VIA82Cxxx BUG

mestrini

Power Member
Boas,
1º post aki :wavey: e desde já acompanhado com a info de que sou newbie em Linux embora utilizador avançado em Windows e sem medo de uma consola de linha de comandos :002:

O que me traz aqui é o problema mencionado no tópico e que afecta a minha motherboard ao ponto de nem conseguir instalar qualquer Linux mais recente com Kernel 2.6.xx (??)
Inicialmente pensei que o problema era meu uma vez que o SuSe 9.1 nunca me tinha dado problemas mas depois de tentar OpenSuSe 10.2, ubuntu, kubuntu, CaixaMágica 11 e em nenhum conseguir terminar uma instalação decidi procurar na net onde descobri alguma informação sobre o bug com o Southbridge VT8235 PCI to ISA Bridge da VIA Technologies.

Agora recorro a este forum na esperança de alguma ajuda neste problema uma vez que já iniciei o recurso a software livre (win32) como fuga à M$ mas que gostaria de completar substituindo o próprio SO por um GNU.

Posto isto, alguém tem alguma ideia de como resolver o assunto? Será necessário modificar o kernel? Aplicar algum patch?
Espero sinceramente que isto possa ser resolvido através de sw uma vez que não me agrada a ideia de ter que mudar a motherboard :007:

Cumps
 
De facto há mesmo 1 problema com esse chipset. Pensei no entanto que um kernel + recente resolvesse, mas pelos vistos não.
Não se esta resolução servirá de alguma coisa
This is a VIA EPIA PD-10000 mainboard with VIA VT8233 / VT8235
south bridge. I believe that all systems with those south
bridges are affected by the problem.

>Description:

When you put "device viapm" in your kernel configuration,
the VGA console (syscons) freezes upon boot as soon as the
kernel detects the viapropm0 device. Freeze means: The
output from the boot process stops, no keyboard input is
possible. Meanwhile, the system boots up normally, login
via ssh is possible. Only the console I/O is dead.

The following is a diff of dmesg between a kernel without
viapm and with viapm. From the diff output it is clear
that the PCI-ISA bridge is not detected anymore. My guess
is that the viapm(4) driver somehow "swallows" the device,
so the isab driver doesn't get a chance anymore to attach
to it.
http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-bugs/2005-October/015087.html
Two more pieces of information:

PR kern/45574 (closed) describes exactly the same problem.
That PR has been closed without fixing the problem.

PR kern/62438 (open) contains a trivial patch to support
the VIA VT8235 south bridge in addition to the VT8233
which is already supported by FreeBSD. The PR mentions
the same problem described in this PR and in PR kern/45574.
In the audit trail, Fujimoto Kou also mentions that the
problem is caused by the isab (PCI-ISA bridge) not being
probed when viapm(4) is enabled.
http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-bugs/2005-October/015088.html

é para bsd mas o principio será o mesmo. Mas se nem a instalação consegues vejo alguns problemas :/
tenta, por ex, um debian, instalação manual, e o kernel mais recente.
Pk essa board é mesmo 1 carga de problemas.

EDIT: Tenta sempre, a titulo de experiencia, usar a opção noapic no inicio da instalaçao.
 
Última edição:
De facto há mesmo 1 problema com esse chipset. Pensei no entanto que um kernel + recente resolvesse, mas pelos vistos não.
Não se esta resolução servirá de alguma coisa
http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-bugs/2005-October/015087.html
http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-bugs/2005-October/015088.html

é para bsd mas o principio será o mesmo. Mas se nem a instalação consegues vejo alguns problemas :/
tenta, por ex, um debian, instalação manual, e o kernel mais recente.
Pk essa board é mesmo 1 carga de problemas.

EDIT: Tenta sempre, a titulo de experiencia, usar a opção noapic no inicio da instalaçao.

Obrg pela resposta pronta.

Pensei que fosse possível aplicar algum patch no kernel (?) para depois 'compilar' no CD da instalação porque de outro modo não sei como sequer passar da instalação.
Já tentei o Slackware 9 (modo texto) mas aquando da selecção/definição das partições, não só não me reconhece as partições existentes como me obriga(?) a formatar os 80GB antes de criar partições.
Provavelmente vou ter que aguardar que uma proxima versão de kernel corrija esta falha.

