VIA Pico-ITX

blastarr

Power Member
Sim, é mesmo este o tamanho, e não, aquela ficha VGA D-Sub e porta de rede Ethernet não estão sobredimensionadas :D:


epiapx_1.jpg


epiapx_2.jpg


epiapx_3.jpg



Consegue ter CPU x86 a 1GHz, gráficos com aceleração MPEG-2 integrada, som, southbridge, etc, numa área 50% mais pequena do que a anterior Nano-ITX (que era do tamanho de uma caixa de CD's convencional).
 
Última edição:
world-exclusive: first photos of the EPIA PX Pico-ITX board

world-exclusive: first photos of the EPIA PX Pico-ITX board

I'm sure that by now most of you have heard that VIA demonstrated the new EPIA PX motherboard during Lunch@Piero's two weeks ago. The EPIA PX uses the new Pico-ITX form-factor which comes with dimensions of 10 x 7.2 cm (total area of 72cm²) which is exactly half the size of the 12 x 12cm Nano-ITX boards (144cm²). Right now it looks as though the EPIA PX will come with a 1GHz C7 CPU and use the CX700M(2) or VX700 chipset.

The main thing that was missing from xyzcomputing's article and tweaknews.net's photos (which were the first sites to report on the new form-factor) were close-up photos of the Pico-ITX board itself. Fortunately we have obtained 3 macro-shots of the board shown at Lunch@Piero's!! On these photos you can clearly see that the board only comes with a VGA and LAN port, all the other connectors are available in the form of onboard headers, just like on the EPIA NL.

http://www.epiacenter.com/modules.php?name=News&file=article&sid=1009

cumps
 
Última edição pelo moderador:
se sairem com preços minimamente aceitaveis, são excelentes para carPC ;) caso haja algum mais maluco pode tambem inventar um portatil baseado nessas boards :P
 
omg, para quando um PC "potente" do tamanho de uma caixa de fosforos :D

A porta d-sub e ethernet parecem gigantes sim :D

Pena não ter portas USB onboard :( (ou seja, como que ligo um teclado e rato nisso? :wow: )

Embora com aquelas fichas todas, as portas é tudo via brackets :D
 
omg, para quando um PC "potente" do tamanho de uma caixa de fosforos :D

A porta d-sub e ethernet parecem gigantes sim :D

Pena não ter portas USB onboard :( (ou seja, como que ligo um teclado e rato nisso? :wow: )

Embora com aquelas fichas todas, as portas é tudo via brackets :D

Tem um header USB 2.0 logo à esquerda da ficha D-Sub VGA (na primeira foto), pelo que há duas fichas disponíveis, pelo menos.


É preciso ter noção que este sistema de motherboard + CPU + placa gráfica + placa de som + placa de rede ocupa o mesmo espaço do bloco numérico de um qualquer teclado comum...
 
Última edição:
VIA Pico-ITX about as small as a deck of playing cards

VIA Pico-ITX about as small as a deck of playing cards

Most of you know that AMD is trying to save power and space by releasing the Micro-ITX platform. VIA has decided that they want in on this market, and so they went and made their own little thing. And when I say little, I mean little. Measuring in at barely 100mm x 72mm (full ATX is 1200mm x 960mm), VIA's new motherboard comes with onboard network, processor, graphics, and is completely fanless. Just like AMD, VIA is trying to make a platform that not only is extremely tiny, but power-efficient. Have a look.




Source: Nordic Hardware

cumps
 
Isto é excelente para fazer um media Center ligado em rede com o PC que tenho. com uma micro caixa...

Media Center ?
Cuidado, que esta CPU é mesmo fraquinha para fazer decoding de codecs MPEG-4 (DivX, XviD, H.264, etc). Para MPEG-2 a gráfica integrada dá conta do recado.
Se o VIA Eden a 1GHz tiver a velocidade de um Pentium III 800MHz já é muito...
 
Media Center ?
Cuidado, que esta CPU é mesmo fraquinha para fazer decoding de codecs MPEG-4 (DivX, XviD, H.264, etc). Para MPEG-2 a gráfica integrada dá conta do recado.
Se o VIA Eden a 1GHz tiver a velocidade de um Pentium III 800MHz já é muito...

