VI no mac os x

Não te sei responder a essa pergunta, mas já agora se puderem dizer que editor de texto usam para programar no mac agradeço.
 
penso que o problema não é do Vi mas sim do Terminal.
vai a "Windows Settings..." e na parte de "Display" experimenta alterar o "Character Set Encoding" (eu tenho "Western (ISO Latin 1)"), penso que foi assim que resolvi o problema, mas já não me lembro ao certo.
 
Acho isso esquisito porque o default deve ser o Unicode UTF-8 que é o que eu uso e é o que é aconselhado daqui para a frente.

eu com UTF-8 quando meto um acento fico com um espaço a seguir ao caracter que ficou com o assento. além disso, os ficheiros que já tinha (criados em Linux) apareciam-me com '?' em vez dos caracteres acentuados.

eu sei que resolvi este problema nas "Windows Settings", mas já não sei o que é que fiz exactamente...
 
era isso, pus em Ocidental Latino-1 e ja funca :) . thx

ja agora alguem sabe cm por a syntax a ligar s automaticamente? pq tenho d fazer smp syntax on.... nao custa nada mas pronto :)
 
ainda sobre o encoding não esqueçam que há outro factor em jogo que é o "Keyboard" escolhido como "Input Source". Eu uso um keyboard layout em unicode por causa das tosses.
 
ajax, consegues por acentos no Terminal?
é que no Vi já resolvi o problema, mas no terminal quando tento usar acentos aparece-me um '\' e número.
 
Isso não mas também não é aconselhável. ;)

nomes de ficheiros com caracteres acentuados que dependem fortemente do encoding usado não é bom. :D

Mas se quiseres aventurar-te e uma vez que não tenho lá muito tempo (a hora do almoço está a esgotar-se) fica aqui um link que encontrei agora mesmo que te ajuda certamente.

http://www.rift.dk/news.php?item.7.6

Creio que também podes usar o fink caso queiras instalar uma nova versão da bash. Vai na versão 3.0-2.
 
Última edição:
Oh Sr Rui Carlos o problema e k eu nao sei fazer isso no vimrc :(

verifica se tens ficheiro com o nome '.vimrc' na tua home.
se o tiveres, edita-o e acrescenta a linha que te indiquei.
caso contrário, ou crias e pões lá simplesmente essa linha, ou copias o ficheiro 'vimrc_example.vim' (no meu caso esse ficheiro está em '/usr/share/vim/vim70') para a tua home, mudas o nome para '.vimrc' e adicionas a linha que referi.
 
Última edição:
Isso não mas também não é aconselhável. ;)

nomes de ficheiros com caracteres acentuados que dependem fortemente do encoding usado não é bom. :D

Mas se quiseres aventurar-te e uma vez que não tenho lá muito tempo (a hora do almoço está a esgotar-se) fica aqui um link que encontrei agora mesmo que te ajuda certamente.

http://www.rift.dk/news.php?item.7.6

Creio que também podes usar o fink caso queiras instalar uma nova versão da bash. Vai na versão 3.0-2.

muito obrigado!!
já resolvi o problema do acentos e acabei também por conseguir por a tecla 'Del' a funcionar...
 
Back
Topo