Olá!
Sou cliente CyclopNet há cerca de um ano, e a semana passada enviei o meu Fax de despedida. Sobre as questões levantadas neste tópico:
1) Os problemas técnicos com a ligação ViaNetWorks não são de agora e não se iniciaram com o colapso que se deu na passada 4ª Feira; apesar de naturalmente tal não ser assumido; creio que tal colapso está relacionado com a inabilidade da empresa liquidar as suas dívidas. Acho muita coincidência, sobretudo por a ligação se manter a vapor, quase uma semana depois do problema ter ocorrido.
2) Pode-se solicitar o cancelamento de serviço CyclopNet a qualquer momento, desde que dez dias antes da data prevista para emissão de factura.
3) Procuro agora outro ISP ADSL, mas estou preocupado com a questão da "fidelização", cuja legalidade aliás me deixa muitas dúvidas. Será caso para o Provedor das Telecomunicações? É que na realidade o potencial cliente não tem alternativa, para todo o lado que se vir é o mesmo, como se houvesse um política concertada das empresas. Ainda por cima, a lógica subjacente a este vínculo é falaciosa. Parte-se do princípio que a empresa está a ceder o equipamento e por isso o cliente tem que ficar pelo menos 12 meses de forma a justificar o investimento. Se bem me lembro, há uns três anos os tipos não tinham a lata de ir tão longe: se o serviço fosse quebrado por vontade do cliente, tinhas que pagar o modem e pronto. Claro que o pagavas a um preço ridiculamente alto, mas era mais lógico. Contudo, agora que tenho três modems ADSL em casa e não preciso da porra do modem de plástico deles para nada, com que justificação me querem obrigar a ser cliente durante 12 meses? E se mudar de casa? E se passar 4 meses do ano fora? E se for pai e o meu filho para quem se destina o serviço falecer ou simplesmente bazar de casa?
4) Ainda sobre a CyclopNet penso que é necessário separar o trigo do joio. A CyclopNet não fornece o serviço; revende o serviço da Via. E é excelente enquanto empresa. Têm um suporte técnico que é efectivamente um suporte técnico, toda a disponibilidade para ajudar e políticas amigaveis; convém não lixar a imagem deles por causa do mau serviço e das políticas mesquinhas da Via. São coisas diferentes.
P.S. - Li agora um comentário mais recente deste tópico que fala na Via ser vocacionada para o mercado empresarial. Bem, isso é muito fino de se dizer. Para uma empresa, é uma espécie de crédito, é muito politicamente correcto dizer-se que se está vocacionado para o segmento empresarial. E porquê? Entre outras coisas, porque o mercado associa o segmento empresarial a um padrão de exigência elevado, a uma utilização profissional, logo, se a minha empresa estiver vocacionada (supostamente) para o segmento empresarial, wow! então deve ser mesmo boa, tamos com ela!
Só que fica por explicar como é que a ViaNetworks, anteriormente representada em Portugal pela Esotérica (e não anteriormente Esotérica, que é outra coisa), sempre apresentou as sugestões de acesso Internet mais popularuchas, ou seja, para tesos. No tempo da Esotérica, era a flat-rate, com os resultados à vista na qualidade de serviço; agora, no ADSL, era o tráfego ilimitado ao preço da chuva, com os resultados à vista na qualidade do serviço. Claro que quando aderi, e sendo cliente da Telepac no meu escritório, não esperaria um nível qualitativo idêntico, mas, hey, mesmo a mediocridade tem limites. Então desde que barraram (ou quase) o P2P, então foi o canto do cisne.