VGA RAM prices hike over 30% in August

Concordo em pleno com o gigante das intempéries.

Consumismo no mais puro sentido e eu vou pelo mesmo caminho...jogo a 1080p numa tv "normal" logo a 60hz. Não tenho qualquer necessidade de upgrade, iria/irei fazê-lo por capricho e apenas porque vou vender uma parte do meu actual por 300(valor acordado na altura), no entanto esperava que esse dinheiro fosse abater mais do que vai na realidade.

Ainda estou a ver se ele não se importa de esperar até ao próximo ano mas ...

Devo fazer o mesmo que o @Stormgiant referiu, comprar menos RAM (8) do que pensava fazer antes (16).

Como consumidor não me importava de ver a entrada de mais 1 ou 2 "jogadores", nem que fosse por 1 ou 2 meses iam abalar o mercado.
 
De ridículo não tem nada, achas que se a procura baixasse os preços não iriam acompanhar para corresponder o mercado? Parece-me óbvio e não é algo exclusivo da área informática.

Eu não condeno os fabricantes pois, sem hipocrisias em cima da mesa, por uma questão de lucros eu faria o mesmo.

O que eu SEI é que a procura baixa se o preço aumenta. Não há volta a dar...
Se o impacto financeiro existe ou não já é outra conversa. Se venderes 10 a 10 é a mesma coisa que venderes 1 a 100 em termos financeiros, no entanto a procura sofreu um decréscimo.
Que os fabricantes estão a aproveitar-se também não tenho dúvidas.

O que se passa é que a procura é de facto maior do que a oferta, logo aumentam os preços.
Mais, o mercado PC está estagnado. Não há aumento nas vendas, logo não é este o mercado que está a puxar os preços. São os smarphones e todos os outros aparelhos "smart" (lampadas, sensores, electrodomésticos, etc...) que estão a promover isto. O mercado PC, por ser o parente pobre actualmente, fica para 2º plano dado que as empresas tendem a focar-se no que tem mais futuro aparente.
 
Boa verdade, é aquela "máxima" de ver queixas sobre os preços dos componentes e depois todos os anos trocam de telemóvel flagship mas isso, aparentemente, já é justificável para alguns.
 
10000000% de acordo... Vivemos numa sociedade consumista (mea culpa) e as empresas aproveitam esse embalo... Cada vez se nota mais o fosso entre "ricos" e "pobres", mas ha certas coisas que mesmo os "pobres" nao sao capazes de dizer que nao!!!
Isso é o marketing a funcionar. Fazem criar uma necessidade nas pessoas onde não deveria existir.
Atenção que eu não estou a criticar quem compra um iphone, estou a criticar quem troca todos os anos pelo novo modelo mesmo que seja quase igual ao anterior e essa pessoa apenas tira fotos e chamadas. E aqueles que não dormem porque o telemovel saiu ontem e a UPS ainda não entregou o telemovel em casa.

Eu há 20 anos atrás quando era "miudo" comprava cpu's e gráficas várias vezes por ano. Agora, mudo a cada X anos.
Prioridades e aperceber que não é por ter um cpu ou gráfica 10% mais rápido que vou ter melhor experiência a jogar ou a trabalhar.
Lembro-me que em 2008 quando a maior parte das pessoas comprava pc's com 2/4GB eu comprei um 1366 e meti 24GB. Na altura paguei pouco menos de 200€ pela RAM.
Vamos esperar por melhores dias nos preços porque RAM é como dinheiro no bolso. Nunca é demais.
 
O que eu SEI é que a procura baixa se o preço aumenta. Não há volta a dar...
Se o impacto financeiro existe ou não já é outra conversa. Se venderes 10 a 10 é a mesma coisa que venderes 1 a 100 em termos financeiros, no entanto a procura sofreu um decréscimo.
Que os fabricantes estão a aproveitar-se também não tenho dúvidas.

O que se passa é que a procura é de facto maior do que a oferta, logo aumentam os preços.
Mais, o mercado PC está estagnado. Não há aumento nas vendas, logo não é este o mercado que está a puxar os preços. São os smarphones e todos os outros aparelhos "smart" (lampadas, sensores, electrodomésticos, etc...) que estão a promover isto. O mercado PC, por ser o parente pobre actualmente, fica para 2º plano dado que as empresas tendem a focar-se no que tem mais futuro aparente.

