ventuinhya de rad de carro,como ligar aos 230v?

Uma ventoinha de carro está ligada normalmente ao alternador que produz uma corrente brutal, por volta dos 10A-15A. Trabalha também com a bateria do carro que nunca tem menos de 10 A, certo ?

Por isso um transformador que te dê isso vai ser complicado... O melhor é arranjares uma bateria de carro e poes um carregador de baterias continuamente a recarregar a bateria! :-D

com 6 carros ca em casa a bateria mais pequena k tenho é uma de 45A....
um altenador pruduz muito mesmo... imagina noite, luzes, som, e se o carro for moderno as merdiçes todas electricas no motor... o alternador com isso td ainda consegue dar corrente para a bateria.

compra um fusivel com menos um bocadinho k a potencia da fonte e tenta...
se for da mesma potencia podes ter o azar de queimar o da fonte 1º
 
Não, um transformador de 230 para 12 V o que te vai fornecer são 12 V AC.

Tu precisas de 12 V DC ou seja precisas ainda dum rectificador.
 
Boas...

A maior parte de voces nao esta a ver bem a coisa, passo a explicar.
Ele tem um rad em aluminio com as seguintes dimensões ~ 45x45x2. Tao a ver o bicho ??
Nao é daqueles radiadores de saufage, mas sim aquele da frente para arrefecer o motor!

Eu tenho 2 PC's a agua, um com rad de saufage em cobre prai 18x14x4 e so tem uma fan 120 para ajudar kalker coisa pke nao é grande coisa, e tenho temperaturas mais do que qualquer um certamente aqui do forum, eu tenho os pc's no sotao onde fica de manha a noite virado para o sol, agora tou com 26º @ 20:31. Aqui tosta

Nao te ponhas a inventar muito, a lampada e o radio ja foram a muito tempo...

Mas se keres mesmo arranja uma fonte 300W juntas os fios amarelos todos para o +12v e os pretos todos - ( isto para dividir a corrente ) e arranja um interruptor daqueles tunings tipo dos avioes pós misseis...
Depois é como o killer disse ou fica altamente ou fica uma bosta de cavalo!


Cumps


P.S: Preocupa-te primeiro o sistema, colocar tudo direitinho e a funcionar.. dps logo se vê!
P.S2: É uma consola
P.S.3: Filipe tás a ver ?? as vezes nem é o que a gente pensa!!!
 
E ixo King
Faz o k o Squeezer ta a dizer
e se kiseres ajuda pa procurar os componentes pede ai k eu talvez consiga puxar uns cordelinhos e arranjar algo curtido

e ja agr :kfold:

cumps
 
mas tipo eu para echer o rad de fans precisava de umas 10 fans de 12cm!!!!!

para prender pelo menos 2 fans ao rad tinha que furar o rad coisa que não quero!!!
cumps
 
é assim, o que eu te digo é o seguinte..se queres mesmo fazer isso, faz para ficar decente, ou seja com pés e cabeça, não é só ligar os fios e por a ventoinha a funcionar, na minha opinião para ser um modding em vez de um xuning, para além de funcional têm de se enquadrar com o propósito, se simplesmente "colares" esse material na caixa vai ficar assim um pouco para o bizarro.

Boa Sorte para isso...
 
a minha opinião é não te meteres nisso de montar a ventoinha do radiador, primeiro pq a ventoinha é DC e a alimentação em nossas casas é AC, ias precisar de um transformador com rectificador de uma potencia um bocado brutal, e no fim do mes a conta da luz upa upa... lol

recomendo-te ires investigar no campo, ou seja, vai a uma loja ver ventoinhas normais que funcionam razoavelmente ligando-as a tomada :p tirar medidas, e pensar bem no caso, como julgo que o radiador ia ficar fora do PC nao tens problemas de campos magneticos criados pela ventoinha e procurando bem tens ventoinhas dessas de praticamente todas as medidas e feitios.

outra solução, é a tal de meteres as tais 10 ou 20 fans de 120, mas corrigindo-te, não precisas de abrir buracos no radiador, ha umas abraçadeiras daquelas de plastico que tb se usam nos WC na cor que tu entenderes, prendem-te as fans no radiador sem buracos.

em termos de estetica tens que pensar bem pra isso nao ficar um valente xuning.... com imaginação chegas a uma solução

força puto
 
tipo, eu cria era por a ventuinha no rad e nao colada no pc !!! entendes fsilva?

é uma boa ideia por 10 ou 20 fans de 12cm , mas cada fan é por volta dos 5€ ora 5x10=50€ em 10 fans o que fica muito caro!!!!!

pensando bem na quaestao acho que primeiro vou por td a funcionar e so depois preocuparme com a refrigeraçao extra do rad!
 
é uma questao de suicidio i de malukice!!!

porque ainda me da na toina i meto isto numa molex i ecperimento na fonte se for á vida meto-vos um processo em cima por que me disseram para fazer:002::002::-D:-D:002::002::-D:-D
 
tas a gozar? :lol: omg, se queres ligar liga no amarelo e no preto... 12V mas isso nem deve fazer a ventoinha abanar...


ah! és livre de fazeres tudo que quizeres, e apenas estou a responder a uma duvida tua, n és obrigado a fazer só pq eu disse... se isso estragar alguma coisa eu n posso ser responsabilizado :P só pra avisar :lol:
 
eu pus a ventuinha ligada a um caregador de movel acho eu, era transformador para 11v i a ventuinha tremia um kito mas so um kito
 
se leres os replies mais atras vez alguem a tentar explicar que o que faz funcionar isso é o alternador de um carro, que é um aparelho que apesar de debitar 12V tem uma "amperagem" fenomenal, ou seja, um carregador de tlm que debita 800mA (amperes) nao cabe na cova de um dente dessa ventoinha, por isso é que eu disse que n ia rodar, n tens "força" suficiente nem na fonte, nem com um carregador.

tentei explicar numa linguagem mais acessivel, entendeste?

ps: para veres essa ventoinha mexer tens que arranjar um aparelho que tenha um output de 12V DC e pra cima de 10A (amperes)
algumas fontes dão isso... a minha por exemplo é de 350W na linha de 12V de output da 16A, se tiveres uma fonte aí em casa que n teja a ser usada le as especificaçoes da fonte e podes tentar ligar a ventoinha aí, mas la está, ias ficar com uma fonte unicamente a alimentar essa ventoinha...
 
Última edição:
parece que este bicho vai ser substituido!!

acham que o rad sem ventuinhas tem boas temps?

cumps

edit: se kiserem pics é so dizer
 
lol

Pa ate era gira a ideia!! em vez de arrefecer ias ver essa cena a arder!!!!
Agora a serio podes sempre ir a 1 casa de transformadores e pedires 1 transformador pra isso eu axo k nao ia ser mt barato! mas tinhas ai 1 moding homemade algo original!!!
 
pois visto ke eu nao ando mt bem financeira mente entao decidi por este rad que deve ter umas lindas temps, mas pode ser ke fika surpreendido!
 
Back
Topo