A grafica faz decoding de MPEG4 por hardware, assim como WMV9.

Se não foi caro compro um =)
 
Isto parece dar jeito para car pc e para fazer gadjets pequenos..

uma coisa destas + um disco 2.5 numa caixa da uma coisa engraçada pa levar na mala. Depois era chegar ao sitio e ligar a um ecra.

Quanto é que isto gasta?

cumps
 
Media Center ?
Cuidado, que esta CPU é mesmo fraquinha para fazer decoding de codecs MPEG-4 (DivX, XviD, H.264, etc). Para MPEG-2 a gráfica integrada dá conta do recado.
Se o VIA Eden a 1GHz tiver a velocidade de um Pentium III 800MHz já é muito...
Blastarr, divx e xvid em formatos standard até o meu antigo celeron 466 papava na boa, ok, ficava aflito, mas lá ia...

Claro que isso não deve ter pedalada para formatos HD, seja qual for (divx-HD, DH-xvid, wmv-HD, H.264, VC-1...), nestes é recomendado um dual core poderoso ou então uma HD 2xxx ou Gf 8xxx + cpu recente. Lembra-te do celeron 4 ghz a se ver aflito com x264 a 720p? :D (claro que com o tal CoreAVC corria super fluido)
 
Blastarr, divx e xvid em formatos standard até o meu antigo celeron 466 papava na boa, ok, ficava aflito, mas lá ia...

Claro que isso não deve ter pedalada para formatos HD, seja qual for (divx-HD, DH-xvid, wmv-HD, H.264, VC-1...), nestes é recomendado um dual core poderoso ou então uma HD 2xxx ou Gf 8xxx + cpu recente. Lembra-te do celeron 4 ghz a se ver aflito com x264 a 720p? :D (claro que com o tal CoreAVC corria super fluido)

Olha, eu tenho ali um leitor de MP3 dos chineses que faz decode de vídeo MP4 (that's H.264 for you :D).
Isso não quer dizer que chegue para funcionar com uma resolução de vídeo quasi-DVD.


Sim, eu também já tive um Celeron 333MHz 128KB de L2 (daqueles para o slot 1, numa motherboard 440BX, e que era um descendente do Pentium III "Coppermine", tal como a CPU da Xbox original) em OC para 416MHz e corria alguns vídeos DivX decentemente, mas o problema é que, mesmo em resoluções sub-DVD, qualquer vídeo MPEG 4 ou mesmo MPEG 2 com uma taxa de compressão elevada e que use qualquer coisa superior a MP3/128KHz para a banda sonora não funciona como deve ser.

O meu benchmark para um Media Center caseiro moderno é que o sistema consiga ler o trailer H.264 do "Batman Begins" a 1080p. Se o conseguir fazer, mesmo que por software (sem usar uma placa gráfica com suporte para acelerar esses formatos), sem frame-drops e com uma taxa de utilização da CPU inferior a 90%, é suficiente para mim.


O que as pessoas não se dão conta é que estas CPU's da VIA são fraquíssimas para playback de vídeo digital.
Sim, são x86 e correm qualquer software x86 moderno, mas as implementações de SSE/SSE2/SSE3 dos VIA são puro micro-código front-end, ou seja, é emulação transparente para o software. Não é implementado directamente no back-end da arquitectura directamente no hardware.
Já são fracas a 1.5 ~ 2.0GHz, então a 1GHz...
 
O meu benchmark para um Media Center caseiro moderno é que o sistema consiga ler o trailer H.264 do "Batman Begins" a 1080p. Se o conseguir fazer, mesmo que por software (sem usar uma placa gráfica com suporte para acelerar esses formatos), sem frame-drops e com uma taxa de utilização da CPU inferior a 90%, é suficiente para mim.

Com o A64 a 800Mhz acabado de fazer restart dá para correr à rasca HD-Divx/XviD a 720p (ás x dropa frames) por isso este Via tem k tem mais k isso, a 1.5Ghz deve correr Mpeg2 720p agr H.264 é mais complicado.
 
Back
Topo