VGA RAM prices hike over 30% in August

Eu tenho uma torre que em 2010 custou-me à volta dos 1000 euros ,com i5 +GTX 460 +8gb de ram.

Agora ao fazer uma simulação em termos de preços, para um pc do género(de 2017,com 16Gb de ram + gtx1060) o pc fica mais caro uns valentes 500 euros.Já começo a ficar assustado,visto que queria trocar este pc no próximo Verão.
 
ui não sei que contas andas a fazer lol

um 1600 com uma b350 plus , 16gb 2666 cl16, 1060 gaming x, uma caixa de 40€ uma fonte de 100€ modular 80+ gold, ssd 1tb e um aio 240mm não chegou a 1300€
 
Eu tenho uma torre que em 2010 custou-me à volta dos 1000 euros ,com i5 +GTX 460 +8gb de ram.

Agora ao fazer uma simulação em termos de preços, para um pc do género(de 2017,com 16Gb de ram + gtx1060) o pc fica mais caro uns valentes 500 euros.Já começo a ficar assustado,visto que queria trocar este pc no próximo Verão.
Essa comparação não faz sentido. Em 2010 a 460 estava a meia década de existir, e a equivalente deveria o topo dos topos.

Mas sim, no geral as coisas voltaram a encarecer após muitos tempo de melhoria.
 
Eu tenho uma torre que em 2010 custou-me à volta dos 1000 euros ,com i5 +GTX 460 +8gb de ram.

Agora ao fazer uma simulação em termos de preços, para um pc do género(de 2017,com 16Gb de ram + gtx1060) o pc fica mais caro uns valentes 500 euros.Já começo a ficar assustado,visto que queria trocar este pc no próximo Verão.
Até ao próximo Verão haverão mais quedas e subidas de preço...
 
estou confiante dos preços estabilizarem já no inicio de 2018. caso contrario vendo a NZXT Manta que comprei e desisto da ideia de montar o PC... Não vou despender de tanto dinheiro para um simples capricho de jogar CS GO. btw, anda ai uma excelente promoção do i3 8100 (CPU que queria comprar) a 109€, mas não vou comprar já. Ainda me arrisco a sair material melhor já no inicio de 2018 xD
 
O que tenho feito é recomendar 8gb de RAM a novas builds em que o orçamento é limitado. Os jogos ainda se portam todos bem com essa quantidade de ram, e pagar 200€ por 16gb é de loucos, isso custa quase um GPU 1080p Medium/high Settings...
 
Isso será bom para o mercado! Q empresas são essas? Tenho de ver se leio mais sobre isso

China firms to invest CNY18 billion to develop 19nm DRAM technology

China-based GigaDevice Semiconductor and Hefei RuiLi Integrated Circuit Manufacture (formerly Hefei ChangXin IC) will team up to develop 19nm DRAM process technology for the production of 12-inch wafers at a total investment of CNY18 billion (US$2.71 billion), a move widely seen to usher in a new stage of competition in China's DRAM market, according to industry sources.
...
GigaDevice and Hefei Ruili are scheduled to complete the development and trial run of the 19nm process technology with a yield rate of 90% by the end of 2018
http://www.digitimes.com/news/a20171031PD206.html
 
é muito triste ter de esperar pela China vir salvar um mercado "mainstream". Já têm o monopólio de muita manufactura "low end", deixado-os apanharem o monopólio da manufactura mais complexa só lhes dá mais poder, em detrimento do poder dos outros, já para não falar dos problemas éticos/ambientais/humanos.

Já agora há coisas a mais "made in China". Mas assim fica muito mal. Ok, muito fixe peças do pc baixarem de preço para nós, mas gostar disto é ser-se muito egoísta, quando se pensa duas vezes... Pensando no longo termo, isto é horrível.....
 
Se leres o artigo a questão nem é o "baixar preço", é uma questão estratégica para eles, é garantir que não estão dependentes de 3os para poderem produzir, e estes investimentos são suportados por um fundo governamental de mais de 10k milhões de $.
Basicamente o objectivo deles é garantirem o abastecimento do mercado interno.
 
Muitas empresas chinesas têm de aguardar ou alterar os seus planos precisamente por causa da situação dos preços, tendo o fornecimento de componentes assegurados, casos de DRAM e NAND - existem outros como o acesso a ecráns e chips mais recentes - não ficam dependentes de empresas estrangeiras e ainda "contribuem" para a economia do país, que é para desenvolver esse cluster que há o tal fundo governamental.

No fundo a entrada dos chineses no mercado, mesmo que em alguns casos não com fabrico de topo, retira no entanto a pressão em relação à procura - em muitos casos os "China made" são artigos sensíveis aos preços - e isso deixará de ser rentável para as restantes Samsung, Hynix e Micron/tawaineses e estes serão porventura forçados a migrar ou fazer o upgrade das suas foundries para processos de fabrico mais recentes, e eles têm andado a arrastar os pés em relação a isso, pois como a procura supera a oferta e os preços estão em alta, nem vale a pena estar a fazê-lo pois como a situação está está a ser-lhes rentável, ou seja não há qualquer incentivo.

No fundo a situação do investimento chinês é positiva, apenas indirectamente, isto se não houver mais um boom na procura.
 
Desculpem o offtopic
@notario, preocupo-me mesmo bastante com questões ambientais. Acredites ou não, os chineses atualmente estão na vanguarda dos esforços para diminuir a dependência de combustíveis fósseis e reduzir as emissões atmosféricas. Deviam servir de exemplo ao mongoloide q retirou os EUA do Acordo de Paris e apregoa que o carvão é uma energia limpa.
Pior serviço ao planeta presta a Índia, que se já não é, está prestes a tornar-se o maior poluidor a nível mundial
 
E a classe média na China está a aumentar de forma exponencial. Obviamente que está tudo ainda muito longe do ocidente, mas já não é a China de antigamente. Isso é a Índia.
 
Back
Topo