Ventoinhas pc em série?

ART_CORE

Power Member
Boas, queria ligar umas ventoinhas de pc com transformadores, mas ai por casa só encontrei transformadores de 9v e 5v, as ventoinhas são de 12v e com os transformadores que testei de 9v e 5v funcionam abaixo da potência que têm.

Tenho um transformador de 20v, se ligar duas ventoinhas em série cada uma vai receber apenas 10v?... ou corro o risco de queimar as ventoinhas devido ao 20v?
 
Já tinhas dito.
E agora volto a repetir o que eu disse.

A impedância da fan não é constante, mesmo que o consumo médio seja o mesmo, a variação da velocidade cria oscilações que fazem com que a impedância não seja constante.

Aka não terás uma divisão da voltagem constante.
 
Isso é quase chinês para mim, não percebo nada de electrónica, pensei que pudesse funcionar por estar em serie, sempre li que a tensão era dividida em ligações em serie. Tenho de ver se encontro uns transformadores de 12v baratos, até lá vou usando os que tenho de 9 e 5v.
 
Vou voltar a repetir de maneira diferente.

A tenção divide por partes iguais quando a carga é exatamente a mesma, isto é algo simples quando a carga é resistiva (por exemplo lampadas incandescentes antigas).

Ou seja se tiveres duas lampadas de 10v 1W e ligares em serie a tua fonte de 20V, ambas vão receber sensivelmente a mesma tensão.
Aqui ja estamos a descartar variações no material, temperatura etc, estamos apenas a seguir pelo que vinha da caixa da lampada 10v 1A.

No caso das ventoinhas a impedância (a resistência) vai variar mais porque é algo mecânico, variações na rotação, dificuldade em passar ar num filtro etc, vai criar variações de resistência a voltagem, essas variações vão fazer com que a tensão nas ventoinhas não seja 10v em cada.

Se fores a medir com um multímetro, talvez vejas 11 numa e 9 noutra o que não seria grave, mas na realidade se fores a medir com um osciloscópio o que deves medir é algo como variações de 5v em cada, a de 11v andaria a oscilar entre os 6v e os 16v, e isso facilmente danifica a ventoinha.
 
Back
Topo