Ventoinhas grandes valem a pena?

ScapeGoat

I'm cool cuz I Fold
Boas,
Com o futuro projecto que tenho em mente venho-vos perguntar o seguinte, as ventoinhas de 22cm por exemplo valem a pena serem colocadas na lateral para mandar ar fresco directamente para todos os componentes da board?
Já li de tudo incluindo que "quebra" o fluxo de ar na caixa, que por serem grandes e as RPM's baixas o ar que passa é bastante pouco, etc.

Digam de vossa justiça!
 
vale...
mas com um filtro de pó senão o teu pc vira saco de aspirador....

isso mete muito ar para a caixa, o que é bom para todos os componentes (desde cpu, até grafica, chipset)
 
Eu sou da opinião que não. Para alem de ficar horrivel uma fan enorme à vista na lateral ( opíniao própria ), acho que para que tenha um bom fluxo de ar, tem que ter uma rotação enorme, o que aumenta o barulho. Se tiver uma baixa rotação, não tem fluxo nenhum... Apostava numa 120 interior com bom ratio fluxo/barulho. Noctua ou Silenx.
 
Eu sou da opinião que não. Para alem de ficar horrivel uma fan enorme à vista na lateral ( opíniao própria ), acho que para que tenha um bom fluxo de ar, tem que ter uma rotação enorme, o que aumenta o barulho. Se tiver uma baixa rotação, não tem fluxo nenhum... Apostava numa 120 interior com bom ratio fluxo/barulho. Noctua ou Silenx.

Enganas-te e muito. Uma fan de 250 pode ter maior airflow que uma de 120 fazendo o mesmo barulho. Logo podes meter menos rotação, e dessa forma ter o mesmo airflow e menos barulho. Quanto à estetica, depende de cada um :)
 
Podem ter mais airflow mas temos que comparar as diferenças de tamanho.
Por exemplo, 60CF numa fan de 12cm pode ser bom mas numa de 22cm é muito pouco tendo em conta a sua área.
O bem das ventoinhas grandes é a area que conseguem arrefecer.
 
Boas,
Sim,vale!
Uma ventoinha de 120mm ,supera ,e muito uma de 80,por exemplo ;)
Em vários pontos:

  • Durabilidade(Menos Rotação e Mais AirFlow = Mais Vida Útil)
  • Silêncio(Movem grandes quantidades de Ar(CFM) e sempre mantendo total Silêncio)
  • Manutenção(É mais fácil Limpar uma Fan de 120,do que uma de 80)
  • Capacidade de Refrigeração/AirFlow(Mantem um Airflow mais "Constante",permitindo assim,melhores temperaturas)

E perde em um Ponto,que é trazer Muito Pó para dentro da Tua caixa,por isso,tens uma manutenção mais "Seguida",invés de 3 em 3 semanas,passa para 2 em 2 semanas ,por exemplo.
De resto,a Transição de Ventoínhas de 80mm para 120mm,é totalmente Aceitável,e justifica-se.
Cumps e Abraço
 
bom eu tenho uma ventoinha lateral de 23cm e só posso te dizer coisas boas ,arrefece não só a motherboad como as rams , ajuda no arrefecimento do cooler do cpu e tenho um controlador de ventoinhas que a torna super silenciosa ,penso na minha modesta opinião que é uma boa aquisiçao.
 
Eu sou da opinião que não. Para alem de ficar horrivel uma fan enorme à vista na lateral ( opíniao própria ), acho que para que tenha um bom fluxo de ar, tem que ter uma rotação enorme, o que aumenta o barulho. Se tiver uma baixa rotação, não tem fluxo nenhum... Apostava numa 120 interior com bom ratio fluxo/barulho. Noctua ou Silenx.

o que estás a dizer é completamente errado!
quanto maior for a ventoinha menor é o numero de rpm necessário para o mesmo CFM

Cumps
 
o que estás a dizer é completamente errado!
quanto maior for a ventoinha menor é o numero de rpm necessário para o mesmo CFM

Cumps

Exacto. Gostaria de saber qual é a fan de 120 que tem esta relação db/cfm...

Tenho uma destas na minha Nox 25 e estou bastante satisfeito. Além disso permite arrefecer simultaneamente a gráfica e o nb, uma vez que o airflow incide directamente nestes componentes.
 
Exacto. Gostaria de saber qual é a fan de 120 que tem esta relação db/cfm...

Tenho uma destas na minha Nox 25 e estou bastante satisfeito. Além disso permite arrefecer simultaneamente a gráfica e o nb, uma vez que o airflow incide directamente nestes componentes.

muito bom ;)
onde é que compraste?

quanto à pergunta do tópico, já não há muito mais a dizer... mais um voto no sim ;)
 
Back
Topo