Headphone Review Verum 1

Walderstorn

Power Member
Os Verum começaram como um projecto por "piada" de um jovem ucraniano. Fez um protótipo que andou por alguns membros SBAF e devido à qualidade elevada por um projecto DIY acabou por encontrar o seu caminho para a Kickstarter e o resto é história. O preço é de 349 dólares, sendo que o preço para os early adopters foi de 299.

Primeiro uma foto minha:

D2J76nU.jpg


Fotos da campanha:

6c664176a873932075a42bc500f2617c_original.jpg


fea51d4a0225cd8e67f93c18161bc7e4_original.jpg



"À primeira vista"

São feios...pode-se dizer que pode ser uma questão de gosto mas para este modelo não há muita volta a dar, são muito feios. Vieram embalados de forma segura, embora muito simples, dentro de uma caixa de cartão com uns 30 selos vindos da Ucrânia. Apresentam um cabo, (demasiado) fino, trançado com terminação 3.5mm. As pads são feitas em pele sintética, agradáveis ao toque e com colocação magnética, o que irá simplificar, e muito, tirar e pôr (aguardam-se mais modelos de pads com outros materiais). Os headphones em si são robustos e as cups em plástico. Por este preço era impossível serem em madeira e como tal é um compromisso aceitável.


Configuração/Setup(s):

JRiver Flac/ Spotify - EITR - Metrum Jade - DNA Sonett 2 - Verum/HD600
JRiver Flac/ Spotify - EITR - Metrum Jade - Cavalli Crimson - Verum/HD600



Espeficificações:

  • 82 mm membrane made from 8 um mylar film

  • 96 db sensitivity

  • 470 grams

  • 8 ohms

Músicas:


Bob Marley - Redemption Song
Bob Marley - One Love
Adele - One and Only
Sam Smith - Latch
Sam Smith - La la la
TK - Unravel (acoustic)
Mile Davis - So What
John Coltrane - My favourite things
Metallica - Wherever i may roam
Rihanna - Diamonds
Sia - Chandelier
Seinabo Say - Younger


Sonett 2 (Tube Amp/Amplificador a válvulas)

Aprecio bastante a homogeneidade do som, independente da fonte ou do tipo de música. É mais do que ser "neutro", é porque os Verum fazem tanta coisa certa e quase nada de errado. São músicais e eu aprecio imenso o facto de poder relaxar sem ter que cerrar os dentes após ouvir partes de músicas que possam ser mais estridentes, o que, por exemplo, pode acontecer com os meus HD800 SDR.

Os graves apresentam-se fortes mas perdem um pouco de extensão (algo que eu irei referir outra vez quando falar da experiência com os Crimson). Mesmo com essa pequena perda eles são melhores que os HD600 em quaisquer e todos os aspectos relativos a baixos que eu me aperceba.

Um óptimo emparelhamento com certeza.


Com Crimson (Amplificador Híbrido)

Os Verum são muito bons com o Sonett 2 mas são ainda melhores com o Crimson.

Uma das coisas que consigo ouvir com o Crimson que não consigo com o Sonet 2 é a ressonância de alguns instrumentos. Mesmo com

One thing i can hear from the Crimson that i don't on the Sonett is how i can hear the reverb from some instruments. Even in "less than usual" gravações menos "usuais" como "Unravel (Acoustic) by TK" a ressonância do violoncelo é algo que apreciso e a qual não consigo ouvir praticamente nos HD600, embora a natureza mais sibilante dos Verum se pronuncie um pouco.

Não consigo deixar de pensar que, mesmo em volumes mais baixos, não deixo de ouvir alguns instrumentos ou pequenas nuances músicais que quase desaparecem nos Sennheiser.

Os graves são mais fortes, mais limpos e existe mais sub-baixo. Isto é algo que me fez pôr de parte os HD800 SDR quando estes vieram.

O som, como um todo, apresenta-se mais intenso.

