VGA RAM prices hike over 30% in August

Sinceramente não me admirava... O problema de ter poucos produtores é que é sempre mais fácil corromper o sistema. Mas até haver provas, não passa de uma teoria.
 
Também não deixa de ser interessante essa notícia surgir algum tempo depois de esses mesmos produtores levantarem questões legais acerca da produção de Dram e NAND flash por parte dos novos investimentos feitos na China ;-)
 
Também não deixa de ser interessante essa notícia surgir algum tempo depois de esses mesmos produtores levantarem questões legais acerca da produção de Dram e NAND flash por parte dos novos investimentos feitos na China ;-)
Tens um link dessa notícia sobre as questões legais? Ou foi postada há umas páginas atrás?
 
Ui, realmente isto cheira cada vez mais a uma guerra aberta entre a China e as grandes corporações a trabalharem em conjunto para terem controlo do mercado. Até porque o próprio artigo deixa muito claro o contexto para isto ser realista:
According to McClean, the Samsung, Hynix and Micron tend to cut each other a little slack on possible patent violations, the theory being that since they all have such large patent arsenals, a war over patents is in no one's best interest. But if a new player stepped into the market, they would get no such pass

Isto para mim é uma bandeira vermelha, não me admira nada que isto seja a resposta governamental deles, e não me admira que encontrem alguma coisa.
 
Mas o artigo refere-se essencialmente à NAND, até consideram o mercado de DRam "comodity", e claro que a questão do IP, vulgo patentes, é válido, mas aqui parece-me que a China está de alguma forma a dizer que está atenta à forma de como o mercado está a evoluir e se se justifica.

Na página anterior, e para o caso do tópico, Dram, é ver os números dos valores para os fabricantes, atenção que a percentagem refere-se ao total do mercado e não à percentagem em relação ao ano anterior. Reparem quanto cresceu a Toshiba e quanto cresceu a Hynix e a Micron.
Isto pode ter começado como uma questão conjuntural, em que se juntaram vários factores, mas essa desculpa não vai colar sempre.
 
Mais uma ficha mais uma voltinha...

Midrange, high-end graphics card prices to rise
Graphics card vendors are expected to raise their prices for mid-tier to high-end models by US$5-20 in the near future to reflect increasing product costs caused by the tight supply of memory devices and GPUs.
...
The graphics card vendors expect their shipments to fall sequentially in the first quarter of 2018, but their profits and gross margins from the product line will both improve from those seen in the same quarter a year ago because of the price increases.
http://www.digitimes.com/news/a20180103PD211.html
 
Vendem menor quantidade, mas compensam com o aumento de preços, é o normal. Isto eventualmente vai bater em todo o lado, e só melhora com o aumento de produção.
 
Realmente é ridículo...de há 1 ano para cá é uma loucura de preços...ia montar uma nova RIG pq precisava de 16gb de ram mas acabei por optar por algo usado...
 
Eu não dizia? Game on :boxing_sm:

On Dec. 4 last year, Micron filed a civil suit in federal court in Northern California under the Defend Trade Secrets Act and civil provision of the Racketeer Influenced and Corrupt Organization Act against against UMC and China's Fujian Jinhua Integrated Circuit Co. (JHICC) alleging theft of its trade secrets and other misconduct.

JHICC has transferred technology from UMC and invested $5.65 billion in a local fab for memory production. JHICC is part of the “crucial manufacturing arrangement of China's 13th Five-Year-Plan”, according to the company website.

UMC Filing
UMC said it is filing suit against Micron Semiconductor (Xi'an) Co. Ltd. and Micron Semiconductor (Shanghai) Co. Ltd. in the Fuzhou Intermediate People's Court of the People’s Republic of China (PRC). The lawsuit covers three areas that allegedly infringe upon UMC’s patent rights in China, including memory applications that relate to DDR4, SSD and memory used in graphics cards.

In the complaint, UMC has requested the court to order potential defendants to stop manufacturing, processing, importing, selling and intending to sell the allegedly infringing products, destroy all inventory and related molds and tools and demand that Micron compensate UMC for a total amount of RMB 270 million ($41.8 million) in damages.
https://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1332844

Isto é uma guerra por interposta pessoa, a UMC é uma foundry de Taiwan, que cedeu IP à JHICC, mas não havia grandes dúvidas que iriam ripostar.

Não percam os próximos episódios, que nós também não :biglaugh:
 
Isto está é a tornar-se ridículo e é mais uma área onde o sistema de patentes está a a lixar tudo e todos excepto meia dúzia de players...
 
Se isto se arrastar, não se se o arranque não sai furado, só isso é que me preocupa. Espero que isto se resolva depressa, mas já sei que quando chega aos tribunais, é pedir muito. Espero para ver.
 
Sim, mas há um detalhe: a Micron apresentou a queixa num tribunal americano, e os chineses num tribunal chinês.

A não ser que isto chegue ao WTO, no máximo o tribunal americano apenas poderá impedir que os chineses possam vender nos EUA e eventualmente a outros países, não me parece que isto chateie muito os chineses ;)
 
Back
Topo