VIA Reveals 1-Watt x86 CPU

Ou o pessoal aqui é muito novo ou então está esquecido. Ainda apenas à 5 anos atrás os pc's funcionavam com processadores de 500MHz ou menos

Hey, também não exageremos.
O Athlon a 1000 MHz saíu há mais de 7 anos. E mesmo 500MHz já era uma velocidade considerada obsoleta pelos padrões da época, quanto mais agora...
 
O C7 "ainda" é baseado no Winchip, por incrivel que pareça.
Acho que isso diz tudo.

Vamos lá à máquina do tempo:
http://www.tomshardware.com/1997/10/09/the_idt_winchip_c6_cpu/print.html

Seja como for, estes C7 continuam a ser interessantes para alguns mercados.

Acho que é baseado no Cyrix 6x86, não no IDT Winchip.
Pelo menos a divisão que desenha os C3/C7 deriva directamente do que a empresa adquiriu quando comprou a Cyrix, enquanto a Centaur é apenas um centro de design que a marca adquiriu posteriormente à IDT.

O core da Winchip assemelhava-se mais aos Transmeta Efficeon, com muita da funcionalidade disponível apenas através de um compilador de software, e sem implementação específica de muita coisa em hardware, para reduzir a complexidade.

Já o Cyrix 6x86 tinha uma FPU mais poderosa, e tinha tecnologia contribuída pela própria IBM.
O actual C7 até suporta SSE3.
 
Última edição:
Eu ca gosto do que fizeram, para sistemas simples e portateis.. seja gps ou whatever serve perfeitamente e poupa bateria. Acho que as pessoas estao a falhar no objectivo do processador que é obvio que nao é performance. E também é o primeiro, provavelmente vao aperfeiçoar a coisa. :)
 
Ou o pessoal aqui é muito novo ou então está esquecido. Ainda apenas à 5 anos atrás os pc's funcionavam com processadores de 500MHz ou menos
lol
lol eu em 2001 (ja la vao 6 anos...) tinha um pentium 4 (williamate) a 1500mhz.... e ate antes disso os pentium 3 tinha mais que os 500mhz lol


se eles conseguem fazer 500mhz a 1w, era giro é que fizessem 2000 mhz a 4w :D :D
 
Se nao tou em erro a Tomshardware uma vez pos uma AMD XP Mobile 2500+ em underclock e undervoltage a funcionar a 300 ou 500Mhz e a gastar 3W.
 
Acho que é baseado no Cyrix 6x86, não no IDT Winchip.
Pelo menos a divisão que desenha os C3/C7 deriva directamente do que a empresa adquiriu quando comprou a Cyrix, enquanto a Centaur é apenas um centro de design que a marca adquiriu posteriormente à IDT.

O core da Winchip assemelhava-se mais aos Transmeta Efficeon, com muita da funcionalidade disponível apenas através de um compilador de software, e sem implementação específica de muita coisa em hardware, para reduzir a complexidade.

Já o Cyrix 6x86 tinha uma FPU mais poderosa, e tinha tecnologia contribuída pela própria IBM.
O actual C7 até suporta SSE3.

O Winchip e o Efficeon são dois processadores bem diferentes.

Só o Via Cyrix III era derivado da Cyrix. O C3 foi desenvolvido pela Centaur e é um derivado do Winchip.
 
sera k isto tem potencia pa descodifikar um filme divx/xvid? :D

Provavelmente, mas não através da CPU sozinha.
O IGP contido nas motherboards Mini ITX/Nano ITX costuma suportar MPEG-2 acelerado (para ler DVD-Vídeo), e agora há uma versão que também suporta aceleração de MPEG-4 (não sei é qual dos formatos MPEG-4 que acelera de facto, pode ser DivX, XviD, H.264, VC-1/WMV9, etc, etc).
 
Back
Topo