No entanto isso nao tem acontecido com impacto significativo... Nao esquecer que os chips nao sao apenas usados para memorias RAM, mas para tudo e mais alguma coisa hoje em dia (Telemoveis, tablets, Smart TV's, TV Boxes, GPS, etc etc) e se analisares o mercado a procura por esses mesmos aparelhos tem-se mantido e em alguns casos ate mesmo crescido. Estamos no inicio da epoca natalicia e a procura sera ainda maior. Apos a epoca natalicia teras a epoca de saldos, logo havera ainda procura (e escoamento de stocks!!). So la para finais de Fevereiro (a correr bem) e que havera uma descida significativa de preco a meu ver!

EDIT: peguei no teu post porque tinha aquela frase (eu li o que escreveste depois :) e vai de encontro ao que eu digo!)
 
Não tem impactos significativos porque ainda não se atingiu o topo da curva. Ou seja, os preços vão aumentando até se atingir o ponto de saturação.

A procura ainda absorve os preços, mas cada vez vai estando menos disposta a isso. Vai chegar a um ponto em que ou a procura esbate ou a oferta inunda de tal forma o mercado que vai por ai a baixo.
Novas fábricas vão ser abertas e a coisa estabiliza.

Não vejo é mérito em apontar o dedo porque as pessoas trocam de telemóvel todos os anos.
Eu até me revejo-me no que dizem principalmente por questões ambientais. No entanto as coisas são como são.
 
o gigante das intempéries.

Tenho de referir que adorei, ri-me muito com isto.

Quanto ao tema, a realidade é que haverá sempre um mercado empresarial a absorver muitas destas coisas. Contudo, o mercado de consumidor tem também impacto, e sim, seria possível deste lado fazermos algo em relação a isso, até porque há soluções. Só que implica um movimento massivo de redução de compra de material novo, e muitos de nós não estão dispostos a isso. Sim, é preferível comprar material novo e ir sempre para o mais recente, mas lá está, tem de ser já? Tem de ser o mais recente? Tem mesmo de ser? Aposto que metade das vezes pelo menos, a resposta seria não. Mas nós respondemos muitas vezes a caprichos, e apesar de não ter nada de errado, iremos sempre todos pagar por isso. Não nos podemos esquecer que sempre que tomarmos certas decisões individuais, se atingirem uma massa crítica, passam a ser também decisões de um mercado.

E honestamente, na questão de quem compra novo todos os anos... Bem, enquanto venderem o material em segunda mão, a 80-90% do preço original, porque não? Conseguir dar 800€ pela última geração, e depois vender a 700€, que vai abater na próxima compra... Por 100€ anuais, consegues ter sempre o mais actual da tecnologia, não me admira que muitos façam isso. Só me admira como é que o mercado absorve estes valores...
 
Só que implica um movimento massivo de redução de compra de material novo, e muitos de nós não estão dispostos a isso. Sim, é preferível comprar material novo e ir sempre para o mais recente, mas lá está, tem de ser já? Tem de ser o mais recente? Tem mesmo de ser? Aposto que metade das vezes pelo menos, a resposta seria não. Mas nós respondemos muitas vezes a caprichos, e apesar de não ter nada de errado, iremos sempre todos pagar por isso. Não nos podemos esquecer que sempre que tomarmos certas decisões individuais, se atingirem uma massa crítica, passam a ser também decisões de um mercado.
Eu tenho um [email protected] há uns 2 ou 3 anos. E todas as semanas todas as fibras do meu corpo começam a falar comigo "pá, um Ryzen 1700 ou um 8core intel é que ia que nem ginja".
Isto é o meu inner core de consumismo a falar. Porque sei que iria ter um aumento de performance. Mas passado 5min o meu cerebro diz "pá, não precisas do meu aumento de performance porque o que tens chega para o que fazes". e morre por ali. Há 20 anos atrás as fibras ganhavam sempre. Agora é o contrário.

