1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Versões de edições baseadas em Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ciborg, 21 de Janeiro de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 713)

1. ciborg

ciborg Power Member

desde já peço desculpa se esta no sitio incorrecto!!

Eu gostava de saber quais eram as melhores versões de linux (acho que posso lhe chamar isto) que andam ai pelo mundo , e que eu sei pouco sobre estes sistemas operativos (não feitos pela micro :x2:) e gostava de trabalhar em diferentes plataformas .

que aconselham?

2. dogkiller11

dogkiller11 Power Member

Ubuntu... De longe das melhores para começar...

Além disso, o suporte deles, em ubuntuforums.org é do melhor que já vi...

3. John Silva

John Silva Power Member

A pergunta correcta não é "qual a melhor distro" ! Não há melhores nem piores, existem diferentes distribuições que poderão ir de encontro ás tuas expectativas ou não.
    A Ubuntu é actualmente a que tem maior popularidade, à uns anos atrás era a Mandrake, a actual Mandriva. As distribuições Linux estão em constante evolução a um ritmo que quem vem do SO da MS não está habituado.
    Aconselho-te a saber exactamente o que procuras. Estás interessado em estabilidade ou algo mais bleeding edge ? Estás interessado em facilidade de utilização ou em algo mais hardcore ? Etc..., etc......
    Aconselho-te experimentar os LiveCD's de várias distros e ver aquela que mais te agrada. Não vás pelos populismos porque para isso deixa-te ficar com o Windows.... Escolhe a distro que mais gostares independentemente de ser popular ou não porque normalmente qualquer distro minimamente conhecida tem um apoio excelente da sua comunidade.
    Passar pelo distrowatch.org é um bom começo bem como ler os tópicos fixos neste fórum.

Cumps.

4. ciborg

ciborg Power Member

obrigado Silva pela tua participação , bem eu queria uma coisa fácil pois sei pouco sobre LInux e gostava de exprimentar um SO diferente

5. dogkiller11

dogkiller11 Power Member

Concordo com quase tudo, mas vendo que se trata de um novo utilizador, não deixo de recomendar a distro mais adequada: Ubuntu...

Uma das razões e a principal, é mesmo a facilidade de utilização. Tenho uma Radeon HD2600 e não eram propriamente fáceis de instalar em algumas distros, como openSUSE, caixamagica ou fedora core. No ubunto, as drivers vêm incluídas mas não são instaladas. Isto porque não são open source (que é um dos pilares do Ubuntu). Mas aparece uma janela a perguntar se os queres activar... Aí escolhes que sim, reinicias e de repente tudo funciona (com a versão 8.10).
    Nenhuma das outras distros que experimentei faziam isto...

O suporte também não é a mesma coisa em todas... o forum do caixa mágica é, no mínimo, vergonhoso, e suporte oficial só pago. Quanto a ubuntu, o suporte é decididamente o melhor, nem que mais não seja pela sua popularidade...

Quanto á usabilidade, a título de exemplo, o instalador do openSUSE é insuportável... Demasiado longo para maçar um santo...

De resto, tudo depende do que vais querer fazer... Para experimentar, recomendo mesmo o ubuntu. O cd é live, ou seja, se gostares podes instalar directamente no disco...

6. vidaul

vidaul Power Member

Pois não dá para dizer qual a melhor
    mas o Ubuntu possivelmente será a
    melhor escolha

Eu prefiro o SUSE

7. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Ubuntu
    Fedora
    Suse

São as distros que recomendo para Desktop. Têm grandes comunidades e muita documentação disponível na net para aprender :)

8. max enzo

max enzo What is folding?

Eu recomendo o mandriva,acho que é a distro mais fácil de usar para primeira vez(pelo menos no meu caso que também sou novo no linux),para já foi a única mais o suse que me reconhece a placa de rede wireless,e consigo pôr os compiz a funcionar como deve ser(menos no suse),e acho que é a versão mais fácil de instalar programas,mas quanto ao suporte,acho que o ubuntu tem o melhor,talvez se deva ao facto de ser a distro mais conhecida.
    Um conselho a quem não consegue encontrar a drive da ati,pelo menos no suse,mandriva e ubuntu,na procura de software escrevam fglrx,assim já não precisam instalar manualmente.

Partilhar esta Página