Comentário adicional: Faz algum tempo em que eu apreciei tanto rock como agora quando uso estes headphones.


Pontos Positivos:

Planares feitos como deve ser. Homogeneidade (estou a olhar para ti Audeze), homogeneidade "a pacotes". Simplesmente prefiro-os aos LCD-2C Classic.
Extensão dos graves.
Peso (boa distribuição).
Imaging.
Construção, sendo bastante robustos.


Pontos Negativos:

Podem apresentar-se um pouco "bright" com amps solid state.
Comforto. Pequeno ponto quente, aka "hot spot", na minha orelha esquerda, em baixo. Não incomoda mas está lá.
Pads, não apresentam a mesma homogeneidade de construção. Ter um selo para medições consistentes deu trabalho.
Feios que dói.
Cabo um pouco fino embora braided.
Um pouco mais de ar e imaging caíam que nem ginjas.


Medições (ainda estou a aprender):

8GEddsx.jpg



VERUM vs HD600:

Os Verum 1 apresentam mais sibilância que os HD600 e é aí que consiste a maior diferença. Os Verum 1 são, para mim, headphones de maior qualidade, em que as notas de um piano são tocadas com mais intensidade e com os quais é possível apreciar cada nota da tecla tocada.

Ao mesmo tempo os vocais, masculinos ou femininos, não são prejudicados, o que é algo que eu, pessoalmente aprecio bastante. Dito isto em algumas músicas os pratos apresentam um pouco mais de sibilância do que eu diria que é a perfeita para os meus ouvidos, embora não ao nível em que me possa sentir fatigado, no entanto interrogo-me como me sentiria se ouvisse apenas música clássica por longos períodos de tempo. Penso que alguma fatiga podia acabar por sentir-se se utilizasse amplificadores solid state.


Vantagens relativamente aos HD600:

Graves.
Som mais limpo.

Desvantagens comparativamente aos HD600:

Agudos.
Comforto.
Palco/Airness.


Outras comparações:

Diferentes dos HD800 SDR, menos palco, imaging e qualidade de som. Superiores em graves e menos laid-back, o que pode ser do agrado de alguns. Os HD800 são superiores para ouvir música, a menos que sejam muito apreciadores de graves.
Melhores que os Audeze LCD-2C Classic.
Melhores que os HD600 como "um todo".
Melhores que os HD650 como "um todo".


Resumo (as notas estão sujeitas a mudança com o passar do tempo devido à comparação com outros HP):

Agudos: 7
Graves: 8,5
Imagem/imaging: 7,5
Palco/soundstage: 7-7,5
Vocais/mids: 7,5
Estética: 4
Conforto: 7
Preço/qualidade: 9

Tenho usado estes para o dia-a-dia mais e mais. Podem não ser tão bons, para mim, para ouvir música comparativamente aos HD800SDR mas para jogar e ver filmes são um mimo e acabo por não trocar muito.
 
Última edição:
Grande review! Sim senhora. Bom ver que este fórum está se a tornar mais audiófilo :D

Por acaso ando a pensar em comprar uns headphones para obter melhor qualidade sonora. Nada melhor que andar a ler umas reviews para se ir tirando ideias.

Seria porreiro também haver um tópico em sticky com um glossário dos termos usados neste mundo. Ajudaria a quem estiver a começar ou até mesmo relembrar os mais experientes. :)
 
Grande review! Sim senhora. Bom ver que este fórum está se a tornar mais audiófilo :D

Por acaso ando a pensar em comprar uns headphones para obter melhor qualidade sonora. Nada melhor que andar a ler umas reviews para se ir tirando ideias.

Seria porreiro também haver um tópico em sticky com um glossário dos termos usados neste mundo. Ajudaria a quem estiver a começar ou até mesmo relembrar os mais experientes. :)

Agradeço e peço-te que escrevas essa sugestão no tópico das sugestões para que os mods também possam ler :)
 
Back
Topo