E honestamente, na questão de quem compra novo todos os anos... Bem, enquanto venderem o material em segunda mão, a 80-90% do preço original, porque não? Conseguir dar 800€ pela última geração, e depois vender a 700€, que vai abater na próxima compra... Por 100€ anuais, consegues ter sempre o mais actual da tecnologia, não me admira que muitos façam isso. Só me admira como é que o mercado absorve estes valores...
Mas quem faz essa troca com cabeça, tronco e membros, faz com um plano e bem definido. Um exemplo, um dos meus amigos é fotografo de casamentos e tem varias camaras profissionais e compra sempre o ultimo modelo de iphone quando sai. Uma parte é panca dele mas compreendo que a camara para ele é importante para tirar fotos quando não está com as camaras com ele e preciso de tirar fotos a localizações e sitios onde vai fotografar a seguir.

Basta seguir os topicos aqui no forum nos telemoveis quando saem telemoveis novos que existe malta que não dorme á espera dos telemoveis e ficam realmente doentes e com raiva das empresas quando o recebem um dia depois do previsto. Isto em termos médicos tem uma nome.
Mas não é o objectivo deste topico.

Eu também acredito que pouco antes do verão do proximo ano os preços vão cair. Vamos aguardar e até lá, façam compras e upgrades que precisem mesmo.
 
@Stormgiant same, com um i7 4790 nunca tive problemas só uma vez ou outra em multitasking bruto com varias aplicações e clients de jogos a correr ao mesmo :D . mas a vontade é tipo "wow um 6core-8core Ryzen vinha mesmo a calhar" mas é um "desperdício" de dinheiro de fores um consumidor racional.

Ri-me bastante :D há mesmo pessoal "doente" a este ponto

Basta seguir os topicos aqui no forum nos telemoveis quando saem telemoveis novos que existe malta que não dorme á espera dos telemoveis e ficam realmente doentes e com raiva das empresas quando o recebem um dia depois do previsto. Isto em termos médicos tem uma nome.
Mas não é o objectivo deste topico.
 
Eu tenho um [email protected] há uns 2 ou 3 anos. E todas as semanas todas as fibras do meu corpo começam a falar comigo "pá, um Ryzen 1700 ou um 8core intel é que ia que nem ginja".

Eu tenho andado mais à volta dos 4790k, em vez de andar com loucuras, simplesmente passava a i7 da minha geração, e metia aquilo estável a 4.2 ou 4.3 e ficava contente (e só falo em subir para i7 porque lá apanhei o Rise of the Tomb Raider, que realmente tem alguns drops pelo CPU). Mas o mercado de usados é ridículo (a meu ver claro) nos preços que pede por material mesmo sem garantia. Não estou muito interessado nisso. Eu estou no meio termo da tua ideia, se achar algo de interesse, melhor, senão, mantenho porque honestamente não ando muito esquisito. Ainda por cima com o freesync em cima, noto menos ainda os frame drops em 95% dos casos.

Mas quem faz essa troca com cabeça, tronco e membros, faz com um plano e bem definido. Um exemplo, um dos meus amigos é fotografo de casamentos e tem varias camaras profissionais e compra sempre o ultimo modelo de iphone quando sai. Uma parte é panca dele mas compreendo que a camara para ele é importante para tirar fotos quando não está com as camaras com ele e preciso de tirar fotos a localizações e sitios onde vai fotografar a seguir.
Isto tem o seu sentido. Mas lá está, admira-me como é que o mercado aceita os valores que se praticam actualmente. Apenas isso.

Vamos aguardar e até lá, façam compras e upgrades que precisem mesmo.
Quem me dera que a massa maior seguisse isto. Mas mesmo a malta do fórum é um pedaço menor do mercado português, que por si só é uma fatia menor do mercado europeu, e que nunca vai ver isto. É esperar
 
Mas quem faz essa troca com cabeça, tronco e membros, faz com um plano e bem definido. Um exemplo, um dos meus amigos é fotografo de casamentos e tem varias camaras profissionais e compra sempre o ultimo modelo de iphone quando sai. Uma parte é panca dele mas compreendo que a camara para ele é importante para tirar fotos quando não está com as camaras com ele e preciso de tirar fotos a localizações e sitios onde vai fotografar a seguir
mas aí é uma cena diferente. é algo profissional e o querer ter o melhor material de trabalho.
os outros 98% gastam todos os anos 700 ou 800 euros num telemovel novo topo de gama para fazer chamadas e ir ao facebook.

há dois anos montei a torre e gastei 69 € (vá, paguei 62 em promo), por 2x4gb. hoje as mesmas estão a 113€.
 
