VIA Pico-ITX

Olha, eu tenho ali um leitor de MP3 dos chineses que faz decode de vídeo MP4 (that's H.264 for you :D).
Isso não quer dizer que chegue para funcionar com uma resolução de vídeo quasi-DVD.
hardware especializado é diferente de um general purpose CPU, alem disso é videos a resoluções medíocres:002: Alem disso H.264/AVC é o mais pesado e poderoso dos MPEG-4 :D


Sim, eu também já tive um Celeron 333MHz 128KB de L2 (daqueles para o slot 1, numa motherboard 440BX, e que era um descendente do Pentium III "Coppermine", tal como a CPU da Xbox original) em OC para 416MHz e corria alguns vídeos DivX decentemente, mas o problema é que, mesmo em resoluções sub-DVD, qualquer vídeo MPEG 4 ou mesmo MPEG 2 com uma taxa de compressão elevada e que use qualquer coisa superior a MP3/128KHz para a banda sonora não funciona como deve ser.
Este celeron é baseado nos primeiros P-3 ainda a 0,25, que penso que ainda era mais "P-2" que "P-3", era o core "mendocino". Os celeron "coopermine", a 0,18 eram iguais aos P-3, mas com 128k.

cortesia do JCmendes :D
Semttulo.jpg


Este celeron 466 (que dava 600 a vcore defaut e stock cooler e nada percebia de OC :D Nos ultimos dias dele andava em undervoltage a passivo com um cooler de AMD 462 Adaptado e depois veio um 633 antes de vender a maquina) rodava, mas não era muito "decente", mas era o que se arranjava. E tou a falar em divx de 1 CD com audio mp3 e não divx de 2 ou 3 CD's com AC3 5.1

O meu benchmark para um Media Center caseiro moderno é que o sistema consiga ler o trailer H.264 do "Batman Begins" a 1080p. Se o conseguir fazer, mesmo que por software (sem usar uma placa gráfica com suporte para acelerar esses formatos), sem frame-drops e com uma taxa de utilização da CPU inferior a 90%, é suficiente para mim.
Podes me arrumar o link para sakar este "benchmark" :D

O que as pessoas não se dão conta é que estas CPU's da VIA são fraquíssimas para playback de vídeo digital.
Sim, são x86 e correm qualquer software x86 moderno, mas as implementações de SSE/SSE2/SSE3 dos VIA são puro micro-código front-end, ou seja, é emulação transparente para o software. Não é implementado directamente no back-end da arquitectura directamente no hardware.
Já são fracas a 1.5 ~ 2.0GHz, então a 1GHz...
Exacto, estes 2 ghz é um P-3 1000 :x2:
 
Não é a apple que faz batota, mas a produtora... "1920x816"

é aquele formato ultra wide de cinema, os poucos filmes "720p" que tenho tb são 1280x544

Ficam um "nojo" em ecrans 4:3 e 5:4 (1280x1024) e mesmo em 16:10 temos 2 "enormes" barras pretas
Não percebo porque metem filmes à venda neste formato, se nenhum display "enche" completamente o ecran!
 
Não é a apple que faz batota, mas a produtora... "1920x816"

é aquele formato ultra wide de cinema, os poucos filmes "720p" que tenho tb são 1280x544

Ficam um "nojo" em ecrans 4:3 e 5:4 (1280x1024) e mesmo em 16:10 temos 2 "enormes" barras pretas
Não percebo porque metem filmes à venda neste formato, se nenhum display "enche" completamente o ecran!

Há filmes à venda nesse formato ?
Que eu saiba, o filme original deste trailer (Batman Begins) está disponível em HD-DVD e Blu-ray a 1080p nativo -embora eu aínda não tenha tido oportunidade (ou melhor, "vontade") de testar, pois tenho o DVD original e a qualidade já é bastante boa para uma resolução SD-.


De qualquer forma, o MPEG 4 Part 10/H.264 (e a correspondente versão open-source, "x264") é o codec mais exigente que anda por aí para os sub-sistemas gráficos e da CPU, pelo que esse "1080p" mais pequeno puxa demais pela CPU de um sistema VIA C3/C7 para conseguir correr fluído mesmo a 2.0GHz, quanto mais a 1.0GHz.
 
Última edição:
Sim, há... Já vi rips de HD-DVD e blu-ray com este formato "ultra-wide".

A Via devia trabalhar para fazer um "fusion", cpu-northbridge-gpu-southbridge numa só die ou 2 dies no mesmo "package" (Já existem boards mini-itx que tem uma espécie de CPU+GPU+NORTHBRIDGE num só chip) já poupava imenso espaço no PCB deste mini ITX, libertando espaço para mais um ou dois chips externos para features e soldar mais coisas onboard (portas sata, 2 headers de USB) ou espetar DVI-D + HDMI.

Alem disso, integrar na "gráfica" capacidade para decoder de H/X.264, VC-1 e MPEG-2 e afins, ou seja capaz de lidar com formatos HD :D (alem disso um "chip" de áudio especializado para decoder de DTS Master Audio e Double TrueHD que são os formatos de áudio lossless do BR/HD-DVD :002:).

Ai tínhamos um brinquedo pequeno para media center HD :D

É que este picoITX para media center é praticamente, useless :(
 
Última edição:
Não é a apple que faz batota, mas a produtora... "1920x816"

é aquele formato ultra wide de cinema, os poucos filmes "720p" que tenho tb são 1280x544

Ficam um "nojo" em ecrans 4:3 e 5:4 (1280x1024) e mesmo em 16:10 temos 2 "enormes" barras pretas
Não percebo porque metem filmes à venda neste formato, se nenhum display "enche" completamente o ecran!


O problema é que os ecrãs não seguem a proporção de imagem que usam em cinema e que pode chegar aos 2,35:1 o que corresponderia a um ecrã de 21:9 mais ou menos.

Se um filme é filmado a 2,35:1 para encher todo o ecrã têm que lhe cortar as pontas, que aliás é o que fazem em todos os filmes que passam na TV.

É preferível as barras do que faltarem bocados do filme.

http://www.cinedie.com/formatacao.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Pan_and_scan
 
O problema é que os ecrãs não seguem a proporção de imagem que usam em cinema e que pode chegar aos 2,35:1 o que corresponderia a um ecrã de 21:9 mais ou menos.

Se um filme é filmado a 2,35:1 para encher todo o ecrã têm que lhe cortar as pontas, que aliás é o que fazem em todos os filmes que passam na TV.

É preferível as barras do que faltarem bocados do filme.

http://www.cinedie.com/formatacao.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Pan_and_scan
pois.

O problema é que não existem TV's tão largas :D Só 16:9

Na TV, cortam as pontas, mas temos que pensar na malta que tem TV's pequenas e iria ver um filme em miniatura:002:

Já DVD's e afins nao.
 
pois.

O problema é que não existem TV's tão largas :D Só 16:9

Na TV, cortam as pontas, mas temos que pensar na malta que tem TV's pequenas e iria ver um filme em miniatura:002:

Já DVD's e afins nao.

Isto era em resposta à tua questão:

Ficam um "nojo" em ecrans 4:3 e 5:4 (1280x1024) e mesmo em 16:10 temos 2 "enormes" barras pretas
Não percebo porque metem filmes à venda neste formato, se nenhum display "enche" completamente o ecran!

É mesmo por não haver TVs tão largas que se quiserem ser fieis ao formato original do filme temos que levar com barras pretas.
O mal foi terem definido o 16:9 para as TVs quando nenhum filme para cinema usa esse formato.
 
Back
Topo