VHS para Computador

Condez

Portugal@Home Member
Boas pessoal.

Abro este post, no sentido de pedir ajuda sobre o que devo adquirir, hardware e software, de forma a conseguir fazer a gravação de uma cassete VHS para o meu computador.


Por exemplo:

Tenho festas, da minha irmã mais nova, que estão em cassetes de video mas queria passar aquilo tudo para o computador e posteriormente para DVD.


Mas como já referi, não sei ao certo que material devo adquirir.

Presumo que seja algo do género: uma placa que suporte injecção de sinal de vídeo e algum programa que o consiga gravar desse dispositivo.
Se o programa fizer conversão directa para um formato tipo, Divx, Xvid, Mpeg seria ideal.


Bem, dito isto, que aconselham vocês?


Obrigado.
Um abraço.
 
Como não mencionaste $$$ nem OS, em budget alargado, eu sinceramente ia para um ADC da Canopus e qqr soft de edição que te ajeites e suporte DV.

Na vertente não mais barata mas consumer, tens a Haupagge e as sua "maravilhosas" placas TV com MPEG2 directo. Ou as ATI All in Wonder...

Mas sinceramente, ia mesmo para um conversor analógico->DV por hw e o resto em separado
 
Já se encontram gravadores de DVD de mesa por pouco mais de 120 euros, basta ligar a camara ao gravador e já está, poupa-se muito tempo e dores de cabeça em capturas e conversões.....
 
Outra Solução mais barata (mas não muito) um dongle tipo o pinnacle dvc80 para ligar a usb ou firewire... Apesar de não dar opções avançadas, já traz software pra fazer tudo (captura, "codificação" e gravação em dvd, com menus e tudo se quiseres)
 
ShadeX disse:
Como não mencionaste $$$ nem OS, em budget alargado, eu sinceramente ia para um ADC da Canopus e qqr soft de edição que te ajeites e suporte DV.

Na vertente não mais barata mas consumer, tens a Haupagge e as sua "maravilhosas" placas TV com MPEG2 directo. Ou as ATI All in Wonder...

Mas sinceramente, ia mesmo para um conversor analógico->DV por hw e o resto em separado

Dizes então que o melhor seria ligar o video directamente a uma placa que suporte injecção de sinal de vídeo? Tipo as que referiste?


vcore disse:
Já se encontram gravadores de DVD de mesa por pouco mais de 120 euros, basta ligar a camara ao gravador e já está, poupa-se muito tempo e dores de cabeça em capturas e conversões.....

E grava directamente para DVD ou deixa num disco interno? O que quero ligar é um vídeo, será diferente de ligar uma camara?


ec99031 disse:
Outra Solução mais barata (mas não muito) um dongle tipo o pinnacle dvc80 para ligar a usb ou firewire... Apesar de não dar opções avançadas, já traz software pra fazer tudo (captura, "codificação" e gravação em dvd, com menus e tudo se quiseres)

Isso é o mesmo que um "conversor analógico->DV por hw" ou é diferente?



Não referi valor para estas aquisições, sendo que o objectivo é sempre o mais barato possivel e contendo uma boa qualidade.
Como tambem o que quero converter não é nada onde a qualidade seja necessária no seu máximo (nem de perto nem de longe), não estava a pensar adquirir material todo profissional.

Mas tambem convém que consiga ver uma imagem nitida e não toda pixelizada... :rolleyes:
 
ec99031 disse:
Nada profissional, mas pra videos caseiros serve. Custa 73€ na ***** (foi o primeiro site que vi, n procurei muito)

Estranho não dizerem a que speed captura... Se reparares bem, todos os productos prosumer/pro deles dizem 25/30 fps. O que pode querer dizer que os "brinquedos" da Dazzle (e digo brinquedos pq nunca fizeram nada de jeito...) podem ir dos 0 aos 100, mas sem certezas...

