Ventoinha no topo da cx.

PJGS

Power Member
Tenho 1 2100+ a 2100MHz com 1 coolerMaster Xdream.
As temps rondam 48 59 29 quando a trabalhar segundo MBM5.
A ventoinha da fonte (puxa ar pra fora) fica por cima da HSF do proc.
Será q aplicando 1 ventoinha no topo da cx as temps melhoram?
Ventoinha tem q mandar ar pra dentro ou tirar ar?

Tenho 2 à frente a bombar pra dentro.
 
Nope. N tenho nada a tirar, tenho é 2 a mandar pra dentro.

Vou meter 1 no topo a sacar ( ontem à noite reparei q o topo estava + quente q o resto da cx) e vou cortar a grelha das fans frontais pra ver se melhoram a performance.
 
Deves ter sempre pelo - uma fan a tirar ( o fluxo que entra até devia ser igual ao que irá sair..) para que o ar não se vá acumulando dentro da caixa e aquecendo, pois não pode sair.
 
Hoje à tarde já vou tratar disso. Vou desmontar a machine toda para poder fazer os furos à vontade.
Se as temps descerem 1 bocado, pode ser q dê pra puxar o cpu + qlq coisa :D
 
antes de fazeres isso mete aí uma fan a tirar ar. pode ser mesmo de 80mm.
vais ver que notas logo a diferença.
eu fiz isso e notei logo. a temp da caixa desceu uns bons 10 graus :009:
 
e tambem podes optar por melhorar o contacto do dissipador (para o caso ainda n o teres feito) substituindo a pasta termica de origem por Artic Silver 5... atenção numa coisa se queres colocar uma ventoinha no topo da caixa convem que abras um buraco com o tamanho da ventoinha e coloques uma grelha que produza pouco atrito á saida do ar e n uma dakelas todas pipis que por terem um desenho enorme so causam obstrução... e convinha colocares uma ventoinha na parte de baixo da caixa para induzires ar fresco porque o ar mais fresco é o que provem da zona perto do chão ... e convinha colocares um pequeno filtro sn n tarda mto tens a caixa cheia de pó...
 
Morpheus disse:
e tambem podes optar por melhorar o contacto do dissipador (para o caso ainda n o teres feito) substituindo a pasta termica de origem por Artic Silver 5... atenção numa coisa se queres colocar uma ventoinha no topo da caixa convem que abras um buraco com o tamanho da ventoinha e coloques uma grelha que produza pouco atrito á saida do ar e n uma dakelas todas pipis que por terem um desenho enorme so causam obstrução... e convinha colocares uma ventoinha na parte de baixo da caixa para induzires ar fresco porque o ar mais fresco é o que provem da zona perto do chão ... e convinha colocares um pequeno filtro sn n tarda mto tens a caixa cheia de pó...

Pasta térmica n é AS5, mas n loja disseram q tb era boa!
A ventoinha vai ser de 80mm, e emprestaram-me uma broca craniana de 79mm. Tb comprei umas borrachas para por entre a ventoinha e a cx de forma a evitar ruidos.
Tive em conta esse pormenor da grelha. Optei por uma simples mas eficiente.
Só me falta mesmo o filtro para as ventoinhas da frente.
 
PJGS disse:
Pasta térmica n é AS5, mas n loja disseram q tb era boa!
A ventoinha vai ser de 80mm, e emprestaram-me uma broca craniana de 79mm. Tb comprei umas borrachas para por entre a ventoinha e a cx de forma a evitar ruidos.
Tive em conta esse pormenor da grelha. Optei por uma simples mas eficiente.
Só me falta mesmo o filtro para as ventoinhas da frente.
Nopes, nopes, nopes..... 79mm é demais! Se fizeres isso com essa broca vais acabar com um furo com 83/4 mm e vais ter depois problemas a fazer os furos pra as fans. O ideal seria uma broca de 70 a 75mm pois se reparares a ventuinha em si só tem 68mm, a armadura da fan é que tem 80mm e se fizeres o burcao logo com a de 80mm vias ficar com partes da armadura a aparecer e fica logo com aspecto feio.
 
A broca de 79mm é 1 bocadinho grande, mas tendo em conta q os 80mm dizem respeito do diametro interior da ventoinha e n do seu tamanho toltal, n houve probs.
Dá pra ver o potenciómetro do dissipador por baixo da drive de disquete.

04.jpg

03.jpg

05.jpg


edit: pq é q as pic estão tão grandes? :sad: :sad:
 
A grelha, a grelha!! Tira essa grelha, e arranja uma que te permite um maior fluxo!! ( e + bonita tb, mas isso sao gostos..)
 
É das + simples q encontrei. Melhor q isto só mesmo sem grelha, acho eu.
Havia algumas q quase nem se via a ventoinha.
 
antes sem grelha q com essa...digo eu...

além disso essa grelha está a xupar ar...kal o interesse em ter la a grelha...ainda se fosse p proteger algo de entrar (isto se ela estivesse a meter ar) só lhe vejo um propósito...n meter la os dedos?? :cool:
 
O pc está ao lado da minha bela secretária ( tou a falar do móvel :cool:) e já n é a primeira vez q cai qlq coisa pra cima do pc, esse é o motivo para a grelha.

Se tirar a grelha qtos graus posso ganhar?
 
Troquei de cx e ganhei 3-4 graus.
Neste momento tou a 39 50 27 com a fan no mínimo e o winamp, IE e PSP8 a correrem.

A outra cx tinha uma configuração de kaka:
fonte.jpg


como podem ver, a ventoinha de extracção da fonte ficava a uns 6mm da ventoinha do dissipador. As vontinhas puxavam em sentido oposto.

Penso q agora só mesmo outro cooler poderá baixar ainda + as temps.
 
Back
Topo