1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador VIA Nano

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por ancinic, 1 de Janeiro de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 2667)

1. ancinic

ancinic Banido

Segundo a minha preferida fonte de informação (PCGuia) a VIA conseguiu construir um concorrente ao Atom da Intel. Só que há pequenas diferenças, que foram aproveitadas dos erros da Intel: O Nano trabalha a 1,8 GHz (o Atom a 1,6 GHz); as diferenças nas arquitecturas, o Nano usa uma arquitectura "desordenada" e o Atom usa a "ordenada". Ninguém esperava que a VIA conseguisse usar esta arquitectura, e quisesse, pois a Intel tinha meios para isso e não o fez. Isto assim é melhor, pois o processador "engasga-se" menos vezes. Outra coisa ainda: o Nano tem uma slot PCI-Express, que por isso vence claramente o Atom. E consegue correr o Crysis! Sim, não me enganei, a análise da PCGuia colocou uma HD4870 no Nano e conseguiram correr o Crysis, apesar de não ter imagens suaves, mas darem para jogar. Já a tão anunciada compatiblidade com 1080p deixa algo no desejo, pois apenas se viu reprodução a 720p. Trata-se de um processador low-cost que pode combater com alguns processadores do mercado. Não se sabe o preço, pois apenas foi testado na PCGuia. A versão de teste não permitia fazer alterações á BIOS, pois a PCGuia ia tentar o overclocking (malandros :P). Pode ser que este processador venha tirar o trono á Intel, e é bom que o lance depressa para "estragar" a Intel.

PS: Já vi muitos artigos que referiam o VIA Nano, mas nenhum específico do processador. Se estiver em erro, fechem o tópico.

2. cL!cK

cL!cK Power Member

Aqui ;)

Mas isto já é old news, o Nano já tem alguns netbooks à volta dele, as revistas tugas de informática costumam estar atrasadas no que toca a notícias.

Edit: Eh é verdade o 2133 usa o C7, estava a fazer confusão..my bad :p

Última edição: 1 de Janeiro de 2009
  3. blastarr

blastarr Power Member

O HP Mininote 2133 não usa o VIA Nano.
    Em vez disso, tem um muito mais antigo (e extremamente lento) VIA C7.

4. ancinic

ancinic Banido

pois! tens alguns com nano? e o mininote 2133 é smplesmente horrível.

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O problema da imprensa escrita é que anda sempre atrasada. O que a PC Magazine fez, dava uma thread à parte.

On topic. O problema do Nano é que é vaporware. É muito interessante anunciar um produto que até é engraçado, mas se não estiver no mercado, não serve de muito.

O processador ainda não saiu e já existem noticias de um novo nano no terceiro quarto deste ano e, *cough* surpresa *cough* estão a ver a hipótese de produzir o dual core na TSMC.
    Porque é que me parece que a parceria com a Fujitsu não está a correr bem? E antes da fujitsu, foi com a Ibm.....

http://www.digitimes.com/news/a20081231PD206.html

Ok, SSE4 é interessante, mas por si só não é algo de espectacular.
    Nano dual core em 2010, quando o dual core atom já está no mercado.

Isto para não falar, que se não fosse pelo 945, o Atom e o Nano não são muito comparáveis. Vejam o TDP dos dois.

AMD, onde andas?

6. el_portugues

el_portugues Power Member

O meu 2133 não é extremamente lento, já que corre o Vista na boínha :)
    (via c7 1.6, 2Gb Ram, 160Gb Disco)
    Precisei apenas de actualizar tudo através do windows update para ficar muito mais rápido e estável do era out of the box.

7. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Eu tenho um car-pc com um C3 1Ghz e mexe bastante bem xom o winxp e 512Mb ram. Videos, MP3, coisinhas assim simples, internet... e word e excel tambem heheheheheheh

8. WinstonSmith

WinstonSmith Power Member

Esta história toda lembra-me a Transmeta, se alguém ainda se lembra do que é... buzz, buzz.

9. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Acho que chegou a sair um portatil com esse cpu... corria o linux....
    Mas como demoraram tanto tempo a fazer fosse o que fosse com aquilo... quando chegou ao publico já vinha tarde demais... tal como o via nano vai chegar... quase de certeza... e como a via já nos acustumou...

A historis triste do crusoe:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Transmeta

Será este, o futuro do nano?

Última edição: 6 de Janeiro de 2009
  10. cL!cK

cL!cK Power Member

E sai um netbook com o nano..viva à CES :D

FreeStyle 1300n Specifications

VIA Nano 1.3GHz Processor
    VIA VX800 Chipset
    Windows XP® / Vista® Home Basic OS
    11.6" WXGA (WXGA, 1366x768)
    DDR2 up to 4GB (2GBx2)
    SATA 2.5” HDD/SSD
    USB 2.0 x3, Touchpad
    VGAx1,Webcam 1.3M x1
    LAN (10/100/1000)
    WiFi (802.11b/g)
    Bluetooth (EDR2.0, DUN, PAN, A2DP + AVRCP)
    Embedded mini PCIe device options
    - HSDPA/HSUPA
    - TD-SCDMA / W-CDMA / EVDO
    - WiMAX
    3600~3800mA Li-Polymer Battery
    SD/SDHC/MMC Card Reader
    281mm(L) x 198mm(W)
    25mm thick
    <1.3Kg Weight

FONTE

11. ptmaluko

ptmaluko Banido

Este sim um netbook com um ecran aceitavel. Abaixo disso para mim nao é grandes coisas. Bom tamanho e boa resoluçao. É desta que troco o meu sony vaio tx....

12. ancinic

ancinic Banido

esse é o chamado voom pc. tem 40 gb de disco, nao é?

13. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Offtopic:
    o que tenho no carro é isto:

board com 512Mb ram e win98
    http://www.via.com.tw/en/products/mainboards/motherboards.jsp?motherboard_id=202

placa de som, com >100db sinal/ruido, no car-pc faz falta algo com bom som :p
    http://www.trust.com/products/product_detail.aspx?item=14134

um tft que não está nesta lista mas devia, é um de 4'' imbutido no dashboard, home build, parece de origem!!
    http://www.velleman.be/nl/en/product/list/?id=342652

um CF de 2Gb para SO de 140x
    e um CF de 4GB para MP3 e aplicação, a aplicação está no meu avatar, fui eu que fiz o software...

para a caixa utilizei uma voompc (azul) e uma fonte propria para essa caixa, a de 90W (não me lembro do modelo)

Liguei a um amplificador com etapas de saida com mosfets em classe AB, bastante bom em termos de qualidade, fazendo uns 100W RMS por canal....

No final, dá para ver filmes, ouvir mp3, ver as horas, e pouco mais, falta tempo para desenvolver a aplicação.

E o autoradio substitui por um radico CB.

Desculpem o offtopic.

----------------------------------------------------

Agora voltando ao topico.

Para um car PC a board faz o que precisa, sem falhas, já tem uns anos de andar no carro e ainda não deu sinal de falhas.

Ver filmes em alta definição, é algo que nunca experimentei, nem quero ver o "mal" que fica, no fim de contas, o ecran tambem só tem uns 400x300 de resolução....

Mas para o objectivo, a board chega e sobra para CAR-PC.

De qualquer forma, vamos ver se melhoramos o sistema com um projecto novo. Quando tiver "tempo" ($$$$$$$).

EDIT:
    Já agora, antes que perguntem, sim já experimentei o winXP no CAR-PC, andou lá uns dias e depois voltei ao win98...
    Não notei diferença no arranque nem no comportamento da maquina.
    Voltei ao win98 por causa do comportamento da minha aplicação com o SO.
    O problema está no programador hehehehe.

Mas a board aguenta sem problemas o WinXP e mais qualquer coisa sem "atrasos" de maior.
    No fim de contas, existem sistemas bem piores em car-pc com o winxp e funcionam bem.

Última edição: 18 de Janeiro de 2009

Partilhar esta Página