Vga/dvi

_V1per_

Power Member
Boas!
Gostaria de saber a diferença entre estas 2 ligações - VGA e DVI
14-121-550-07.jpg
 
vga - sinal analógico
dvi - sinal digital

os monitores mais recentes já vêm com ligações dvi e as placas mais recentes algumas até já nem ligação vga trazem, mas há sempre uns adaptadores.

em conclusão, o melhor é o dvi pois transmite o sinal de video digital directamente sem nenhuma conversão como acontece no vga.
 
aproveito para deixar aqui uma questão, se ligarmos um monitor que tem apenas VGA à saída DVI (através de adaptador) da gráfica, usufrui-se de algum aumento de qualidade? ou é a mesma coisa que ligando à porta vga

cumps
 
Pelo que sei, é realmente a mesma coisa.
Simplificando (muito muito), o sinal DVI faz corresponder a matriz de pixeis que a grafica mete à saida directamente à matriz de pixeis do monitor tft sem conversões pelo meio (como foi dito). No entanto, tens de ter em conta a resolução nativa do monitor, fora dessa pode haver distorção de imagem (normalmente há). Se estiver na nativa, assenta tudo no sitio sem distorção alguma (admitindo tudo o resto perfeito... o que muitas vezes não é o caso).
Os monitores analógicos sejam tft's ou crt's fazem uma aproximação porque não funcionam com a matriz digital por defeito. A placa gráfica converte o sinal para analógico (vga) que, nos monitores tft's analógicos são novamente convertidos para uma matriz internamente. O que é um bocado estúpido mas é assim que foram feitos devido às placas terem (tinham) saída principalmente em analogico (vga). O sinal VGA foi feito para monitores crt, que são de varrimento.

Hoje em dia comprar um TFT sem DVI não vale muito apena . :)
 
Back
Topo