1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ventoinhas/ refrigeração de A/V em armário

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por wild_oscar, 9 de Junho de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 945)

1. wild_oscar

wild_oscar Power Member

Comprei há umas semanas um A/V de baixo perfil da Pioneer que instalei num armário de TV IKEA aberto à frente.

Acontece que tanto o A/V como a PS3 aquecem bastante na prateleira, pelo que estava a pensar comprar umas ventoinhas para refrigerar o espaço (fazendo um buraco circular na parte de trás do armário).
    Características:

1) O mais silencioso possível
    2) Se possível que dê para ligar/desligar com o resto do sistema
    3) O mais silencioso possível! :p

Alguém sabe o que possa ser mais adequado e, sobretudo, em que lojas comprar? As pesquisas que tenho feito só me dão lojas americanas (ex: coolerguys.com), que normalmente têm portes mais elevados.

Obrigado!

2. xedas

xedas Power Member

Boas

Amanda aí umas fotos.....assim percebe-se melhor o problema!

Boa sorte

3. Chairman

Chairman Power Member

Eu tenho andado a considerar a mesma solução, pois também a minha PS3 aquece bastante na prateleira onde se encontra; as ventoinhas nem sobem muito de velocidade, mas a temperatura à superfície e o ar circundante deixam-me, no mínimo, preocupado...

A questão é que, apesar de a prateleira nem ser muito apertada (tem provavelmente outra PS3 em altura, de espaço livre, se não tiver mais), como o móvel é fechado atrás, o ar dificilmente circula da traseira da prateleira para a frente, onde a porta de correr fica aberta, e acumula-se aí...

Eu já vi vários exemplos, em que compram ventoinhas de PC, adequam-nas a uma abertura na traseira dos móveis e pronto, problema resolvido. A questão é que não sei como se faz para adaptar a alimentação da ventoinha, para poder estar ligada à ficha, ou mesmo a uma entrada USB da consola, nem quão silenciosa será esta solução.

Subscrevo o pedido de esclarecimento e opinião do wild_oscar!

Cumprimentos!

4. Reavivando este topico estou precisamente na mesma situação. Qual é a melhor solução low-cost?

5. rjSampaio

rjSampaio Power Member

A maneira mais fácil como foi dito é arranjares uma ventoinha estilo PC e pores num buraco do móvel atraz.

A alimentação adaptas/ligas a uma das portas usb da consola ou aparelho (isto funciona melhor se essas portas apenas estiverem alimentadas com a consola/aparelho ligado).

A ventoinha é desenhada para 12v, fica a trabalhar a 5v e algumas ventuinhas nem trabalham a essa voltagem, portanto é questão de experimentares. Por outro lado podes ir a uma casa de electronica/electricidade e deves encontrar a venda ventoinhas próprias para 5v.

6. wild_oscar

wild_oscar Power Member

Eu acabei por deixar como estava (sem ventoinha) e não tive problema.

7. obrigado pelos comentarios rjSampaio.

Mesmo que as ventoinhas de 12v trabalhem com os 5v, na pratica é como não ter nada nada pois as rpm vão ser limitadas e a ventoinha acabará por não ser efetiva no seu proposito que é evitar o sobreaquecimento dos equipamentos dentro do movel.

talvez a alternativa passe por ter um transformador de 220v para 12v. tenho de explorar melhor.

8. rjSampaio

rjSampaio Power Member

Depende da ventoinha, tenho uma nox 120 mm colada a um amplificador a trabalhar a 5V, e faz o trabalho que preciso , como disse depende da fan.

Partilhar esta Página