1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ventoinhas grandes valem a pena?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por ScapeGoat, 29 de Novembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1383)

1. ScapeGoat

ScapeGoat I'm cool cuz I Fold

Boas,
    Com o futuro projecto que tenho em mente venho-vos perguntar o seguinte, as ventoinhas de 22cm por exemplo valem a pena serem colocadas na lateral para mandar ar fresco directamente para todos os componentes da board?
    Já li de tudo incluindo que "quebra" o fluxo de ar na caixa, que por serem grandes e as RPM's baixas o ar que passa é bastante pouco, etc.

Digam de vossa justiça!

2. tonebiclas

tonebiclas Power Member

vale...
    mas com um filtro de pó senão o teu pc vira saco de aspirador....

isso mete muito ar para a caixa, o que é bom para todos os componentes (desde cpu, até grafica, chipset)

3. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

depende, regra geral sim, sao mais silenciosas e têm mais airflow.

4. ScapeGoat

Se mais alguem tiver alguma coisa a dizer, força. ;)

E obrigado aos dois.

5. Gizb0

Gizb0 Power Member

Eu sou da opinião que não. Para alem de ficar horrivel uma fan enorme à vista na lateral ( opíniao própria ), acho que para que tenha um bom fluxo de ar, tem que ter uma rotação enorme, o que aumenta o barulho. Se tiver uma baixa rotação, não tem fluxo nenhum... Apostava numa 120 interior com bom ratio fluxo/barulho. Noctua ou Silenx.

6. tonebiclas

tonebiclas Power Member

ele falou em eficiência não em estética.
    as grandes tem mais airflow que as noctua mesmo só com 800 rotações

7. jjmaia

jjmaia What is folding?

Enganas-te e muito. Uma fan de 250 pode ter maior airflow que uma de 120 fazendo o mesmo barulho. Logo podes meter menos rotação, e dessa forma ter o mesmo airflow e menos barulho. Quanto à estetica, depende de cada um :)

8. ScapeGoat

Podem ter mais airflow mas temos que comparar as diferenças de tamanho.
    Por exemplo, 60CF numa fan de 12cm pode ser bom mas numa de 22cm é muito pouco tendo em conta a sua área.
    O bem das ventoinhas grandes é a area que conseguem arrefecer.

9. Rom Hacker

Rom Hacker Banido

Boas,
    Sim,vale!
    Uma ventoinha de 120mm ,supera ,e muito uma de 80,por exemplo ;)
    Em vários pontos:

• Durabilidade(Menos Rotação e Mais AirFlow = Mais Vida Útil)
    • Silêncio(Movem grandes quantidades de Ar(CFM) e sempre mantendo total Silêncio)
    • Manutenção(É mais fácil Limpar uma Fan de 120,do que uma de 80)
    • Capacidade de Refrigeração/AirFlow(Mantem um Airflow mais "Constante",permitindo assim,melhores temperaturas)

E perde em um Ponto,que é trazer Muito Pó para dentro da Tua caixa,por isso,tens uma manutenção mais "Seguida",invés de 3 em 3 semanas,passa para 2 em 2 semanas ,por exemplo.
    De resto,a Transição de Ventoínhas de 80mm para 120mm,é totalmente Aceitável,e justifica-se.
    Cumps e Abraço

10. p1975

p1975 Power Member

bom eu tenho uma ventoinha lateral de 23cm e só posso te dizer coisas boas ,arrefece não só a motherboad como as rams , ajuda no arrefecimento do cooler do cpu e tenho um controlador de ventoinhas que a torna super silenciosa ,penso na minha modesta opinião que é uma boa aquisiçao.

11. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

o que estás a dizer é completamente errado!
    quanto maior for a ventoinha menor é o numero de rpm necessário para o mesmo CFM

Cumps

12. Ricasete

Ricasete Power Member

Exacto. Gostaria de saber qual é a fan de 120 que tem esta relação db/cfm...

Tenho uma destas na minha Nox 25 e estou bastante satisfeito. Além disso permite arrefecer simultaneamente a gráfica e o nb, uma vez que o airflow incide directamente nestes componentes.

13. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

muito bom ;)
    onde é que compraste?

quanto à pergunta do tópico, já não há muito mais a dizer... mais um voto no sim ;)

14. Ricasete

Ricasete Power Member

Comprei-a aqui.

Partilhar esta Página