a mesma coisa q num desktop.

Tenho um Toshiba com 12 anos e só o abri p tirar o pó acumulado na grelha da ventoinha, nada de mudar pasta termica. As temps andam sempre na faixa dos 60º - 70º portanto para quê mexer? Isso é mais mito q outra coisa.

Não amigo, não é mito nenhum, pelos vistos pelo que descreve também não tem capacidades para desmontar um portátil e fazer a manutenção do mesmo, os portáteis existem em milhares de configurações uns mais cedo que outros apesentam sintomas de sobreaquecimento porque as pastas deixam fazer o seu trabalho conduzir o calor e tem de ser mudadas e o pó mete-se em todo lado com o tempo, passagens, ventoinhas o que impede que o circular de ar seja o ideal.

agora o user se consegue ou não executar a manutenção isso só ele é que pode responder, se não conseguir arranja alguém que faça isso, não é nenhuma fortuna.
 
Amigo, já desmontei o meu p limpar o pó acumulado no interior da grelha da ventoinha,(tal como já fiz noutros 3 q já tive), nada mais simples de fazer sem sequer ver videos no youtube.
 
Última edição pelo moderador:
Caro, falar que "limpeza e troca de pasta térmica é mito" é informação falsa e com isso mensagem foi editada.

As leis da física ainda não foram alteradas, por isso obstrução de cooler por poeira e degradação da pasta térmica é algo que se conhece à anos neste mundo da TI.

Lá porque no teu caso em 12 anos não precisou mudar a pasta térmica, não se aplica a todos os cenários. Não falta relatos que até de origem vem com pouca pasta térmica ou excesso. Também tenho aqui um DELL com 10 anos e parta termica de origem...

Até um processador já tive que tirar o IHS (i7 4790k) porque a pasta termica interna virou pedra e deixou de conduzir o calor e o CPU ia a 100 graus mesmo com WC, o mesmo pode ocorrer com portáteis (que geralmente não usam IHS)

Limpar a poeira acumulada no intake sim, obviamente ajuda, mas a poeira fina acumula dentro dos fins e acumula especialmente nos fins logo após a ventoinha que geralmente fica inacessível para limpar dependendo do modelo.

Já tive muitos portáteis na vida que depois de tirar o cooler, limpar e lavar totalmente, limpar as pás da ventoinha e com pasta térmica nova as temps desabaram.

Há outra coisa sobre barulho que pode ser também avaria da ventoinha. Já tive um HP que a ventoinha simplesmente só funcionava a 100% o tempo todo, troquei ela e resolveu.

E sim, se o user não está à vontade de desmontar portátil para limpar é melhor levar numa assisténcia com boa reputação. Há portáteis que são muito fáceis de limpar, outros é preciso desmontar quase totalmente para tirar o cooler.

Resumindo o que pode ser feito
1 - Checkar se não pode ser avaria da ventoinha, se ela fica a 100% mesmo em idle e com temps baixas.
2 - Limpeza do dissipador.
3 - Troca de pasta térmica
 
Há 3 anos recebi portátil de trabalho com i7 10a geração de 3k. A primeira coisa que fiz foi abrir e trocar a massa térmica. Baixou 10 graus. O portátil tinha 2 dias.
 
Back
Topo