1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio
  3. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

versoes UNIX/Linux: Qual escolher?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Dan, 25 de Julho de 2002. (Respostas: 15; Visualizações: 5824)

1. Dan

Dan Power Member

Boas a todos!

Tenho sempre pelo menos 2 partiçoes para 2 sistemas operativos. Tive dual-boot com WinXP + Win98, mas agora ja nao preciso do Win98, e econtro-me so com o XP. Sempre quis dar uma vista de olhos no Unix, ou mesmo no Linux.

Dei uma vista de olhos noutro Foruns e cheguei a conclusao de que estas versoes sao as mais famosas entre os users:

UNIX:
    - Solaris 8
    ( para UNIX, nao falam de mais nenhuma... :( )

Linux: ( Linux ISO )
    - Mandtrake 8.2
    - SuSe
    - FreeBSD
    - Slackware
    - Debian
    - Red Hat

Quais as versoes que tem e quais sao as que gostam mais??

Obrigado desde ja!

2. Lucky_JL

Lucky_JL Power Member

para desktop :

mandrake 8.2

para server :

slackware 8.1

para kem ja domina linux ... debian .. é um bicho de surpresas :)

3. Caspanatola

Caspanatola Power Member

Você já experimentou a versão do Linux da Conectiva , que é totalmente em português.

É muito bom.

4. Dan

Dan Power Member

Esse Conectiva, Linux em pt, parece ser interessante, mas versoes pt dao sempre duvidas quanto as traduçoes que fazem, no entanto pode valer a pena... mas tambem sao 4 CD?S!!! la se vao os downloads internacionais...

5. gutter

gutter Power Member

Eu ja experimentei de tudo, mas ando apenas com Mandrake 8.3, digam o que disserem, que slck é uqe é bom, que isto...que aquilo, ao fim de este tempo todo, depois de instalado, bem configurado e a correr é tudo a mesma treta, logo uso mandrake que é o que faz mais, configura logo tudo em termos de hardware, depois é so tapar boracos....(a instalar é +- 30 minutos e fica logo tudo a bulir, os buracos demora mais tempo)

Com outros é igual, tem-se é + trabalho a configurar, por isso e apenas isso uso mandrake.

Chamem.me o que kiserem, tenho mais que pensar e que fazer do que andar com distribuição XPTO e andar a ter mais trabalho.

Concordo inteiramente com o que o Lucky_JL diz, mandrake esta a dominar a meu ver o linux para desktop e a percorrer o caminho certo que o linux deve ter, isto no mundo dos desktops.

Para server, acho que FreeBSD é o mais à prova de bala que ha, apesar de nunca ter mexido nele.

Agora de resto...pra casa....depois de estar a bulir....é igual aos outros, ja agora experimentem o Ximian Desktop, Ximian Red Carped e o xalente Ximian Evolution.

6. Tafinho

Tafinho Power Member

Só se for a Beta , não ?

7. Lucky_JL

Lucky_JL Power Member

pois .. acabou de sair o mdk8.2 .... so se fosse uma alpha ...

versao 8.3 acho k so o suse é k vai nessa versão :)

8. gutter

gutter Power Member

Ok, peço desculpa, uso Mandrake 8.2, e nao 8.3, desculpem ai

de qq das maneiras 8.3 nao vai haver, acho que aseguir é a 9.

Nao é presiso baterem mais no ceguinho.

9. KorbaX

KorbaX Power Member

eu recomendo sem duvida o MDK 8.2 pra desktop. muito bom.

ps: o mdk9 vai ser pago .. =\ tham ....

10. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

n podia concordar mais com o gutter, epah eu ja experimentei varias, mas optei por ficar sempre com o slackware, embora a distro seja diferente os motivos sao os mesmos que os do gutter...

não tenho paciencia pra me preocupar com q distro usar, e o slack ja conheço, configurar? sim sim tudo á mão e é se quero, mas ao menos já sei por onde me mexo.

por mim a escolha certa para desktop está algures entre slack e mandrake.

Para home server a escolha é obviamente openBSD ;), não é dos mais usados, mas é por isso mesmo que é bom...

PS: um pormenor, a pior distro que ja me passou pelas mãos foi o Corel Linux, porra nunca vi nada tão mau.
    O Suse tem pormenores interessantes mas não me convence principalmente pela filosofia da coisa, ao nivel de vendas blah blah blah...
    O Red Hat, parece-me q enveredou pelo caminho errado apenas isso.

11. Dan

Dan Power Member

Isso infelizmente e uma grande verdade...

Bom, entao confirma-se que devo optar pelo Mandtrake v8.2 ( a que pelos vistos sera a ultima gratis :confused: e melhor despachar-me! :P ) , que e so um cd, certo??? :confused:

Olha, afinal ja existe a beta da v9.0 ;)

Quanto a UNIX, ninguem usa/usou isso?? Tambem se gostar do Linux, fico com ele, embora sempre tive curiosidade em experimentar este SO...

So um Ultimo ponto: ninguem me quer mandar as ISO do Mandtrake??? e que em termos de downloads internacionais ja nao me posso esticar muito.... :(

12. Tafinho

Tafinho Power Member

http://darkstar.ist.utl.pt

13. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

14. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

15. Dan

Dan Power Member

nham* nham* .... ora deixa ca ver qual hei-de de escolher ;)

Partilhar esta Página