1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Ventoinha xbox

Discussão em 'XBOX' iniciada por Spiderman, 7 de Novembro de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 1215)

1. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Boas

Estava interessado em trocar a ventoinha da minha xbox, porque é a coisa que mais barulho faz, e a ver filmes em que existe uma parte de silencio torna-se chato estar a ouvir aquele zzzzzzzzz.

Queria que se alguem daqui fez essa troca, que me diga se vale o trabalho de andar para ali a cortar plastico, e se o da para fazer sem tirar a board.

É que se tirar a board o chip que tenho na xbox sai, e ai ja nao é muito bom.

:P

2. PROD

PROD Power Member

Eu já o fiz e mas já faz para aí 1,5 anos... não tenho a certeza mas acho que não tive que tirar a board, apenas o plástico do leitor de DVD.

Uma questão que deves ter atenção é que a ventoinha que lá instalares precisa (se for uma normal) de 12V, pelo que acabei por ligá-la ao MOLEX em vez da ficha original.

Na altura usei um bom guia disponível na net, com bastantes fotografias, mas já não tenho o bookmark.

3. andrenet

andrenet Banido

Nao Vale A Pena

para tar com esquesitices e tar a gastar tempo e paka mais vale tar como ta so o trabalho de abrir a xbox Nahhh
    mas se alem da ventoinha fizeres uns upgrades a makina talvez ja compense

4. Sovietic

Sovietic Power Member

Se o problema for da ventoinha n podes mandar a x360 pa arranjar na microsoft???

5. Spiderman

ha para aqui uma mal entendido.

Eu estou a falar da Xbox (original). :lol:

Já sei que dá para fazer isto sem tirar a board. mas disseram-me que nem todas as ventoinhas de 80 mm cabem la, mesmo depois de serem cortadas.

Alguem daqui que tenha feito esse mod, que me diga a ventoinha que tem, e se deu para meter bem

6. Porto

Porto Power Member

ve isto.. http://www.xbox-scene.com/articles/80mm-fan.php

ves la como tens k cortar a ventoinha mas se nao estou em erro, axo k ja vi ventoinhas a venda k tinha a base quadrada e em cima eram redondas.. naao me lembro onde mas ja vi a venda e realmente um amigo meu tem dexas ventoinhas na caixa.

esse tutorial ensina a por sem tirar a motherboard.

7. Spiderman

Ya, eu ja sei como é que tenho que fazer para trocar a ventoinha.:)

Só que eu perguntei a uma pessoa que ja tinha trocado a ventoinha na xbox, e ela disse-me que quando pos uma coolermaster, foi na boa, mas quando trocou por uma noiseblocker, que teve que cortar o fundo da xbox

Por isso é que eu gostava de saber que ventoinhas é que posso por sem ter que cortar o fundo da xbox>(

8. Sovietic

Sovietic Power Member

n metas, manda pa microsoft arranjar ou a outro sitio qualquer!!

9. johnzap

johnzap Power Member

Ó Sovietic, ele(a) quer trocar a ventoinha, não por estar avariada, mas para ver se coloca outra que faça menos ruído.

Em relação à troca, eu fi-lo na minha Xbox (V1.6). Coloquei uma NoiseBlocker BlackSilentFan X2. O ruído diminui, sem dúvida. Com jogos é totalmente impossível dar pelo ruído dela. Mesmo que o jogo não faça muito barulho. Com a original, havia alturas em que se ouvia. Em filmes, mesmo a rodar no máximo de velocidade (12V), ouve-se mas é um "ouvir" fraquinho. Com um filme a fazer um som normal, praticamente não se ouve, a cerca de 3 metros. Com silêncio total, ouve-se mas, mesmo para mim que sou sensível a estas coisas, não chega a incomodar.

Claro que, mesmo no caso da ventoinha original, se tiveres o XBMC, podes sempre colocá-la a rodar mais devagar, sabes isso, não? Podes controlar isso facilmente e, creio, colocá-la a rodar a uma velocidade em que praticamente também não se ouve. Nos jogos já não podes controlar isso muito. Apenas podes fazer uma alteração na EEPROM em que dizes a que percentagem queres que ela rode. Esse valor é o que ele usa sempre, nomeadamente em jogos. Depois podes controlar através do XBMC mas, como sabes, esse controle desaparece quando passas para um jogo.

