1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ventuinha da A8N-E Chip set

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por CrioStage, 13 de Agosto de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 740)

1. Bom para pedir ajuda deixo aqui os specs do PC: AMD3500+, 2Gb DDr 400, Board Asus A8N-E, Gforce 8800GTx. O problema é que áh algum tempo atraz notei que o meu PC comecava a aquecer em demasia, (especialmente depois de ter instalado a placa grafica), e como a minha caixa antiga era uma bela porcaria decidi investir numa caixa, e obtei pela Stacker 820 da coolmaster. Com algumas ventuinhas extras (em especial na porta de lado desenhada para levar ventuinhas) ajudou e bastante no arrefecimento. So que quando liguei o PC dps ter transferido o hardware de 1 caixa para a outra a ventuinha do Chip set comecou a fazer barulho, e passado 1/2 dias a BIOS comecou a dar warnings k a ventuinha estava parada ou estava a correr a uma velocidade inferior. A ventuinha ainda funciona mas poe-se a fazer uns barulhos estranhos de vez em quando. O problema e substituir a ventuinha devido ah dimenção da placa grafica e a altura da ventuinha (deixo aqui uma imagem).

Todas as ventuinhas para chipset que encontrei são muito grandes para este caso .. Existe alguma solução para este problema ou tenho que mudar de board como possivelmente estaria a pensar?

2. luikki

luikki Power Member

para começar, e se não queres fritar a board, não uses o pc.... enquanto não substituires isso. essas fans são bem conhecidas por darem problemas...
    podes substituí-la por um cooler passivo, como este....

3. Pallad1um

Pallad1um Power Member

Acho que podias procurar por um dissipador passivo para o chipset: são mais pequenos que as ventoinhas, e se for um bom faz o mesmo; aliás, a maior parte das boards já traz sistemas passivos.
    Eu por acaso tive a mesma board e fazia a mesma barulheira infernal, até que me lembrei de a desligar, e desligar os avisos, e safava-se bem, sobretudo devido às outras ventoínhas.

Agora um aparte, se puderes dar o salto para AMD2 ou Core 2 Duo fá-lo sem dúvidas. Ficas muito melhor servido. O grande problema é o dinheiro: motherboard, processador, memória... conta com gastar pelo menos 300 euros (a não ser que invistas em peças mais baratas para agora, só para dar o salto). Só digo isto porque com uma 8800 GTX como a que tens é uma pena o resto do sistema estar tão abaixo. Deve estar-te a roubar umas dezenas de frames por segundo nos jogos.

4. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

Já experimentaste limpar a ventoinha e lubrifica-la?
    Também acho que deverias mudar de CPU, mas sem precisar de mudar mais nada, já encontras X2 a 5600 e 6000 por 130-170€.

Cumps.

Eu tenho uma GTX também e sei que dissipadores para aí só baixinhos por isso se quiseres mudar o dissipador recomendo-te um da TITAN de 50mm de diametro, 6 mm de altura e totalmente em cobre. Já vem com vários adaptadores para chipsets e vgas, ramsinks e uma psta termica manhosa. Referência: TTC-CUV2AB/RHS(DIY)

Última edição: 13 de Agosto de 2007
  5. VentUinha é com O. VentOínha :P

Ai, ai, ai essa Escola Primária! :D

Fica bem.

6. Deste já agradeço a ajuda de todos os que postaram.

Eu pensei em ir pegar numa board antiga e tirar-lhe o dicipador mas como a da asus era uma ventuinha pensei de de alguma forma a refrigeração pode-se estar de alguma maneira comprometida.

Sim por acaso, e infelizmente já notei isso ... mas vou tocando as pecas conforme vou podendo, e como desta vx gostava de investir mais áh "seria" talvez demore um pouco mais .. mas para já vou tentar trocar a ventuinha por um dicipador passivo como o luikki e o Pallad1um sugeriram, Obrigado mais uma vez.

7. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Pelo preço que vais pagar por um paSSivo as tantas arranjavas um activo como o que eu te indiquei, activo geralmente é melhor ainda para mais nessas motherboards e com uma GTX a espreme-la. Geralmente os paSSivos são altos e provávelmente não vais ter espaço para o pôr.

Cumps.

8. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Experimenta o HR-05 SLI

abraço

Partilhar esta Página