VIA chipsets: fim

blastarr

Power Member
Parece que é desta.
Depois de mais uma ronda de resultados financeiros desapontantes, recheada de quebras de vendas e de receitas, a VIA vai deixar de produzir chipsets para hardware da Intel e da AMD -os primeiros a desaparecer serão os modelos com suporte para CPU's Intel-, e concentrar-se nos chipsets para as suas próprias soluções (C3, C7, "Isaiah", etc):

VIA to sweep its chipset division under the rug


Once the foremost chipset maker for AMD platforms and budget Intel systems, VIA's share of the core logic market has since been largely eaten away by Intel, AMD/ATI, and Nvidia. Today, DigiTimes quotes a report in a Chinese paper that says VIA plans to merge its chipset division with its microprocessor division and slowly phase out chipset products for third-party platforms.

The report follows rumors that said Intel was attempting to oust VIA from the x86 microprocessor market by threatening not to renew its license to produce Intel-compatible chipsets. According to DigiTimes, VIA is still in negotiations with Intel, but the Taiwanese company is unlikely to reap financial benefits from continued operation in the Intel-compatible chipset market—even if Intel does renew its license. Instead, DigiTimes says VIA will produce chipsets for its own processors and focus on the more profitable processor, communications, and multimedia markets.


http://www.techreport.com/discussions.x/13865
 
optimo a ver se desenvolvem qq coisa decente e barata para laptops q estou farto de ver laptops maravilhosos com cpus de maravilha a custarem os olhos da cara ... so precisava mesmo de um ciryx fresquinho para correr aplicaçoes de office e pouco mais ...
 
eu nem sei como é que eles ainda se aguentavam

são esses e os da sis...pode ser que agora se dediquem a uma área mais interessante e na qual podem ter mais hipóteses de sucesso
...tipo "micro" micro processadores
 
mas mantêm a licença x86... á valententes..

isso nas mãos da nvidia....

cheira-me que a VIA ja vale menos, que a licença x86, propriamente dita, lol...
i.e., o valor da VIA, acaba por ser essencialmente essa licença.

e o caminho que os dirigentes da via traçaram para a empresa parece ser precisamente esse... olha, agora deixamos de fazer isto, agora deixamos de fazer aquilo... a ideia parece ser baixar o valor da empresa, até que apareça alguém a querer pegar naquilo
 
Última edição:
Nunca gostei muito dos produtos deles, mesmo quando os comprava. Mas entre os KT133, KT266(A) e KT333 tiveram alguns produtos muito razoáveis.

A VIA começou a morrer no dia em que os controladores de memória passaram a duplo canal. Nunca fizeram um chipset em condições e a nvidia arrumou com eles. Depois foi a agonia lenta.
 
cheira-me que a VIA ja vale menos, que a licença x86, propriamente dita, lol...
i.e., o valor da VIA, acaba por ser essencialmente essa licença.

e o caminho que os dirigentes da via traçaram para a empresa parece ser precisamente esse... olha, agora deixamos de fazer isto, agora deixamos de fazer aquilo... a ideia parece ser baixar o valor da empresa, até que apareça alguém a querer pegar naquilo

Atenção que a VIA pode fazer CPU's x86 e chipsets para as suas próprias CPU's à vontade, pois a tecnologia não está sujeita aos mesmos termos do acordo Intel/AMD (que, de resto, também chegou a usar tecnologia de FSB compatível com os Intel, no tempo dos velhos K5 e K6, etc).


A "licença" aqui refere-se ao direito de fazer chipsets cujo FSB (ou link Quickpath, no caso dos futuros "Nehalem") é electrica e fisicamente compatível com as CPU's Intel.
Era esse o ponto de discórdia entre as duas empresas, mas está resolvido.
 
Já tive motherboards com chipset VIA ou SiS, e nunca me chatearam. ;)

O nForce2 foi o ponto de viragem para pior para a VIA. A partir daí nunca se mostrou mais...

É complicado uma vez que chipsets Intel como o i945 que se encontram em motherboards de baixo custo também concorrem com as soluções da VIA e da SiS, e no geral têm melhor aceitação por quem compra.
 
Back
Topo