Quanto ao trabalho que dá: tens apenas de retirar o plástico que envolve o disco rígido. "Motherboard" não é necessário retirar. E tens de cortar um bocado desse tal plástico. Doutro modo creio que nenhuma ventoinha de 80" lá cabe. A própria ventoinha nova também tem de ser "aparada" para lá caber. Com um bocado de jeito, faz-se bem, não é nada de especial. Usei apenas uma serrazita manual de cortar madeira e metal, daquelas de colocar e tirar a laminazita. É melhor não ser muito fina pois o plástico ainda é rijo. Há tutoriais bastante explicitos que mostram os pontos ondem tens de cortar. A nível da ventoinha nova, não é necessário cortar, digamos, em altura. Tens é de cortar um bocado as "orelhas" para que consiga encaixar com os componentes que estão de lado, tipo conectores para o exterior. Depois é conveniente uma lixa para ir alisando o que se cortar.

E vale a pena? No meu caso (XBMC), diria que sim. Se for só para jogar, é capaz de não valer a pena.

Última edição: 13 de Novembro de 2006
  10. Spiderman

Eu tenho a Xbox na sala de estar, e lá nao tenho leitor de DVD, portanto a xbox é o meu DVD. Se tiver um filme para ver é la que ponho.

Era essa ventoinha que eu estava a pensar por, mas uma pessoa que a montou disse-me que teve que cortar o fundo da Xbox, mesmo depois do resto estar todo cortado.
    Eu axei estranho 8|

Mesmo no XBMC pondo a ventoinha para 10% ela ainda se ouve, e ainda por cima ela aquece mais.

Achas que vale mais a pena a NOISEBLOCKER BLACKSILENT X1 ou a X2?? Eu pensso que a X2 seja melhor, porque temos mais desempenho, e a 3 metros de distancia nem se deve notar a diferença.

Já se deve passar a ouvir mais o disco do que a ventoinha.

11. johnzap

johnzap Power Member

Lá estranho é. Não faço ideia porque ele(a) fez isso. No meu caso, não foi minimamente necessário. Aliás, agora que falamos nisso, creio que, no local da ventoinha, existe uma patilha ou algo assim, que segurava, creio, a ventoinha original e que eu tive de partir. Um pedacito de plástico. Isso deixou um rectangulozito aberto por baixo da consola, que eu tapei com fita isoladora. Mas, na verdade não seria necessário. Agora, ter de cortar o fundo? Nah!

Estranho, talvez seja das versões das consolas/ventoinhas. A minha ventoinha original, a rodar baixinho, não se ouvia. Só avancei para o "mod" porque queria silêncio nos jogos e ter a ventoinha (de 80") a rodar a 100%, logo a não ficar com os componentes a aquecer demais.

Tem piada que comprei as duas e andei a ponderar qual deveria colocar (uma vez que a teria de cortar). Acabei por colocar a X2, acho que não fiz mal. Mas creio que a X1 se iria ouvir um pouco menos. Todavia tem menos "tiragem". Por isso, conciliando as duas coisas, arrefecimento e ruído, acho que a X2 é uma melhor aposta. Mas lá está, às tantas a X1 faz o mesmo trabalho, em termos de arrefecimento e talvez faça menos ruído. Só experimentando. Quem sabe serás tu a experimentar e dirás depois alguma coisa? ;-)

O disco não se ouve. Ou melhor, há situações em que percebes que tens lá um disco (o meu é um Seagate de 160GB) mas é em situações muito especificas e o ruído não incomoda nada. A ver um AVI, por exemplo, o disco não se ouve ou faz menos ruído que o resto, pelo que vem a dar no mesmo. Agora, creio que há discos mais barulhentos, creio que os IBM/Hitachi são fracos nesse aspecto. Os mais silenciosos creio serem os Seagate e os Samsung (tenho um de 250GB no PC e é silencioso e aquece menos que os Seagate; para colocar na consola é capaz do Samsung ser melhor).

Já agora, num aparte em relação a silêncio: tenho uma fonte Tacens 400 e tal W e aquilo é uma coisa do outro mundo. Aquela coisa é rarissimo fazer o mínimo ruído! Ou seja, a ventoinha (de 12", creio) está normalmente sempre parada! Tem um sistema que só activa a ventoinha quando a fonte aquece. Só que aquilo, por exemplo, com as temperaturas actuais, não aquece nada. Toca-se e está fria ou menos de morna. No verão, com calor máximo, já a ventoinha roda mas pouco. E continua a, praticamente, não se ouvir. Uma coisa inacreditável! 8|

Partilhar esta Página