Eu tb andava para fazer upgrade total à máquina que já vai fazer 5 anos mas com os preços assim mais vale estar quieto.
É a ram é as GPU e o mining a não dar tréguas...

Com sorte o mercado de usados ainda vai dando para bons negócios e apanhei 32gb ddr3 por 160€ que aproveitei logo e ainda vendi os meus 8gb originais por 50€ para abater no gasto e juntar uns trocos para o SSD 500GB.

Fica a faltar a gráfica... 1070 já desciam de preço...
 
Vai da óptica do utilizador se precisa ou se é mesmo uma necessidade.

Sou jornalista e trabalho a partir de casa e o meu sistema skt 775 (à parte do cpu que é skt 771) desenrasca, contudo naturalmente que tive de ir fazendo alterações (meti +ram, melhorei a fonte, gráfica e cpu) para ter isto mais atualizado mas objectivamente para o que faço, nem era preciso.
A troca que estou a equacionar fazer é porque o material começa a ficar "cansado" sobretudo para o uso que dou ao pc.
Para trabalhar, check, serve, mas quero jogar e a verdade é que a mudar de plataforma é pelo "capricho" de jogar mas acho que mereço, afinal em 2017 ter um monitor de 17' para o qual estou a olhar o dia inteiro, que está também já a morrer.

Cada pessoa é como cada qual, e a cultura é que afecta tudo o que nos rodeia e somos formatados para o consumismo, faz parte, e cada ao utilizador pensa com o cérebro e medir.
 
Epa as rams não são a porra do gpu...só precisas de mudar de rams ai de 5 em 5 anos.... Eu por exemplo em 2018 queria fazer upgrade de socket mas como tenho ddr3 não faço, não vou alimentar esses ladroes. Tenho ddr3 mesmas rams a uns 8 anos e continuo bem, aka 8gb e dá para todos jogos.
 
Quando fiz upgrade para DDR4 (2016) comprei um kit 3600 cl17 2x8Gb por 162€ e passados uns tempos outro identico por 145€, foi um dos melhores investimentos que fiz:p, hoje teria que dar mais 120€ pela mesma quantidade de memória.
Esperemos que com a entrada em produção da nova factory da Samsung o preço final vá descendo, mas começo a achar que é como o preço da gasolina...:-D
 
e eu a pensar que 2x8GB 3200Mhz por 90€ tinham sido desperdicio porque nao havia ganho de performance e ainda dificultava o overclock face aos 2x8GB 2100Mhz a 75€.
 
Quanto a vocês não sei, mas até agora ainda não tive um único jogo a pedir-me mais que 8gb de ram ou a ter menos framerate por causa de "só" ter 8gb.
 
Quanto tens 16gb alguns jogos vão busar mais de 8gb, sem querer dizer que precisem estritamente deles. Vejo comparativos em novas releases com regularidade. Ainda não apareceu um jogo que me interessa/ou que jogue, que necessite realmente de mais de 8gb para ter o máximo da sua performance. Ou com ganhos superiores a 2%.
 
Toda a gente ignora uma coisa muito relevante, como os ingleses dizem: having nice things is nice. Sim a maioria dos jogos tecnicamente são jogáveis num portátil de 2013 mas é uma experiência inferior. Tudo o que se descreve aqui são brinquedos e ter brinquedos bons é bem mais agradável do que ter brinquedos fracos; estou interessado em ter um computador bom pelo mesmo motivo que estou interessado em ter um telefone bom, pelo mesmo motivo que estou interessado em ter um carro rápido: porque proporcionam experiências superiores e isso dá prazer.
 
Back
Topo