Um ADC da Canopus só te garante uma coisa, que entra analógico de um lado e sai DV do outro. E nos modelos maiores vice-versa. E nos maiores ainda, ganhas TBC e outras coisas boas.

Condez disse:
Isso é o mesmo que um "conversor analógico->DV por hw" ou é diferente?

Diferente. Como disse, o ADC cria streams DV. O teu PC "vê" o bixo como se fosse uma fonte de video DV. Como quase tudo o que é app de video sabe o uqe fazer com isso, é uma solução jeitosa para quem não tenha nada melhor e precise de uma certa qualidade.
 
ShadeX

Encontrei um site duma empresa portuguesa que vende esses sistemas.

GTC - Soluções de Video Digital

Mas não referem preços.


Duas questões:

1º - Qual desses dispositivos aconselhas, sendo que o objecivo é apenas o video DV não ficar pior que o VHS?

2º - Tens alguma noçao dos preços?



ec99031

Tive a ver o produto que referiste.
Parece bacano.

Após saber mais alguma informação sobre os ADC Canopus, vou ver qual terá a melhor relação qualidade/preço.
 
Eu estou a passar umas vhs do sogro...

apenas uso uma simples placa de tv com mpeg2 - custa volta de 50€ e ficas com tv no pc

os programas que vem com estas placas ja trazem normalmente PVR (software de gravacao, captura)

Ligo o VHS à entrada de S-Video e gravo como qualquer programa de TV directamente para DVD

Este nao é um sistema super profissional, mas chega para um aexcelente qualidade caseira, faz-se uns menus e com o lightscribe fica-se com um trabalho bem aceitável...

cumps
 
Condez disse:
Duas questões:

1º - Qual desses dispositivos aconselhas, sendo que o objecivo é apenas o video DV não ficar pior que o VHS?

Isso era capaz de ser dificil... VHS é tão baixo quanto se pode descer... Aliás, só mesmo estarem
habituados a ver footage VHS é que explica o facto do ppl achar DVD/DV muita bom... Tásse... Nunca viram footage Betacam e pelicula de certeza ,)

Condez disse:
2º - Tens alguma noçao dos preços?

Nope. Mas creio estarem entre o razoavel e o estupidamente caro, dependento do model em questão.

atlante disse:
apenas uso uma simples placa de tv com mpeg2 - custa volta de 50€ e ficas com tv no pc

Se não for indiscrição, onde arranjas-te essa? É que €50 com mpeg2 por hardware é dado...
 
Nao estou a falar de descodificacao de mpeg2 por hardware!!! Estou a falar de uma simples placa de tv

Parece-me que o user quer apenas passar uns VHS para formato digital, nao um sistema profissional de topo, se estou enganado fico à espera de correccao

cumps
 
atlante disse:
Nao estou a falar de descodificacao de mpeg2 por hardware!!! Estou a falar de uma simples placa de tv

Parece-me que o user quer apenas passar uns VHS para formato digital, nao um sistema profissional de topo, se estou enganado fico à espera de correccao

cumps

Exactamente... Eu também só aconselhei o dazzle porque para fazer uns videos caseiros é mais que suficiente..
Quanto à placa tv...
Também deve dar, mas tens de ligar o som a uma placa de som, certo? (não quero falar sem saber...)
 
Cabo amarelo - video, ligas a placa de TV
Cabos vermelho e Branco -Som, ligas à placa de som, precisas de um adaptador de 1€ se nao vier com o cabo

Depois é só gravar como um normal canal de tv, em linguagem corrente é como ligares o video a uma televisao pelo AV, escolhes na TV o canal AV e gravas.
 
Boas,
se tiveres uma camara de filmar Sony (a minha é uma HC90 não sei se todas dão) podes ligar o video à camara que esta tem uma função que transforma o sinal analógico em digital e de seguida ligas ao portatil via fireware e gravas o sinal. Eu ainda não experimentei, quem me explicou já tinha feito isto e mandou-me ir ler o livro de instruções e de facto tem é possivel efectuar esta operação.
 
Back
Topo