1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ventoinhas no MacBook Pro 13''

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por J.Rod, 28 de Maio de 2012. (Respostas: 5; Visualizações: 1425)

  1. J.Rod

    J.Rod Power Member

    Boas.

    Tenho um MacBook Pro 13'' i7 de 2011, com OSX Lion 10.7.4 (instalei o update há duas semanas). Nos últimos dias tenho notado que as ventoinhas dele começam a rodar muito rápido e a fazer muito barulho, +/- 15 minutos depois de o ligar, estando eu a realizar tarefas normais e que, geralmente, não puxam assim tanto pelo Mac ou pela gráfica (3 ou 4 separadores no Chrome, iTunes, App Store e pouco mais). Pensei que o problema viesse da versão demo do Kaspersky, que estive a experimentar há uns dias. Desinstalei-a ontem, mas o problema continua.
    O que acontece também é: as ventoinhas começam a rodar com alguma intensidade, aumentam a intensidade, diminuem e voltam a aumentar. Depois param, mas, passado um tempo, voltam a rodar com intensidade, e o processo repete-se. Quando fecho a tampa e ele vai para a pausa, as ventoinhas ainda demoram uns 20 segundos a parar.
    Penso que não tenha a ver com o calor, porque a temperatura na minha zona não aumentou muito nos últimos tempos, e o Mac, o ano passado, esteve um verão inteiro sem problemas nas ventoinhas.
    Sei que não sou de certeza o único Macbook user com problemas nas ventoinhas, e que deveria procurar pelo problema no fórum ou no Google, mas é difícil encontrar alguém com exatamente o mesmo problema que eu.

    Sabem do que poderá tratar? Começo a ficar um bocado preocupado. :(

    PS: Só para terem uma ideia, as ventoinhas fizeram aquele processo 3 vezes enquanto estava a escrever este post.
     
  2. LCTN

    LCTN Power Member

    Não terás nenhum processo a comer o CPU? Abre o monitor de actividade, ordena por % de processamento e verifica o que está a usar o CPU. É que eu moro no Algarve e o meu (apesar de ser de 2010) só acelera a ventoinha quando tou a puxar por ele, de resto não se ouve.

    Cumps e boa sorte com isso;)
     
  3. J.Rod

    J.Rod Power Member

    Agora reiniciei e elas calaram-se um bocado (mesmo assim tenho mais de 4000rpm a 50ºC, o que não é muito normal). Quando fui aí ao Algarve, o ano passado, estavam quase 40ºC, eu a ver vídeos de 720p no YouTube com 6 separadores do Chrome abertos, e as ventoinhas não piaram!
    O Monitor de Atividade diz-me que o que está a usar mais CPU é o Chrome, que está a usar 10%, com mais de 20 subprocessos. O 2º é o próprio monitor de atividade, com 0,5%. De resto mais nenhum se destaca. Vou esperar até às ventoinhas voltarem a disparar, para ver o que acontece.
    Obrigado pela ajuda! :)
     
  4. J.Rod

    J.Rod Power Member

    Vi agora, e estou com 6212rpm, a 89ºC! Tenho 5 separadores do Chrome abertos (Facebook, Wikipedia, ZWAME, YouTube e Google). Segundo o Monitor de Atividade, o Google Chrome Worker está-me a consumir mais de 100% da CPU.

    EDIT: Lembrei-me de ir ver as extensões que o Chrome usa, e fui dar com uma extensão do Kaspersky a consumir-me quase 100% da CPU! Escusado será dizer que tanto a temperatura como as rpm diminuiriam para metade. Mesmo assim, continuamos nos 4000rpm... Vou esperar por amanhã para ver o que acontece.
     
    Última edição: 28 de Maio de 2012
  5. J.Rod

    J.Rod Power Member

    Bem, hoje ainda não aumentou assim tanto. Acho que o problema principal estava mesmo na extensão do Kaspersky.
    No entanto, as fans ainda não diminuíram para baixo de 3900rpm. Ou seja, continuo com problemas nas ventoinhas, e não sei mesmo que será! :(
     
  6. J.Rod

    J.Rod Power Member

    Hoje descobri que a minha estupidez não tem limites. Fui ver os settings do SMC Fan Control (que instalei quando o problema começou), e estava programado para o Higher RPM! :facepalm: Desculpem o incómodo, e obrigado mais uma vez[FONT=Tahoma, Calibri, Verdana, Geneva, sans-serif] [/FONT]LCTN! Penso já ter resolvido o "problema", uma vez que as fans estão com +/- 2000rpm a 50ºC...
     

Partilhar esta Página