Dúvida Ventoinhas Samsung 900X4D-A01PT

Kotor

Power Member
Boa noite!

Tendo adquirido o ultrabook Samsung 900X4D-A01PT recentemente, achei curioso o facto de o funcionamento do mesmo / som das ventoinhas ser bastante silencioso, apesar de ter lido várias reviews antes de o comprar a indicar nesse sentido. Mesmo assim, fiquei com a ideia que das duas ventoinhas que o portátil tem, só uma trabalha, e a muito pouca velocidade (no entanto o barulho, perceptível apenas chegando muito perto, poderá ser também do processador/ssd e na verdade nenhuma delas trabalha).

Para tirar as dúvidas, instalei o CPUID HM e o SpeedFan, no entanto ambos não detectam as ventoinhas e dão me temperaturas na ordem dos 45 graus com o portátil quase idle, o que acho estranho.

Conseguem ajudar-me? Queria saber se não tenho aqui algum problema de hardware e poderá ser apenas uma questão de configuração...

Obrigado por qualquer ajuda!
 
Os 45º são normais num portátil e também é normalmente as ventoinhas não serem "reconhecidas", na bios em HardWare Monitor devem de aparecer as ventoinhas e as rotações.
 
Alguém me consegue ajudar? Seja em relação à questão inicial ou da bios.

É que não sei se tenho a(s) ventoinha(s) a funcionar corretamente e o prazo de teste para troca do portátil está quase a acabar.

Obrigado!
 
a essa temperatura é normal trabalharem pouco (nos ultrabooks a ideia é ter ventoinhas silenciosas), experimenta puxar pelo PC para ver se elas aumentam a velocidade (barulho) com o aumento de temperatura.

E ele so tem uma ventoinha , ele tem uma "2ª saida de ar" mas é a fingir , é apenas por motivos cosméticos para ficar simétrico..

604429179c.jpg
 
onde é que tem saída de ar? provavelmente é mesmo uma saída, ou entrada..

para testar corre o prime 95 ou o orthos e vais ver a rotação a subir!
 
Estava convencido que tinha 2 fans, no entanto já não sei onde tinha lido essa informação.

Usei o prime95 e ao fim de uns 5 minutos lá começou a funcionar, quando a temperatura chegou aos 70 graus! É normal para os ultrabooks? A temperatura média dele anda nos 55 graus...

Estava habituado ao meu antigo toshiba, que parecia que antes de o ligar já estava a ventoinha a trabalhar lol e limpava-o constantemente.
 
sim, é bastante bom até essa temperatura..
Ultrabooks usam processadores de 17W, faz pouco aquecimento; o teu antigo levava uns de 35 ou 45W e possivelmente tinha ainda uma grafica dedicada,
 
Ok, obrigado pela ajuda!

Na verdade quando o CPUID HM diz que o computador está a 60+ graus, eu toco nele e sinto que está quente mas não me parece que esteja com essa temperatura, talvez por causa do tipo de material do ultrabook.
 
Ok, obrigado pela ajuda!

Na verdade quando o CPUID HM diz que o computador está a 60+ graus, eu toco nele e sinto que está quente mas não me parece que esteja com essa temperatura, talvez por causa do tipo de material do ultrabook.

esses 60º não é no exterior como é óbvio, mas tenta tocar num dos heatpipes mesmo por cima do processador!!
 
Boas,

Tenho este modelo e estou muito contente.

Queria aumentar a RAM deste portátil sem perder a garantia, conheces alguém que o tenha feito sem ser na própia Samsung?
Não quero deslocar-me ao Porto ou Lisboa para este efeito...Sou de Coimbra.
Pergunto isto porque visto que este portátil não tem o acesso facilitado à RAM.

Obrigado.
 
Back
Topo