Via New Chips: Way Cool, Quiet, Too.

greven

Folding Artist
via_eden.jpg



Keeping things cool and quiet, Via Technologies rolled out two new members of its Eden family of processors that can do their work without all that racket from a cooling fan. Called the Eden ULV (Ultra Low Voltage), not only are these 1.5GHz and 1GHz processors fanless, but they won’t suck the batteries on your laptop dry, either—they are efficient little buggers. How power-stingy are they? Try a mere 3.5 watts for the 1GHz part, and 7.5 watts for the 1.5GHz. Via is targeting these new processors for applications that need absolute quiet, such as thin clients, silent desktops, or that set-top box in your home theater—you wouldn’t want a constant droning noise drowning out the subtleties of your latest cinematic explorations, would you? No pricing yet on these new processors, but they’re shipping now.

http://www.infoworld.com/article/06/01/18/74277_HNvianofan_1.html
 
O conceito Nano-ITX parece-me muito interessante, mas desde a apresentação há um ano que pouco tem saído para o mercado, é difícil encontrar à venda e é demasiado caro para o que oferece.
Aínda assim, um conceito a seguir com interesse.
Uma TabletPC económica em NanoITX, ui, ui... :D
 
Hoje vi na box vi um portatil, se não me engano da supratech com um C3 a 1200hmz com 256mb ram grafica de 64mb partilhada, ecran de 15, win XP, etc etc por 499€, parece bem ...
 
JAFoNEXUS disse:
Hoje vi na box vi um portatil, se não me engano da supratech com um C3 a 1200hmz com 256mb ram grafica de 64mb partilhada, ecran de 15, win XP, etc etc por 499€, parece bem ...

O senão é que é um CPU extremamente fraco para os dias de hoje. Deve equivaler a um PentiumIII 600-700MHz
Do meu ponto de vista o problema da via é que apesar de ter apresentado a plataforma mini-itx há já vários anos não houve praticamente evolução na capacidade de processamento e os custos são elevados para a capacidade de processamento oferecida
 
desculpem lá mas dar 500€ por um portatil que corre "como_q.q." portatil Pentiu-M quando tá DESLIGADO da tomada não me parece assim tanto ... e em termos de processamento não fica (muito) atrás dum Celeron-M ... e sempre é + uma opção no mercado.



Para excel , word , browsing e afins os 600mhz servem e bem ... :)
 
Por 500€ o que se pode esperar, para já é o portatil mais barato que se pode encontar.

Agora, o mal destes cpu's é a falta dele no mercado e seu preço e boards, pois para media-center axo que seria muito bom, nem todos usam o poder completo de um p43.2ghz que se tem visto.

Isto aliado a uma boa grafica para descodificar o hdvd era muito bom.
 
Back
Topo