Cumps
 
Eu sugeri o debian, porque podes instalar manual/ (e tens alguns guias, e tb podemos ajudar), e fazer qualquer alteração ao kernel ;)
Já agora, o disco tem que tipo de partições?
 
Tenho 6 partições:
1- 7 GB ext2 ou reiser
2- 1 GB swap
3- 15 GB Win XP (NTFS)
4- 7 GB (NTFS) (Private Data)
5- 20 GB (NTFS) (SW Storage)
6- 26 GB (NTFS) (Media Storage)
 
É muito frustrante conseguir instalar o ubuntu 7.04 num PIII a 450Mhz e não conseguir fazê-lo num computador com componentes mais recentes. ARRGGHHHH!>(

Por acaso existe algum sítio onde se possa solicitar a correcção deste bug ou então lançar umas "farpas" aos manos que simplesmente ignoram este problema já com alguns anos?

Cumps
 
É muito frustrante conseguir instalar o ubuntu 7.04 num PIII a 450Mhz e não conseguir fazê-lo num computador com componentes mais recentes. ARRGGHHHH!>(

Por acaso existe algum sítio onde se possa solicitar a correcção deste bug ou então lançar umas "farpas" aos manos que simplesmente ignoram este problema já com alguns anos?

Cumps

Aqui.
 
Continuo às voltas com isto e parece-me que é mesmo um problema ignorado pela malta do Torvalds, no entanto encontrei o site VIAARENA onde existe um guia para as boards com o mesmo chipset (MANUAL em PDF)

Podem dar uma olhadela e dizer-me se é algo fácil de realizar?

Obg

mestrini
 
bom guia. é facil de realizar. o problema é conseguir alterar o kernel :D
(mas é akilo o fix ?)

Sim, considero akilo um 'fix'

Já fiz download do kernel estável mais recente (2.6.20) mas ainda não explorei mais o assunto porque não consegui perceber ainda se se altera o kernel e aplica num sistema instalado ou se se pode alterar o kernel e incluí-lo numa imagem para instalação posterior.
Vou ter que pesquisar um pouco mais mas qualquer coisa que saiba afixo aqui para ajudar outros com o mesmo problema :)

cumps
mestrini
 
Venho só informar que, depois de alguma pesquisa e tentativas, já consegui instalar diversas distros :wah:
Basicamente, o que precisa de ser adicionado durante as instalações são as seguintes opções:

Código:
ide=nodma acpi=off
Mas algumas distros obrigam a algum "trabalho extra"

OpenSuse 10.2
1º Adicionar às opções de instalação de texto: acpi=off brokenmodules=via82cxxx,pata_via
2º Já na instalção de texto escolher: Load Modules - IDE generic
3º Instalar os 3 CD's e reiniciar
4º No primeiro arranque adicionar às opções: floppy=no_unexpected_interrupts
5º Já no ambiente Suse ir às definições do GRUB e adicionar o texto do 4º ponto às opções de arranque

Caixa Mágica 11
1º Escolher instalação modo texto (failsafe)
2º Adicionar às oções de arranque: ide=nodma acpi=off

Fedora Core 6 / Mandriva One Spring 2007
1º Adicionar às opções de instalação:
ide=nodma acpi=off

Debian 4
1º Adicionar
às opções de instalação: ide=nodma acpi=off
2º Adicionar às opções de arranque: ???????
(não arranca devido a erros de interrupt da floppy. msg:

floppy0: sensei repl[0]=80
floppy0: unexpected interrupt

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=427893 )

Ainda não consegui resolver o problema da floppy uma vez que a instução que resolve o problema no OpenSuse10.2 (floppy=no_unexpected_interrupts) não tem qualquer efeito nesta distro >(

Se alguém tiver alguma ideia/sugestão que "se chegue à frente" pf :-D

Quanto aos Ubuntos ainda não consegui sequer iniciar uma instalação.

Espero que esta informação seja de alguma utilidade para alguém; se não for, pelo menos há mais um feliz iniciado em GNU/Linux :D

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo